Total de visualizações de página

domingo, 3 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE I TESSALONICENSES 5.18 (PREGADO NA IPB SUMÉ-PB)


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: I TESSALONICENSES 5.18
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”

INTRODUÇÃO
Conta-se uma estória que dois anjos saíram do céu cada um com um saco, e um deles recolheria orações dos homens pedindo algo a Deus, o outro recolheria orações de gratidão a Ele. O primeiro logo encheu o saco com vários pedidos, na maioria egoístas, ao passo que o segundo estava como o saco quase vazio de gratidão. A lição que fica desta estória é: Pedir é mais fácil que agradecer! Como será que nós temos agido para com Deus, sendo grato ou sendo mal-agradecidos?
Paulo nesta passagem estava encorajando os crentes de Tessalônica a viver uma vida de gratidão e alegria, algumas verdades foram enfatizadas, durante a carta, por Paulo como: a) Devemos agradecer a Deus pela firmeza do seu povo; b) Devemos elogiar homens fiéis; c) devemos viver de forma que agrade a Deus; d) Devemos crer na ressurreição dos cristãos quando Cristo voltar; e) Devemos estar sempre ansiando a vinda do Senhor. Este versículo escolhido (I Ts 5.18) faz parte de alguns conselhos que Paulo dava aos irmãos, dentre estes estava a gratidão, extrairemos algumas lições sobre a necessidade de ser agradecido ao Senhor, isto será baseado no tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES APRENDIDAS SOBRE A GRATIDÃO

1.     DEVEMOS SER GRATOS A DEUS EM TUDO. V.18a
“Em tudo, dai graças [...]”

1.1   Todas as dádivas que recebemos vêm do Senhor. Tg 1.17
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

1.2   Tudo que passamos é permitido por Deus para o nosso bem. Rm 8.28
“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

1.3   Todos os eventos que Deus permite os seus servos passar servem para formar a glória de Deus em nós. II Co 4.17-18
[17] Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; [18] não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas”.

2.     DEVEMOS SER GRATOS A DEUS PORQUE É A SUA VONTADE. V.18b
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus [...]”.

2.1   A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, por isso devemos agradecer. Rm 12.1-2
[1] Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. [2] E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

2.2   A vontade de Deus é soberana e nenhum dos seus planos pode ser frustrado, por isso devemos agradecer. Jó 42.1-2
[1] Então respondeu Jó ao Senhor: [2] Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

2.3    A vontade de Deus foi revelada a nós na sua Palavra, por isso devemos ser gratos. II Pe 1.20-21
[20] sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; [21] porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.

3.     DEVEMOS SER GRATOS A DEUS POR MEIO DE CRISTO. V.18c
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

3.1   A maneira mais importante de ser grato a Deus é estando em união com Cristo. Ef 5.20
“Sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

3.2   A maneira mais importante de ser grato a Deus é estando trabalhando para Cristo. Cl 3.17
“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

3.3   A maneira mais importante de ser grato a Deus é estando em santidade de vida. Rm 6.17-19
[17] Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; [18] e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. [19] Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe algumas verdades sobre gratidão que foram: 1. DEVEMOS SER GRATOS A DEUS EM TUDO. V.18; 2. DEVEMOS SER GRATOS A DEUS PORQUE É A SUA VONTADE. V.18b; 3. DEVEMOS SER GRATOS A DEUS POR MEIO DE CRISTO. V.18c. Temos sido gratos a Deus pelas bênçãos que Ele tem nos concedido? Que o Senhor nos dê um coração agradecido! Deixo para você este trecho da Palavra de Deus: “[24] O Senhor te abençoe e te guarde; [25] o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; [26] o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz” (Nm 6.24-26). Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva: Presbítero Regente na IPB Monteiro, Missionário na cidade de Sumé-PB, Bacharel em Teologia, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Um comentário: