Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 10.17-22

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam


TEXTO: MARCOS 10.17-22

[17] E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? [18] E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. [19] Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. [20] Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. [21] E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. [22] Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

INTRODUÇÃO
O reino de Deus é a extensão do seu governo que no sentido amplo se estende a todo o universo, porém no sentido restrito e salvador somente aos que lhe pertencem. Aqui Marcos narra o encontro de Jesus com o jovem rico, aquele jovem era religioso (v.17), porém, sua religiosidade o afastava de Deus, pois o deixava orgulhoso (v.20), e não ajudava ele a deixar o pecado da avareza (v.21-22), bem como o afastava do reino de Deus. Jesus nos traz algumas lições preciosas sobre o fazer parte do reino de Deus e que passamos a explanar a seguir, tendo como base o seguinte tema.

TEMA: LIÇÕES APRENDIDAS SOBRE COMO O FAZER PARTE DO REINO DE DEUS

1.    FAZER PARTE DO REINO DE DEUS NÃO É APENAS FALAR SOBRE JESUS. V.17-18
“[17] E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? [18] E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus”.

1.1 Falar sobre o reino de Deus deve ser acompanhado de uma prática obediente á Palavra de Deus. Tg 2.12
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade”.

1.2 Falar sobre o reino de Deus deve ser acompanhado de uma pratica obediente de amor ao próximo. Rm 13.8-10
[8] A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. [9] Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [10] O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.

1.3 Falar sobre o reino de Deus deve ser acompanhado de uma prática obediente de fervor espiritual. Tg 5.17
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra”.

2.    FAZER PARTE DO REINO DE DEUS NÃO É APENAS OBEDIÊNCIA RELIGIOSA. V.19-20
“[19] Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. [20] Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade”.

2.1 Ter uma vida religiosa sem refrear a língua é viver uma religião vã. Tg 1.26
Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.

2.2 Ter uma vida religiosa só será valida se tiver vida de misericórdia.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas” (Mt 23.23).

“A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições [...]” (Tg 1.27a)

2.3 Ter uma vida religiosa só terá validade se tiver vida de santidade.

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14)

“A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: [...] guardar-se isento da corrupção do mundo” (Tg 1.27b).

3.    FAZER PARTE DO REINO DE DEUS É NÃO LIMITAR-SE A ESTA VIDA, MAS AO CÉU. V.21-22
“[21] E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. [22] Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades”.

3.1 A esperança do crente está não nas circunstancias, pois tem os olhos postos em Deus. Cl 3.1-4
“[1] Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. [2] Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; [3] porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. [4] Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

3.2 A esperança do crente é uma viva esperança, pois ela se baseia no Cristo vivo. I Pe 1.3
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”

3.3 A esperança do crente é uma esperança que deve ser proclamada em Cristo. I Pe 3.15
“Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;

CONCLUSÃO
A mensagem explicativa deste instante trouxe algumas questões interessantes sobre o fazer parte do reino de Deus. Trabalhou-se que: 1. FAZER PARTE DO REINO DE DEUS NÃO É APENAS FALAR SOBRE JESUS. V.17-18; 2. FAZER PARTE DO REINO DE DEUS NÃO É APENAS OBEDIÊNCIA RELIGIOSA. V.19-20; 3. FAZER PARTE DO REINO DE DEUS É NÃO LIMITAR-SE A ESTA VIDA, MAS AO CÉU. V.21-22. Você já faz parte do reino de Deus? Gostaria de fazer parte do reino de Deus? sabe como se faz para fazer parte deste reino? Entregue-se totalmente aos cuidados do Senhor Jesus Cristo. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero da IPB Monteiro-PB; Missionário na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

2 comentários: