Total de visualizações de página

domingo, 17 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 11.27-33

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 11.27-33
[27] Vieram de novo a Jerusalém. E andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos, [28] que lhe perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu autoridade para fazê-las? [29] Respondeu-lhes Jesus: Eu vos perguntarei uma coisa; respondei-me, pois, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. [30] O batismo de João era do céu, ou dos homens? respondei-me. [31] Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele dirá: Então por que não o crestes? [32] Mas diremos, porventura: Dos homens? - É que temiam o povo; porque todos verdadeiramente tinham a João como profeta. [33] Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Replicou-lhes ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas”.

INTRODUÇÃO
Conforme afirma Lawrence Richard “O termo “autoridade” vem do grego exousia (εξουσία) que também pode ser traduzido por “poder”. O significado básico de exousia é “liberdade para agir”. Uma pessoa com autoridade tem maior liberdade para agir do que outra que esteja submissa a autoridade de alguém. Quanto maior a autoridade, maior a liberdade de ação. Jesus é apontado no Novo Testamento como detentor de autoridade completa.  Ninguém ou coisa alguma é capaz de restringir a liberdade de ação de Jesus”.
O texto lido apresenta mais um embate de idéias entre Jesus e os principais sacerdotes, escribas e anciãos, eles queriam demonstrar que Jesus não tinha nenhuma autoridade para agir dentro do tempo, nem ensinar ao povo, e queriam ter com quem o acusar, pois se Ele falasse que tinha autoridade de Deus, eles o matariam ali e não era chegada ainda sua hora, porém eles não contavam que Jesus conhecia o mais profundo de cada um deles e sabia coisas que muita gente não sabia, como por exemplo, que eles não criam no batismo de João e que o povo tinham João como profeta. Eles ficaram sem resposta, pois se dissessem que era do céu, Jesus desmascarava eles diante do povo e se dissessem que era dos homens eram apedrejados pelo povo, o mestre mais uma vez demonstra sua autoridade sobre os seres humanos, nós queremos trabalhar sobre este assunto baseados no tema abaixo.

TEMA: JESUS E A SUA AUTORIDADE DIANTE DOS HOMENS

1.    JESUS TEM A SUA AUTORIDADE QUESTIONADA POR ALGUNS HOMENS. V.27-28
[27] Vieram de novo a Jerusalém. E andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos, [28] que lhe perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu autoridade para fazê-las?”

1.1  A autoridade de Cristo é questionada por homens sem fé. II Ts 3.1-2
[1] No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; [2] E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.

1.2  A autoridade de Cristo é questionada por homens vazios. Rm 1.21 (NTLH)
Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão”.

1.3  A autoridade de Cristo é questionada por homens perdidos. I Co 1.18-21
[18] Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. [19] porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. [20] Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? [21] Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem”.

2.    JESUS RESPONDE COM AUTORIDADE A QUEM O QUESTIONA. V.29-33a
[29] Respondeu-lhes Jesus: Eu vos perguntarei uma coisa; respondei-me, pois, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. [30] O batismo de João era do céu, ou dos homens? respondei-me. [31] Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele dirá: Então por que não o crestes? [32] Mas diremos, porventura: Dos homens? - É que temiam o povo; porque todos verdadeiramente tinham a João como profeta. [33] Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos [...]”.

2.1  Cristo respondia a quem questionava sua autoridade, com a Escritura. Mt 21.42-46
[42] Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos? [43] Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. [44] E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. [45] Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava. [46] E procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta”.

2.2  Cristo respondia a quem questionava sua autoridade de maneira racional. Lc 20.9-19
[9] Começou então a dizer ao povo esta parábola: Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se do país por muito tempo. [10] No tempo próprio mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no embora de mãos vazias. [11] Tornou a mandar outro servo; mas eles espancaram também a este e, afrontando-o, mandaram-no embora de mãos vazias. [12] E mandou ainda um terceiro; mas feriram também a este e lançaram-no fora. [13] Disse então o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; a ele talvez respeitarão. [14] Mas quando os lavradores o viram, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; matemo-lo, para que a herança seja nossa. [15] E lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha? [16] Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça! [17] Mas Jesus, olhando para eles, disse: Pois, que quer dizer isto que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular? [18] Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. [19] Ainda na mesma hora os escribas e os principais sacerdotes, percebendo que contra eles proferira essa parábola, procuraram deitar-lhe as mãos, mas temeram o povo”.

2.3  Cristo respondia a quem questionava sua autoridade desafiando-os ao arrependimento. Lc 13.1-5
[1] Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. [2] Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? [3] Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. [4] Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? [5] Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”.

3.    JESUS PREVALECE COM SUA AUTORIDADE SOBRE OS HOMENS. V.33b
“[...] Replicou-lhes ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas”.

[1] Senhor, tu me sondas, e me conheces. [2] Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. [3] Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. [4] Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces” (Sl 139.1-4).

3.1  Jesus prevalece com sua autoridade porque Ele sabe todas as coisas que os homens ainda vão pensar. V. 2b
“[...] de longe entendes o meu pensamento”.

3.2  Jesus prevalece com sua autoridade porque Ele sabe todas as coisas que os homens ainda vão falar. V. 4
“Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces”.

3.3  Jesus prevalece com sua autoridade porque Ele sabe todas as coisas que os homens ainda vão fazer. V.1; 2a; 3
[1] Senhor, tu me sondas, e me conheces. [2] Tu conheces o meu sentar e o meu levantar [...]. [3] Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

CONCLUSÃO:
A presente mensagem trabalhou sobre a autoridade de Jesus diante dos homens. Foi explanado que: Primeiro, JESUS TEM A SUA AUTORIDADE QUESTIONADA POR ALGUNS HOMENS. V.27-28; Segundo, JESUS RESPONDE COM AUTORIDADE A QUEM O QUESTIONA. V.29-33a; Terceiro, JESUS PREVALECE COM SUA AUTORIDADE SOBRE OS HOMENS. V.33b. Você já reconhece a autoridade de Cristo sobre sua vida? Saiba que se você reconhecer ou não Ele tem autoridade sobre vida, mas se você reconhecer quem sai ganhando é você. Por isso, entregue-se ao cuidados deste Deus supremo.

REFERÊNCIAS

A Bíblia de Estudo Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

A Bíblia: Novo Testamento na Linguagem de hoje. Rio de janeiro: SBB.

RICHARDS, Lawrence . Comentário Bíblico do Professor. Ed. Vida. P. 636

LOPES, Hernandes Dias. Jesus Cristo, Nosso Único Mediador. Retirado de: <http://hernandesdiaslopes.com.br/2011/10/jesus-cristo-nosso-unico-mediador/#.VpvVK_krLcc>

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro-PB; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista/Missionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário