Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 10.2-12

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 10.2-12
[2] E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? [3] Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? [4] E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. [5] E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; [6] Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. [7] Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, [8] E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. [9] Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. [10] E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. [11] E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. [12] E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.

INTRODUÇÃO
O divórcio tem sido um tema polêmico que tem gerado discussões nos círculos religiosos, há os que dizem que não pode haver divorcio de forma alguma, outros ainda dizem que além de além de não permitir o divórcio deve disciplinar quem se divorcia. Há um ultimo grupo que afirma a legalidade do divórcio em alguns casos. Marcos aqui traz um discurso de Jesus sobre o referido tema, pois houve uma pergunta de alguns fariseus sobre a validade da carta de divórcio (v.2-3) e Jesus aproveitou a oportunidade para ensinar a todos os presentes ali algumas verdades sobre o divórcio que iremos analisar à luz do tema abaixo.

TEMA: VERDADES ENSINADAS POR JESUS SOBRE O DIVÓRCIO

1.    O DIVÓRCIO EXISTE POR CAUSA DA DUREZA DO CORAÇÃO HUMANO. V.2-5
“[2] E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? [3] Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? [4] E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. [5] E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento”.

1.1 A dureza do coração impede o homem de conceder o perdão. Mt 18.23-35
[23] Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; [24] e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; [25] mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. [26] Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. [27] O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. [28] Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. [29] Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. [30] Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. [31] Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? [34] E, indignado, o seu senhor o entregou grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. [32] Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; [33] não devias tu também ter aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. [35] Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão”.

1.2 A dureza do coração impede o homem de entender o outro. Fp 2.3-4
[3] nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; [4] não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros”.

1.3 A dureza do coração impede o homem de ter comunhão com Deus e com o próximo.
“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12.15).
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu” ( I Jo 4.20)

2.    O DIVÓRCIO NÃO É A VONTADE DE DEUS PARA O CASAL. V.6-9

2.1 A vontade de Deus desde o inicio foi de uma união geográfica entre um homem e uma mulher. V.6-7
“[6] Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. [7] Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher”.

2.2 A vontade de Deus desde o início foi de uma união física entre um homem e uma mulher. V.8
“E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne”.

2.3 A vontade de Deus desde o início foi de uma união vitalícia entre um homem e uma mulher. V.9
“Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”.

3.    O DIVÓRCIO POR RAZÕES NÃO BÍBLICAS EXCLUI A LIBERDADE PARA UM NOVO MATRIMÔNIO. V.10-12
“[10] E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. [11] E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. [12] E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera”.

3.1 A falta de fidelidade no casamento de uma das partes dá à parte ofendida o direito de liberdade ampla com o divórcio. Mt 19.9
“Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério”.

3.2 A falta de compromisso e presença no lar (deserção) dá a parte ofendida o direito de liberdade ampla com o divórcio. I Co 7.15
“Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz”

3.3 A falta de paz concórde entre dos dois dá a parte ofendida o direito de liberdade ampla com o divórcio. Am 3.3
“Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”

3.4 A Falta de razões bíblicas entre os dois os deixa sem liberdade para solicitarem o divórcio. Mt 19.6
“Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem”.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem algumas verdades sobre o divórcio, nesta mensagem examinamos que: 1. O DIVÓRCIO EXISTE POR CAUSA DA DUREZA DO CORAÇÃO HUMANO. V.2-5; 2. O DIVÓRCIO NÃO É A VONTADE DE DEUS PARA O CASAL. V.6-9; 3. O DIVÓRCIO POR RAZÕES NÃO BÍBLICAS EXCLUI A LIBERDADE PARA UM NOVO MATRIMÔNIO. V.10-12. O divórcio não é plano original de Deus para a família, mas é necessário examinar que em alguns casos é permitido, porém, Jesus alerta que tudo isto é por causa da dureza do coração e por isto necessitamos colocar diante de Deus e buscar dentro do possível conceder o perdão.


Autor: Veronilton paz da Silva – Bacharel em Teologia, Licenciado em Letras – Língua Portuguesa, Presbítero na IPB Monteiro-PB, Missionário presbiteriano na cidade de Sumé-PB, Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário