Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ESBOÇO DO SERMÃO PREGADO PELO MISSº VERONILTON NO CULTO DE VIRADA DE ANO NA IPB MONTEIRO


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: DEUTERONOMIO 33.27-29
[27] O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; ele lançou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o. [28] Israel pois habitará seguro, a fonte de Jacó a sós, na terra de grão e de mosto; e o seu céu gotejará o orvalho. [29] Feliz és tu, ó Israel! quem é semelhante a ti? um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; pelo que os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas”.

INTRODUÇÃO
Estamos entrando em um ano chamado de “ano eleitoral, no qual muitos políticos fazem muitas promessas. Alguns não cumprem todas, mas a maioria delas tenta fazer; outros são enganadores mesmo, só prometem sem nada fazer. Porém, Deus cumpre todas as suas promessas feitas a mim e a você. Este texto lido faz parte das bênçãos pronunciadas por Moisés antes de morrer com relação às doze tribos de Israel. Todavia, todas estas bênçãos se estendem a nós, afinal de contas, somos o Israel de Deus, a Igreja do Deus Vivo.
Os autores de deuteronômio foram segundo os estudiosos Moisés e Josué, algumas verdades fundamentais que estão expostas ao longo deste livro são: 1. O povo de Deus deve ser fiel à aliança; 2. As leis foram estabelecida para benefício do povo de Deus; 3. A fidelidade atraía as bênçãos de Deus e; 4. Deus fez promessas preciosas ao seu povo que se cumprem integralmente. Esta mensagem será baseada nesta quarta verdade que pode se verificar neste livro sobre as ricas promessas de Deus para os que o servem, iremos tratar sobre este assunto baseados no tema abaixo.

TEMA: PROMESSAS DE DEUS PARA OS SEUS SERVOS

1.    ELE ESTÁ PRESENTE COM OS SEUS SERVOS. V.27
“O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; ele lançou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o”.

1.1   A sua presença é constante para com os seus servos. Mt 28.20b
“[...] e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

1.2   A sua presença traz aquecimento espiritual para o nosso coração. Lc 24.31-33
[31] Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. [32] E disseram um para o outro: Porventura não se nos ardia o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? [33] E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles”.

1.3   A sua presença leva seus filhos a ter alegria perene. Salmos 16.11
“Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.

1.4   A sua presença conduz seus filhos humildes à vida humildade.
Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! (Is 6.5)

“Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lc 5.8).

2      ELE TRAZ SEGURANÇA PARA OS SEUS SERVOS. V.28
“Israel, pois habitará seguro, a fonte de Jacó a sós, na terra de grão e de mosto; e o seu céu gotejará o orvalho”.

2.1   Ele preserva seu povo em segurança por causa do seu grande poder. Jd. V.24-25
[24] Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, [25] ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém”.

2.2   Ele preserva seu povo em segurança por causa do seu grande amor. Sl 97.10
“O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios”.

2.3   Ele preserva seu povo em segurança  por causa da sua grande glória. Jo 17.9-12
[9] Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; [10] todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. [11] Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. [12] Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

3      ELE DÁ SALVAÇÃO AOS SEUS SERVOS. V.29a
“Feliz és tu, ó Israel! quem é semelhante a ti? um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade [...]”.

3.1   A salvação de Deus é um ato divino sem mérito algum do homem. Ef 2.8-9
[8] Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; [9] não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

3.2   A salvação de Deus é um ato divino que traz segurança eterna ao homem. Jo 10.27-29
[27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; [28] eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. [29] Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”.

3.3   A salvação de Deus é um ato divino habilitando o ser humano à uma vida de boas obras. Ef 2.10
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”.

4      ELE LIVRA SEUS SERVOS DOS INIMIGOS. V.29b
“[...] pelo que os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas”.

4.1   O crente na luta contra seus inimigos precisa crê que sua vitória vem do Senhor. Ne 2.18-20.
[18] Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. [19] O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? [20] Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos dará bom êxito; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.

4.2  O crente na luta contra seus inimigos precisa crê que Deus já lhe deu poder para vencê-los.

“Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum” (diabo). Lc 10.19

[1] Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. [2] Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. [3] Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. [4] para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Carne). Rm 8.1-4

[4] porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. [5] Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (mundo). I Jo 5.4-5

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe algumas verdades sobre as Promessas de Deus para os seus servos. Vimos que Deus estará sempre; traz segurança; dá salvação; livra dos inimigos. Você já é servo de Deus? Então estas promessas são para você, e se você ainda não está servindo a Cristo, então faça isto urgente. Que no ano novo que se aproxima seja de bênçãos infindas de Deus sobre você e que as promessas de Deus se cumpram em sua vida. Eu desejo para você o que está escrito no livro de Números 6.24-26: “[24] O Senhor te abençoe e te guarde; [25] o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; [26] o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz”.


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero Regente na IPB Monteiro, Missionário, Bacharel em Teologia, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Evangeçlista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

2 comentários:

  1. ““Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor.” Isaías 43:18-21, NVI

    ResponderExcluir
  2. Deus abençõe irmão Azevedo Pereira

    ResponderExcluir