Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12.13-17 (SEGUNDA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.13-17
[13] E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. [14] Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar? [15] Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja. [16] E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. [17] Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele”.

INTRODUÇÃO
Há um personagem humorístico chamado “Conchinha” que possui a característica de bajular as pessoas na frente e critica nas costas. Ele usa duas expressões: Autarquia quando encontra a pessoa e carniça quando a pessoa vai embora, ou seja, suas palavras não condizem com o que ele diz. E nós, como temos agido, com sinceridade ou não? Marcos nesta passagem trata sobre um episódio entre Jesus e os fariseus e herodianos. Eles queriam pegar Ele em alguma palavra e pensavam, quando tentaram com relação à Lei, fracassaram, agora eles querem tentar colocá-lo contra o império romano, perguntando se era licito pagar imposto a César, Jesus sabendo do seu intendo e da falsidade daqueles homens, bem como da licitude do imposto romano, deu a resposta que Servir a Deus não impedia de pagar impostos a César. Jesus conhece o ser humano, sabe e o louvamos de verdade ou não, também sabe das nossas intenções e deseja que o sirvamos de maneira autentica, queremos tratar sobre alguns pontos importantes para nossa vida baseado no tema abaixo.

TEMA: VERDADES QUE DEUS NOS TRANSMITE NESTA PASSAGEM.

1.     JESUS É LOUVADO POR ALGUNS APENAS DA BOCA PARA FORA. V.13-14
[13] E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. [14] Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?”

1.1   Há pessoas que o louvam com a boca, mas o seu coração está longe Dele. Mt 15.7-9
“[7] Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: [8] Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. [9] Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem”.

1.2   Há pessoas que o louvam com a boca, mas suas ações não condizem com as suas palavras. Tg 1.21-23
[21] Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. [22] E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. [23] Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural”.

2.     JESUS CONHECE O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS PALAVRAS DOS HOMENS. V.15
“Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja”.

2.1   O Senhor conhece os pensamentos e intenções dos corações, mesmo que as palavras sejam bonitas. Jr 17.9-10
[9] Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? [10] Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

2.2   O Senhor conhece as ações mais secretas dos homens, mesmos que suas palavras sejam agradáveis.
[1] Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. [2] Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus”.

3.     JESUS DESEJA QUE A FÉ DO CRISTÃO INFLUENCIE A SUA VIDA AQUI. V.16-17
[16] E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. [17] Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele”.

3.1   A vontade de Jesus é que o cristão viva o evangelho de maneira tal que as pessoas percebam nossa vida e glorifiquem a Deus. Mt 5.13-16
[13] Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. [14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; [15] nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. [16] Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

3.2   A vontade de Jesus é que o cristão viva o evangelho de tal forma que as pessoas queiram imitar a sua fé. Fp 3.17
“Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós”

CONCLUSÃO
A presente mensagem trouxe algumas verdades para a vida cristã. Foram examinadas algumas verdades: Primeira, JESUS É LOUVADO POR ALGUNS APENAS DA BOCA PARA FORA. V.13-14; Segunda, JESUS CONHECE O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS PALAVRAS DOS HOMENS. V.15; Terceira, JESUS DESEJA QUE A FÉ DO CRISTÃO INFLUENCIE A SUA VIDA AQUI. V.16-17. Temos louvvado ao Senhor de maneira autêntica? Nossa vida tem influenciado o mundo ou está sendo influenciado por ele? Que possamos viver de maneira autentica, agradando a Deus. Amém! 


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero; Missionário; Bacharel em Teologia; licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário