Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12.13-17 (PRIMEIRA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.13-17
[13] E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. [14] Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar? [15] Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja. [16] E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. [17] Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele”.

INTRODUÇÃO
Segundo o Dicionário Etimológico a termo cidadania vem do latim civitas, que significa “conjunto de direitos atribuídos ao cidadão” ou “cidade”, diz ainda que o termo “cidadania” foi utilizado na Roma Antiga para designar a situação política de uma pessoa e os direitos que possuía ou que podia exercer. Nesse aspecto, a cidadania, conforme diz Dalmo Dalari: “(…) expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa uma possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. Nesta passagem de Marcos ele narra mais uma tentativa dos fariseus e herodianos de pegar Jesus em alguma palavra, eles agora perguntam sobre o imposto, se Jesus dissesse que não pagasse impostos, eles o acusariam de subversão ao império. Jesus sabia das taxações indevidas do império romano, porém, Jesus atestou que o poder político é legitimo e que não devemos confundir deveres civis com deveres religiosos. Afinal, somos cidadãos do céu, mas também da terra. Gostaria de falar sobre esta cidadania cristã baseado no tema abaixo.

TEMA: A CIDADANIA CRISTÃ

1.    O CRISTÃO É UM CIDADÃO DO CÉU. Fp 3.20
“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.

1.1  O cidadão do céu vive aqui, mas anda em busca da pátria celeste que é superior à terrena. Hb 11.13-16
[13] Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. [14] Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. [15] E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. [16] Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade”.

1.2  O cidadão do céu vive aqui, mas anda em busca de reconciliar pessoas com Deus. II Co 5.17-20
[17] Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. [18] Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; [19] pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. [20] De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”.

2.    O CRISTÃO É UM CIDADÃO DA TERRA. Jo 17.13-15
[13] quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. [14] Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. [15] Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.

2.1  Como cidadãos terrenos precisa-se cumprir os deveres aqui. Mc 12.16-17
“[16] E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. [17] Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele”.

2.2  Como cidadãos terrenos precisa-se viver a vida comum daqui. Jr 29.4-7
[4] Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: [5] Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. [6] Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. [7] Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz”.

3.    O CRISTÃO É UM CIDADÃO DO CÉU QUE INFLUENCIA A TERRA. At 2.42-47
[42] E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. [43] Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. [44] Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. [45] Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. [46] Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, [47] louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

3.1  O cristão como cidadão do céu deve influenciar os costumes da terra. At 16.19-22; At 17.1-7

[19] Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; [20] e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, [21] propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. [22] Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.

[1] Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. [2] Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, [3] expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. [4] Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres. [5] Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. [6] Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, [7] os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei”.

3.2  O cristão como cidadão do céu deve influenciar a moral da terra. Ef 4.25-32
[25] Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. [26] Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, [27] nem deis lugar ao diabo. [28] Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. [29] Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. [30] E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. [31] Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. [32] Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

3.3  O cristão como cidadão do céu deve influenciar a espiritualidade da terra. Dn 3.28-29
[28] Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.[29] Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra  o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este”.

CONCLUSÃO
A mensagem atual trouxe à tona a cidadania cristã e foram vistos algumas questões sobre a cidadania cristã que foram: Primeiro, O CRISTÃO É UM CIDADÃO DO CÉU. Fp 3.20; Segundo, O CRISTÃO É UM CIDADÃO DA TERRA. Jo 17.13-15; Terceiro, O CRISTÃO É UM CIDADÃO DO CÉU QUE INFLUENCIA A TERRA. At 2.42-47. Como temos exercido a nossa cidadania terrestre? E a celestial? Como cidadãos do céu temos influenciado as pessoas ou somos influenciados?

REFERÊNCIAS

A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

Dicionário Etimológico. Origem da palavra Cidadania. Extraído de: <http://www.dicionarioetimologico.com.br/cidadania/>


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero; Missionário; Bacharel em Teologia; licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário