Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12.38-40

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.38-40
[38] E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças; [39] e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes; [40] os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo”.

INTRODUÇÃO
Já foi dito por alguém que suas atitudes e suas motivações dizem quem você é. Suas atitudes são motivadas pela promoção da glória de Deus ou você as realiza por motivações egoístas ou orgulhosas? Marcos aqui traz algumas restrições que Jesus fez aos escribas, pois quando faziam algo não visavam a glória de Deus, mas tirar proveito próprio, Jesus fala que os seus servos se guardassem destas atitudes deles (v.38), vamos tratar sobre estas atitudes deles e com Cristo nos convida a não praticá-las, isto faremos baseado no tema abaixo.

TEMA: ATITUDES DOS ESCRIBAS QUE DEVEM SER EVITADAS PELOS CRISTÃOS.

1.    ELES VIVIAM UMA VIDA DE APARÊNCIA. V.38
“E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças”.

1.1  A vida de aparência traz elogios dos homens, mas não necessariamente de Deus.

“E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram” (Gl 2.6).

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (I Sm 16.7).
.
1.2  A vida de aparência segundo o mundo é passageira. I Co 7.31
 “E os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa”.

2.    ELES VIVIAM TIRANDO PROVEITO DA SUA POSIÇÃO. V.39
“E das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes”.

2.1  Eles usavam a sua posição para deturpar a Lei em favor de si próprio. Mt 15.3-6
[3] Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? [4] Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. [5] Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; [6] esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição”.

2.2  Eles usavam sua posição para exercer a primazia que só pertencia a Deus. Mt 23.8-10
[8] Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. [9] A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. [10] Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo”.

3.    ELES VIVIAM USANDO O NOME DE DEUS EM VÃO. V.40

3.1  Eles usavam o Nome de Deus em vão porque conheciam a verdade e faziam contrário a ela. V.40a
“Os quais devoram as casas das viúvas [...]”

3.2  Eles usavam o Nome de Deus em vão porque viviam uma falsa espiritualidade. V.40b
“[...] e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe uma reflexão sobre as atitudes dos escribas e o nosso dever de não imitá-los, foram elas: Primeira, ELES VIVIAM UMA VIDA DE APARÊNCIA. V.38; Segunda, ELES VIVIAM TIRANDO PROVEITO DA SUA POSIÇÃO. V.39; Terceira, ELES VIVIAM USANDO O NOME DE DEUS EM VÃO. V.40. Suas atitudes glorificam a Deus? Louvam o nome do Senhor?



Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero, Missionário, Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa, Formação de Evangelista.

6 comentários: