Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 10.13-16

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam


TEXTO: MARCOS 10.13-16

[13] E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. [14] Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. [15] Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. [16] E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

INTRODUÇÃO
Houve uma época em que as pessoas não davam valor ás crianças, eles eram tidas como impecilho, seres não pensantes ou mesmo sem valor, porém para o cristão é preciso que ele entenda que o cristianismo é uma religião de família tendo lugar para pai, mãe e filhos. Esta passagem de Marcos trata de um encontro de Jesus com as crianças, e os próprios discípulos não entendiam que aqueles seres travessos pudessem atrair a atenção de um mestre tão ocupado como Jesus, Mas, se enganaram, Jesus tinha um amor especial por aqueles buliçosos, vamos examinar algumas verdades sobre o valor que as crianças possuem no reino de Deus, isto será visto no tema abaixo.

TEMA: A RELAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS E O REINO DE DEUS

1.     A IGREJA MUITAS VEZES NÃO ENTENDE O VALOR DAS CRIANÇAS NO REINO DE DEUS. V.13
E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.

1.1  A igreja quando menospreza as crianças é o espelho da familia, pois a igreja é formada de famílias.

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6).

[4] Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. [5] Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. [6] E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; [7] e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. [8] Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; [9] e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (Dt 6.4-9).

1.2  A igreja quando menospreza as crianças, esquece que seu salvador foi criança e amou as crianças.

“E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lc 2.40).

[13] Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam. [14] Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus” (Mt 19.13-14).

1.3  A igreja quando menospreza as crianças não imagina que as crianças também precisam de salvação.

Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl 51.5).

[13] Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. [14] Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno (Pv 23.13-14).

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6.23).

2.     JESUS ABRE AS PORTAS PARA AS CRIANÇAS NO REINO DE DEUS. V.14, 16
[14] Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. [16] E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

2.1  O Senhor aceitou o louvor que as crianças lhe prestaram. Mt 19.15-16
[15] Vendo, porém, os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que ele fizera, e os meninos que clamavam no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, [16] e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?

2.2  O senhor tocou em crianças, seja abençoando, curando-as ou libertando-as.

“E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou” (v.16).

“Ainda quando ele vinha chegando, o demônio o derribou e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai” (Lc 9.42).

[46] Foi, então, outra vez a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. [47] Quando ele soube que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e lhe rogou que descesse e lhe curasse o filho; pois estava à morte. [48] Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e prodígios, de modo algum crereis. [49] Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra. [50] Respondeu-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe dissera, e partiu. [51] Quando ele já ia descendo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe disseram que seu filho vivia. [52] Perguntou-lhes, pois, a que hora começara a melhorar; ao que lhe disseram: Ontem à hora sétima a febre o deixou. [53] Reconheceu, pois, o pai ser aquela hora a mesma em que Jesus lhe dissera: O teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa”.

2.3  O Senhor permitiu que as crianças fizessem parte da aliança visível de Abraão que se estende até nós.

[7] estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti. [8] Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus. [9] Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. [10] Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. [11] Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós. [12] Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem. [13] Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo. [14] Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto” (Gn 17.7-14).

[11] no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; [12] tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl 2.11-12).

3.     JESUS ACEITA AS PESSOAS QUE COMO UMA CRIANÇA RECEBEM O REINO DE DEUS. V.15
“Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele”.

3.1  As crianças dependem dos seus pais e nós devemos depender de Deus. Is 49.15
“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti”.

3.2  As crianças aprendem dos seus pais e nós devemos aprender de Deus.

“Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe” (Pv 1.8).

[11] Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; [12] porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.11-12).

3.3  As crianças se alimentam por meio dos seus pais e nós devemos nos alimentar do Senhor. Sl 131
“[1] Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. [2] Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. [3] Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem trouxe á tona o valor das crianças no reino de Deus e algumas lições que foram explicitadas foram: 1. A IGREJA MUITAS VEZES NÃO ENTENDE O VALOR DAS CRIANÇAS NO REINO DE DEUS. V.13; 2. JESUS ABRE AS PORTAS PARA AS CRIANÇAS NO REINO DE DEUS. V.14, 16; 3. JESUS RECEBE AS PESSOAS QUE COMO UMA CRIANÇA RECEBE O REINO DE DEUS. V.15. A Igreja está preparada para evangelizar crianças? Jesus ama as crianças e nós como as temos tratado? Você tem recebido o reino de Deus como uma criança, dependente de Deus, aprendendo Dele e se alimentado do Senhor? Que possamos viver com as crianças e como crianças no reino de Deus. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro; Missionário na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário