Total de visualizações de página

sábado, 9 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 11.15-18

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 11.15-18
[15] Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; [16] e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; [17] e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. [18] Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina.

INTRODUÇÃO
Diz a CFW que o culto a Deus não deve ser feito segundo imaginações, invencionices do homem nem sugestão de satanás, mas mediante o que Deus prescreveu em sua Palavra. O templo de Salomão foi feito para o povo ali se deleitar na presença de Deus, porém, os homens começaram a usá-lo para ter lucro pessoal e Jesus para cumprir uma profecia antiga que falava sobre o zelo que o Messias teria pela casa do Senhor, Ele foi e expulsou todos os que comercializavam no lugar do templo e Marcos traz esta narrativa sobre o que Cristo fez no templo e a purificação efetuada nele, iremos extrair algumas lições sobre a purificação daquele local de serviço divino, faremos isto baseados no tema abaixo.

TEMA: VERDADES APREENDIDAS SOBRE A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

1.     JESUS É TOTALMENTE CONTRÁRIO AO MERCADO DA FÉ. V.15-16
[15] Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; [16] e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio”.

1.1   A condenação é para quem comercializa a fé, seja comprando ou vendendo-a. V.15
“Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas”.

1.2   A condenação é para quem vulgariza o local do culto sagrado. V.16
“E não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio”.

2.     JESUS QUER QUE O LOCAL DE CULTO SEJA UTILIZADO PARA TAL FIM. V.17
“E ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores”.

2.1   O local de culto deve ser usado para ensinar a Palavra de Deus. V.17a
“E ensinava [...]”

2.2   O local de culto deve ser usado para adoração a Deus, pois oração é adoração. V.17b
“[...] A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? [...]”

2.3   O local de culto não deve ser usado para fins outros fins, pois quem faz isto está roubando o propósito principal que é cultuar a Deus. V.17c
[...] Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores”.

3.     JESUS RECEBIA DAS PESSOAS TANTO MANIFESTAÇÕES DE FÉ QUANTO DE INCREDULIDADE. V.18
“Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina”.

3.1   Há uma manifestação de alguns (principais sacerdotes e escribas) queriam matar Ele, ou seja, não creram Nele. V.18a
“Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam [...]”

3.2    Há uma manifestação de alguns que se maravilharam da sua doutrina, ou seja, creram nas suas palavras. V.18b
“[...] porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina”.

3.3    Há uma recompensa ou castigo de Deus para aqueles que crêem e/ou rejeitam seu Filho Jesus. I Jo 5.10-12
[10] Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. [11] E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.[12] Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

CONCLUSAO
A presente mensagem trouxe algumas lições sobre a purificação do templo, que foram: Primeira, JESUS É TOTALMENTE CONTRÁRIO AO MERCADO DA FÉ. V.15-16; Segunda, JESUS QUER QUE O LOCAL DE CULTO SEJA UTILIZADO PARA TAL FIM. V.17; Terceira, JESUS RECEBIA DAS PESSOAS TANTO MANIFESTAÇÕES DE FÉ QUANTO DE INCREDULIDADE. V.18. Você combate o erro dos que vendem e compram a fé? Como você trata o local de culto? Você tem aceitado ou rejeitado as palavras de Jesus? Se sua resposta for positiva, então, o incentivamos a que continue firma com o Senhor e valorizando as coisas de Deus, mas se você tem tido dificuldade de se dobrar diante das palavra de Cristo, convido você ao arrependimento.


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista/Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário