Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12.18-27

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.18-27
[18] Então, os saduceus, que dizem não haver ressurreição, aproximaram-se dele e lhe perguntaram, dizendo: [19] Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém e deixar mulher sem filhos, seu irmão a tome como esposa e suscite descendência a seu irmão. [20] Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência; [21] o segundo desposou a viúva e morreu, também sem deixar descendência; e o terceiro, da mesma forma. [22] E, assim, os sete não deixaram descendência. Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. [23] Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de qual deles será ela a esposa? Porque os sete a desposaram. [24] Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? [25] Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus. [26] Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? [27] Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos. Laborais em grande erro”.

INTRODUÇÃO
Foi dito que a mente do homem é como um buraco na areia da praia, ela pode receber água do mar, mas não comporta toda a água do mar, as coisas de Deus são desta forma comunicáveis ao homens até certo ponto, pois não suportaria a mente humana todo o conhecimento do Todo-Poderoso. Marcos traz algumas questões importantes nesta passagem sobre o reino de Deus e a ressurreição. Pois, mais uma vez quando homens denominados saduceus para experimentar Jesus fizeram algumas colocações a ressurreição e Jesus respondeu à altura, vamos extrair algumas lições deste texto, baseados no tema abaixo.

TEMA: ALGUMAS LIÇÕES EXTRAÍDAS NESTE TEXTO PARA NOSSAS VIDAS

1.    NÃO É COMPREENDIDA PELA MENTE DO HOMEM CARNAL. V.18-23
[18] Então, os saduceus, que dizem não haver ressurreição, aproximaram-se dele e lhe perguntaram, dizendo: [19] Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém e deixar mulher sem filhos, seu irmão a tome como esposa e suscite descendência a seu irmão. [20] Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência; [21] o segundo desposou a viúva e morreu, também sem deixar descendência; e o terceiro, da mesma forma. [22] E, assim, os sete não deixaram descendência. Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. [23] Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de qual deles será ela a esposa? Porque os sete a desposaram”.

1.1  O homem natural (carnal) não entende as coisas de Deus, pois para ele elas são loucura. I Co 2.14
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

1.2  O homem natural (carnal) não entende as coisas de Deus, pois está cego pelo diabo. II Co 4.4
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

1.3  O homem natura (carnal) não entende as coisas de Deus, pois está perdido. I Co 1.18-21
[18] Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. [19] porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. [20] Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? [21] Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem”.

2.    NÃO É COMPREENDIDA SENÃO FOR OBSERVADA PELAS ESCRITURAS. V.24a, 25-27
[24] Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras [...] [25] Pois, quando ressuscitarem de entre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento; porém, são como os anjos nos céus. [26] Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus lhe falou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? [27] Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos. Laborais em grande erro”.

2.1  As Escrituras são a única regra estabelecida para conhecermos a Deus para a salvação, pois Ela testifica de Jesus. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”.

2.2  As Escrituras são a única regra estabelecida para conhecermos a Deus para a salvação, pois ela foi inspirada pelo próprio Deus. II Tm 3.14-16
[14] Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, [15] e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. [16] Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;

2.3  As Escrituras são a única regra estabelecida para conhecermos a Deus para a salvação, pois ela não falha. Jo 10.35b
 [...] a Escritura não pode falhar”.

3.    NÃO É COMPREENDIDA SE NÃO SE CRÊ NO PODER DE DEUS. V.24b
“Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes [...] o poder de Deus?”

3.1  Não conhecer o poder de Deus é viver inseguro quanto às necessidades vitais, pois o poder de Deus supre cada uma das necessidades do seu povo. Fp 4.19
“Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”.

3.2  Não conhecer o poder de Deus é viver inseguro quanto às lutas i inimigos diários, pois o poder de Deus é que nos traz vitória do seu povo. Dt 20.1-4
[1] Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu Deus que te fez subir da terra do Egito. [2] Quando estiveres para entrar na peleja, o sacerdote se chegará e falará ao povo, [3] e lhe dirá: Ouvi, é Israel; vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; [4] pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar”.

3.3  Não conhecer o poder de Deus é viver inseguro quanto á salvação, pois o poder de Deus é que garante a salvação do seu povo. Rm 1.16
“Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.

CONCLUSÃO
A mensagem falando sobre o reino de Deus e a ressurreição, trouxe algumas lições que foram: Primeira, NÃO É COMPREENDIDA PELA MENTE DO HOMEM CARNAL. V.18-23; Segunda, NÃO É COMPREENDIDA SENÃO FOR OBSERVADA PELAS ESCRITURAS. V.24a, 25-27; Terceira, NÃO É COMPREENDIDA SE NÃO SE CRÊ NO PODER DE DEUS. V.24b. Gostaria de lançar um desafio para todos, dizendo que Creia na obra que o Senhor pode fazer, não pelo que sua mente pode entender, mas pelo que as Escrituras afirmam, confiando no seu poder. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero; Missionário; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista.

Um comentário: