Total de visualizações de página

sábado, 9 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 11.12-14

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 11.12-14
[12] No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. [13] E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. [14] Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.

INTRODUÇÃO
Os rabis da época de Cristo andavam como os discípulos e nas muitas situações vívidas eles ensinavam lições preciosas a seus seguidores. Jesus nesta passagem andando com seus discípulos realizou algo sobrenatural que foi fazer uma figueira secar até a raíz (), Ele queria ensinar algumas verdades a seus discípulos e esta mensagem traz algumas destas lições que não somente aqueles homens, mas também nós atualmente podemos aprender com esta passagem, faremos isto baseados no tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE JESUS DESEJA ENSINAR AOS SEUS DISCÍPULOS

1.     JESUS DESEJA ENSINAR QUE SEUS DISCÍPULOS DEVEM DAR FRUTOS. V.12-13a
[12] No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. [13] E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa [...]”

1.1   Os frutos dos discípulos de Cristo são decorrentes de uma fé verdadeira em Cristo. Jo 15.5
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

1.2   Os frutos dos discípulos de Cristo são testemunhos sobre Ele ao mundo caído. Fp 2.13-15
[13] porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. [14] Fazei tudo sem murmurações nem contendas, [15] para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.

1.3   Os frutos dos discípulos de Cristo são a maneira deles glorificar a Deus. I Co 10.31
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

2.     JESUS DESEJA ENSINAR QUE SEUS DISCÍPULOS NÃO VIVAM DE APARÊNCIA. V.13b
“[...] Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos”.

2.1   A vida de aparência leva em consideração mais os homens do que Deus. Jo 12.42-43
[42] Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; [43] porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

2.2    A vida de aparência leva o homem a enganar-se a si mesmo.
“[22] Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. [23] Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; [24] pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

2.3   A vida de aparência leva o homem a uma adoração falsa, apenas com a boca e não com o coração. Mt 15.8-9
[8] Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. [9] E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

3.     JESUS DESEJA ENSINAR QUE SEUS DÍSCIPULOS NÃO ESQUEÇAM DA SUA JUSTIÇA (IRA). V.14
“Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto”.

3.1   O discípulo de Cristo precisa entender que da mesma maneira que Deus é amor, Ele é semelhantemente justiça (ira). Dt 5.11
“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.

3.2   O discípulo de Cristo precisa entender que a justiça (ira) de Deus é permanente sobre os que estão fora de Cristo. Jo 3.36
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

3.3   O discípulo de Cristo precisa entender que a justiça (ira) de Deus se revela contra todo pecado e impiedade. Rm 1.17-18
[17] visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. [18] A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”.

CONCLUSÃO
A mensagem pregada trouxe algumas lições que Cristo deseja que seus discípulos aprendam. Foram encontradas as seguintes lições: Primeira, JESUS DESEJA ENSINAR QUE SEUS DISCÚPULOS DEVEM DAR FRUTOS. V.12-13a; Segunda, JESUS DESEJA ENSINAR QUE SEUS DISCÍPULOS NÃO VIVAM DE APARÊNCIA. V.13b; Terceira, JESUS DESEJA ENSINAR QUE SEUS DÍSCIPULOS NÃO ESQUEÇAM DA SUA JUSTIÇA (IRA). V.14. Você dá frutos para Deus? Sua vida é uma vida real ou aparente? Você já ouviu falar do amor de Deus? E da sua justiça (ira)? Saiba que os cristãos devem dar frutos para Deus, viver de maneira real e não aparente e, saber que Deus fica irado contra o pecado e contra a rejeição de Jesus Cristo seu filho. Você que já serve a Cristo, viva de maneira intensa o evangelho e se ainda não tem Cristo, saiba que Ele pode ser teu hoje se você entregar sua vida a Ele. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro-PB, Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia, Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista.

Um comentário: