Total de visualizações de página

domingo, 17 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12.1-12

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.1-12
[1] Depois, entrou Jesus a falar-lhes por parábola: Um homem plantou uma vinha, cercou-a de uma sebe, construiu um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. [2] No tempo da colheita, enviou um servo aos lavradores para que recebesse deles dos frutos da vinha; [3] eles, porém, o agarraram, espancaram e o despacharam vazio. [4] De novo, lhes enviou outro servo, e eles o esbordoaram na cabeça e o insultaram. [5] Ainda outro lhes mandou, e a este mataram. Muitos outros lhes enviou, dos quais espancaram uns e mataram outros. [6] Restava-lhe ainda um, seu filho amado; a este lhes enviou, por fim, dizendo: Respeitarão a meu filho. [7] Mas os tais lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo, e a herança será nossa. [8] E, agarrando-o, mataram-no e o atiraram para fora da vinha. [9] Que fará, pois, o dono da vinha? Virá, exterminará aqueles lavradores e passará a vinha a outros. [10] Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; [11] isto procede do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos? [12] E procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque compreenderam que contra eles proferira esta parábola. Então, desistindo, retiraram-se.

INTRODUÇÃO
Cristo usava muitos assuntos do dia-a-dia para tratar sobre verdades espirituais, agora ele usou algo que acontecia muito, ou seja, as pessoas compravam vinhas e colocavam outras para trabalhar indo buscar apenas os frutos que lhe pertencia, nesta parábola, para tratar do reino de Deus, ele usou a figura de uma vinha, que tinha os seguintes personagens: Homem dono da vinha (Deus), lavradores maus (Principais Sacerdotes, Escribas e fariseus) e o Filho do dono da vinha que foi morto pelos malfeitores (Ele, Jesus), assim pode-se extrair algumas lições espirituais sobre o reino de Deus para a vida cristã, isto será feito baseado no tema a seguir.

TEMA: LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER NA PARÁBOLA DOS LAVRADORES MAUS

1.     O REINO DE DEUS É UMA INICIATIVA DO PRÓPRIO DEUS. V.1, 6-8, 10-12

1.1   Deus instituiu o seu reino por seu próprio poder sem precisar de ajuda humana. V.1a
“Depois, entrou Jesus a falar-lhes por parábola: Um homem plantou uma vinha, cercou-a de uma sebe, construiu um lagar, edificou uma torre [...]”

1.2   Deus instituiu o seu reino e graciosamente convida homens para integrar seu reino. V.1b
“[...] arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país”.

1.3   Deus instituiu o seu reino por meio do seu Filho Jesus Cristo. V.6-8; 10-12
[6] Restava-lhe ainda um, seu filho amado; a este lhes enviou, por fim, dizendo: Respeitarão a meu filho. [7] Mas os tais lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo, e a herança será nossa. [8] E, agarrando-o, mataram-no e o atiraram para fora da vinha. [...] [10] Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; [11] isto procede do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos? [12] E procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque compreenderam que contra eles proferira esta parábola. Então, desistindo, retiraram-se.

2.     O REINO DE DEUS É REJEITADO POR ALGUNS HOMENS. V.2-5

2.1   Rejeitam os vão até eles pregar a Palavra de Deus. V.2-5
[2] No tempo da colheita, enviou um servo aos lavradores para que recebesse deles dos frutos da vinha; [3] eles, porém, o agarraram, espancaram e o despacharam vazio. [4] De novo, lhes enviou outro servo, e eles o esbordoaram na cabeça e o insultaram. [5] Ainda outro lhes mandou, e a este mataram. Muitos outros lhes enviou, dos quais espancaram uns e mataram outros”.

2.2    Rejeitam Jesus Cristo que é o tema principal da Palavra de Deus. Mt 21.37-38
[37] E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão. [38] Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança”.

3.     O REINO DE DEUS TERÁ ALGUNS EXCLUÍDOS E OUTROS RECEBIDOS. V.9
“Que fará, pois, o dono da vinha? Virá, exterminará aqueles lavradores e passará a vinha a outros”.

3.1   Será excluído do reino de Deus todo aquele que rejeitar Jesus, o Filho de Deus na sua vida. V.7-8
[7] Mas os tais lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo, e a herança será nossa. [8] E, agarrando-o, mataram-no e o atiraram para fora da vinha.

3.2   Será aceito no reino de Deus todo aquele que receber a Jesus, o Filho de Deus na sua vida. Mt 21.43

“Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos” (Mt 21.43).

“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).

CONCLUSÃO
Esta mensagem baseada na parábola dos lavradores maus teve a incubência de tratar sobre o reino de Deus. Foram extraídas as seguintes lições: Primeira, O REINO DE DEUS É UMA INICIATIVA DO PRÓPRIO DEUS. V.1, 6-8, 10-12; Segunda, O REINO DE DEUS É REJEITADO POR ALGUNS HOMENS. V.2-6; Terceira, O REINO DE DEUS TERÁ ALGUNS EXCLUÍDOS E OUTROS RECEBIDOS. V.9. Você Já faz parte do reino de Deus ou você rejeita o seu convite gracioso? Lembre que quem rejeita o reino de Deus será rejeitado por Ele.


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro-PB; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista/Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário