Veredas da Justiça: Sermões que Edificam
TEXTO: TIAGO 1.26-27
“[26] Se alguém supõe ser religioso, deixando de
refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. [27] A religião pura e sem mácula,
para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas
tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”.
INTRODUÇÃO
O site
Wikipédia depende a religião como “um
conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que
estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais que dão sentido à vida ou explicam a sua origem e do universo. As
religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana”.
O trecho lido das Escrituras fala
sobre o que seria a verdadeira religião na prática, tomando cuidado com o que
diz (v.26ª), cuidando de maneira amorosa das pessoas necessitadas (v.27a) e se
afastando das práticas que o mundo oferece (v.27b), porém, tudo isto só teria
valor se forem feitas “ para o nosso Deus e Pai” (v.27). A religião seria uma
ponte entre o material e o imaterial, entre o homem e o sobrenatural. Os
cristãos entendem que Jesus é esta ponte entre o homem e Deus, assim sendo Ele
a verdadeira religião. Mas, porque, de onde e como surgiu a religião? Vamos
buscar estudar alguns aspectos sobre a religião baseados no tema Abaixo.
TEMA: A RELIGIOSIDADE UMA CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DO SER HUMANO
1.
A RELIGIÃO
É UM FENOMENO UNIVERSAL. At 28.1-6
[1] Uma vez em terra,
verificamos que a ilha se chamava Malta. [2]
Os bárbaros trataram-nos com singular humanidade, porque, acendendo uma
fogueira, acolheram-nos a todos por causa da chuva que caía e por causa do
frio. [3] Tendo Paulo ajuntado e
atirado à fogueira um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor,
prendeu-se-lhe à mão. [4] Quando os
bárbaros viram a víbora pendente da mão dele, disseram uns aos outros:
Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa
viver. [5] Porém ele, sacudindo o
réptil no fogo, não sofreu mal nenhum; [6]
mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas,
depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer,
diziam ser ele um deus.
O homem tem sido descrito com um
ser totalmente religioso, ou seja, a religião é universal. Os missionários testemunharam alguma forma de religiosidade entre
todos os povos da terra. A religião
toca as fontes mais profundas do ser humano, controla os pensamentos, agita as
emoções, guia as ações. A religião é
importante na vida da humanidade, segundo o ateu Freud a religião é uma das
formas de controla os instintos destrutivos do ser humano, Hume, cético diz que
deve-se tomar cuidado com as pessoas vazias de religião, pois estão próximas
dos brutos.
A Escritura traz a afirmação do
salmista dizendo: “A minha alma tem sede de Deus do Deus vivo” (Sl 42.1-2),
porque o homem tem esta sede de Deus, porque o homem foi criado à imagem e
semelhança de Deus (Gn 1.26-27), como tal ele foi criado como um ser moral,
social e espiritual, com o afastamento do homem de Deus, ele passou a buscar o
caminho de volta para Deus. O
teólogo Agostinho disse que o homem possui um vazio do tamanho de Deus e só
Deus pode preencher este vazio. Ele também disse que o homem foi criado por
Deus para viver com Deus, ele andará em vários lugares em busca de paz, mas só
achará esta paz quando estiver em Deus. Isto
abrange todos os homens, pois todos os homens criados por Deus para viver com
Ele (Gn 2.16-17), mas infelizmente herdaram o pecado de Adão e sua
religiosidade é falha por causa disto, mas todos os homens são religiosos, até
os que dizem não crê em nada.
2. A RELIGIÃO E SUA NATUREZA
ESSENCIAL. Êx 20.1-6
“[1]
Então, falou Deus todas estas palavras: [2]
Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
[3] Não terás outros deuses diante de mim. [4]
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima
nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [5] Não as adorarás, nem lhes darás
culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade
dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem [6] e faço misericórdia até mil
gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.
O que é religião? As pessoas
procuram uma resposta para esta questão, estudando os fenômenos religiosos
mundiais, mas este não é o método a ser seguido. Somente a Bíblia pode dizer
qual a concepção correta de religião, e ela apresenta algumas questões importantes
para nossa vida expostas a partir deste momento.
2.1
A religião
está interessada na relação do homem com Deus, sendo Deus quem determina as
normas desta relação.
A confissão de Fé de Westminster
trata sobre a esta relação de culto religioso, na qual ela diz que
[...]
o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão
limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as
imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer
representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras
(CFW, XXI, I)
Segundo a CFW traz acima, Deus
mesmo institui a maneira de ser cultuado, não cabendo ao homem criar maneiras
de cultuar a Deus, mediante os desejos do seu coração, o pensamento de Louis
Berkhof concorda com os teólogos de Westminster, dizendo que
É prerrogativa
de Deus especificar como o homem se relaciona com Ele, fazendo isto na sua
Palavra Divina, sendo a Palavra religião do latim “religare” que significa
reler, repetir, observar cuidadosamente, religar (BERKHOF, 1992, p.20).
Como a iniciativa de se relacionar
com o homem foi do próprio Deus, então Ele também coloca as regras desta
adoração na Escritura, os puritanos do século XVII diziam que a Bíblia era o
princípio regulador do culto, por isto eles retiraram dos cultos tudo que não
houvesse na Escritura como: Oração aos santos, pelos mortos; danças, confissão
auricular, etc. eles instituíram o culto com: Leitura da Bíblia, Oração,
Cânticos, Oferta, Sacramentos e Pregação. Devido a isto que nas igrejas de
linha históricas não temos testemunhos de milagres, sal grosso, rosa ungida,
água santa ou qualquer novidade do mercado da fé gospel. Vamos examinar agora
como a religião é descrita no Velho Testamento.
2.2
A religião no VT é descrita
como o temor ao Senhor.
O que é o temor ao Senhor? Segundo
Louis Berkhof, o temor ao Senhor ao Senhor não seria semelhante ao medo, ele
pode ser descrito como
O
sentimento de reverência para com Deus [...] receio de desobedecer ou do
castigo pela desobediência. Como tal representou a resposta do israelita
piedoso à revelação da Lei do Velho Testamento (Berkhof, 1992, p.20)
Para o escritor Pb. André Sanches temer
a Deus não é ter medo Dele, mas reverenciá-lo, adorá-lo, viver em santidade,
sendo fiel a Ele, vivendo sabiamente, aborrecendo o mal, para o autor, não há
discípulos sem temor, vejamos um trecho das palavras do referido escritor:
Muito
entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”.
Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais
fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o
medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele. Veja o que o apóstolo João
diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o
perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que
teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na
Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga
tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus. Temer a Deus é
respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a
revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade,
vontade, amor e outros milhares de atributos revelados a nós. Temer a Deus é
adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de
mim.” (Ex 20. 3). Temer a Deus é tomarmos atitudes de
santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais
promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando
a nossa santidade no temor de Deus.” (2Co 7. 1). Temer a
Deus é ser fiel a Ele em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do
SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.” (2Cr 19. 9).
Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a
vontade de Deus. “O
temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o
praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10).
Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em
aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu
os aborreço.” (Pv 8. 13). Assim, o temor de Deus é como o
oxigênio para a vida do discípulo. Sem temor a Deus não existe o discípulo (SANCHES,
André, O que é temer a Deus? Extraído de: <https://www.esbocandoideias.com/2012/05/o-que-significa-temer-a-deus-temor-ao-senhor-temor-de-deus.html>)
O temor a que a religiosidade do
VT nos convida não é um medo de um Deus carrasco, mas uma aproximação de um
Deus amoroso e pessoal que convida seu povo a uma vida de intimidade com Ele
(Sl 25.14). Mas. Como é que a religião é descrita no NT? Isto será visto nas
próximas linhas.
2.3
A religião
no NT é descrita como o evangelho e a resposta do homem a esta só pode ser pela
fé.
A verdade é que a palavra fé
descreve a atitude religiosa do homem, é o instrumento que Deus coloca no homem
para que ele responda ao chamado (voccatis) do evangelho (Ef 2.8). Segundo
Agostinho de Hipona, esta fé colocada por Deus no homem faz o homem hábil para
receber o evangelho. Este termo fé é traduzido como “confiança”, refere-se a
uma confiança de uma criança por seu pai, tornando-se uma fonte de amor e
serviço cristão. A verdade é que tanto no VT como no NT a religião é sempre uma
relação do homem com Deus. Ser religioso é buscar o contato com o transcendente,
com um ser superior, que nós chamamos de Deus. Ser religioso é ter fé, confiar
em algo, para o cristão é ser fiel a Cristo, confiar Nele. A palavra confiança
é palavra-chave no Novo Testamento, pois o evangelho só é aceito pela fé
(confiança) verdadeira, coisa esta que o homem natural não entenderá, afinal
para ele é loucura (I Co 2.14).
2.4
A religião
em toda a Escritura é descrita como aquela posição que o homem está em relação a
Deus.
Mais uma vez o teólogo Louis Berkhof trata sobre a religião e
o ser humano, diz que a religião apresenta os devidos lugares de Deus e do
homem, o homem como um ser limitado e Deus como um Ser Supremo, mas esta
relação longe de ser uma relação de escravidão, é uma relação de alegria e
liberdade, consciente e voluntária, sendo tudo manifesto em atos de culto,
somente sendo aceito o que a Palavra de Deus prescreve, vejamos um trecho da
obra a seguir:
A religião torna o homem consciente
da majestade absoluta e do poder infinito de Deus, e da sua própria e da sua
própria insignificância e absoluta insuficiência [...]. A relação do homem com
Deus na religião é consciente e voluntária, e, em vez de escravizá-lo, leva-o
ao gozo da mais elevada liberdade. A religião pode ser definida como uma
relação espiritual com Deus, consciente e voluntária, que se expressa na vida
como um todo e particularmente em certos atos de culto. Deus é quem determina a
adoração, o culto e o serviço que lhe são aceitáveis. Toda expressão de culto
contrária à Palavra é absolutamente proibida (BERKHOF, 1992, p.21).
Para João Calvino a religião é uma prova da existência de
Deus, pois os homens possuem certa noção de divindade, mesmo os que praticam a
idolatria vêem no ídolo também uma entidade superior, além de apresentar a
idéia de busca a Deus, própria do homem que é ser espiritual, tamém aponta a
relação sobrenatural que a religião proporciona.
3.
A RELIGIÃO
E SUA SEDE. Dt 6.4-6
“[4] Ouve, Israel, o SENHOR,
nosso Deus, é o único SENHOR. [5]
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e
de toda a tua força. [6] Estas
palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração”.
As opiniões divergem com relação à
sede da religião na alma humana. Alguns não a colocam como central, mas apenas
como uma das faculdades da alma, vejamos alguns pontos importantes sobre este
assunto
3.1
Teorias
parciais sobre a sede da religião.
Para alguns a sede da religião está no intelecto [...] outros
a localiza nos sentimentos. Outros
ainda dizem que a sede da religião está na vontade.
Estas opiniões falham por não fazer justiça ao lugar central e fundamental da
religião na vida humana. São contrarias à Escritura e à psicologia moderna,
partindo da suposição que uma faculdade da alma pode agir independente da
outra. O homem todo funciona em religião.
3.2
A opinião
da Escritura (Bíblia) sobre a sede da religião.
A única opinião correta e escrituristica é que a sede da
religião é no coração, também na imagem de Deus que está nele, o que torna a
relação do homem com Deus central e total. Desde que a sede da religião é o
coração. Por esta causa que o homem deve amar a Deus de todo o coração, como
bem disse Louis Berkhof quando expõe que
Desde que a religião tem a sua sede
no coração, abrange o homem inteiro com todos os seus pensamentos, sentimentos
e volições. É o coração que o homem deve dar ao Senhor (Ez 36.25-27). Na
religião o coração controla o intelecto, sentimentos e vontades (Mt 15.18-19) [...].
Esta é a única teoria que faz justiça à religião, e lhe reconhece a importância
suprema na vida do homem (BERKHOF, 1992, P.23)
Assim sendo, o coração é quem comanda todas as ações, por
isto que é a sede da religião de onde vem a adoração. A seguir será tratado
sobre a origem da religião
4.
A RELIGIÃO
E SUA ORIGEM. Is 57.15
“Porque
assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de
Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido
de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos
contritos”.
Alguns influenciados pela teoria
da evolução partem da suposição que o homem partiu do ser sem religião para o
religioso, mas, os que procuram a solução deste problema à luz da revelação de
Deus chegam, entretanto, chegam a uma conclusão inteiramente diferente.
Descobrem que o homem foi criado como um ser religioso, a seguir veremos
algumas questões sobre a questão da religião.
4.1
Teorias naturalísticas
sobre a origem da religião.
Alguns consideram a religião como a proposta da astúcia dos
sacerdotes ou da artimanha dos governantes, que manipularam a credulidade e o
medo das massas ignorantes. A fim de obter e manter o domínio sobre elas. Outros
que o culto fetichista e de objetos inanimados é a semente da qual se
desenvolveram as diversas formas de religião. Há um pensamento muito popular
que os homens por medo dos fenômenos naturais, criaram a idéia de um ser
superior. Ou seja, todos estes pensamentos citados aqui querem dizer que o
homem era originalmente um ser não religioso. Mas, será que é desta forma que
as coisas são de fato? Vamos examinar este assunto segundo as Escrituras, a
partir das próximas linhas.
4.2
A posição
das Escrituras a respeito da origem da religião.
A revelação especial de Deus, na Escritura, pode nos iluminar
quanto à origem da religião. Se quisermos explicar a sua origem, devemos partir
da suposição de que Deus existe, pois religião sem Deus é inadmissível.
Mas, um detalhe que não se pode esquecer é que o homem não
pode, por si mesmo, descobrir a Deus e conhecê-lo, por isso é necessário que
Deus se revele a si mesmo.
É verdade que Deus revelou a si mesmo e sua revelação
(Bíblia) determinou o custo e o serviço que lhe agrada (Deus estabeleceu com
Adão o que os estudiosos chamam pacto de obras, neste Deus fez a promessa de
Vida Eterna, exigiu a obediência e tinha como castigo para esta a morte).
Mas esta revelação não teria sido suficiente ao
estabelecimento se Deus não agisse no homem o capacitando para entender e
corresponder à revelação (At 16.14-15).
A religião (relação do homem com Deus não é imposição de
fora, Deus o criou para ter contato com o ELE, assim Deus conversava com Adão (Gn
3.8-10) e continua conversando conosco pela sua Palavra (Jo 5.39; Jo 17.17).
É somente sobre a influencia da revelação especial de Deus e
da iluminação do Espírito Santo que o pecador pode, prestar culto a Deus de
modo que o agrade (Rm 8.26-27). Mas, como se falou até agora, religião, seria
uma ligação do homem com Deus, quem é que pode de fato nos religar A Deus? Isto
é o assunto do próximo item.
5. A RELIGIÃO VERDADEIRA É JESUS. Hb
1.1-14
[1] Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras,
aos pais, pelos profetas, [2] nestes
últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as
coisas, pelo qual também fez o universo. [3] Ele,
que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas
as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos
pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, [4] tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais
excelente nome do que eles. [5] Pois
a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez:
Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? [6] E,
novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus
o adorem. [7] Ainda, quanto aos
anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de
fogo; [8] mas acerca do Filho:
O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do
seu reino. [9] Amaste a justiça
e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de
alegria como a nenhum dos teus companheiros. [10] Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da
terra, e os céus são obra das tuas mãos; [11] eles
perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; [12] também, qual manto, os
enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e
os teus anos jamais terão fim. [13] Ora,
a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os
teus inimigos por estrado dos teus pés? [14] Não
são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que
hão de herdar a salvação?
Qual é a religião verdadeira? Está
é uma das perguntas mais freqüente na história da humanidade. Eu gostaria de
mencionar algo que na Bíblia está muito claro. Ao invés de perguntarmos “qual?”
deveríamos perguntar “quem?”. Quem é a verdadeira religião? A palavra religião
quer dizer religar, religar-nos a Deus. E não existe uma coisa que nos
ligue a Deus, existe uma, e somente uma Pessoa que nos religa a Deus, Jesus
Cristo.
5.1
A palavra religião
significa religar, no sentido de reaproximar o homem a Deus, e Jesus é o único
que pode religar o homem a Deus. I Tm 2.5; Hb 7.25; Jo 14.6; Rm 8.34
Pode-se
ver na teologia cristã que a iniciativa de trazer o homem caído de volta para
si foi do próprio Deus e não do homem, este homem jamais poderia ir à Cristo
por sua própria vontade, pois ele estava morto no pecado (Ef 2.1), fazendo a
vontade não de si próprio, mas da carne, mundo e diabo, estando por isto
debaixo da ira de Deus (Ef 2.2-3), era preciso que alguém conquistasse isto no
lugar do homem, este alguém foi Cristo , o mediador entre Deus e o homem. O
Rev. Hernandes Dias Lopes tratando sobre esta mediação e intercessão viva e
perfeita de Cristo disse que
Jesus Cristo é o
nosso único e suficiente Mediador, e isso por algumas razões: 1. Jesus é o único Mediador entre Deus
e os homens porque Ele é Deus-Homem. Jesus é Deus e Homem ao mesmo tempo. Ele é perfeitamente Deus e
perfeitamente Homem. É uma só Pessoa, mas com duas naturezas distintas. Jesus
não deixou de ser Deus ao tornar-se Homem. Aquele que nem o céu dos céus pode
contê-lo, desceu da glória, esvaziou-se e fez-se carne. Vestiu a nossa pele,
nasceu numa manjedoura, cresceu numa carpintaria e morreu numa cruz. Ele é a
ponte que nos liga a Deus, o caminho que nos dá acesso ao Pai e a porta de
entrada da bem-aventurança eterna. 2.
Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque é o nosso representante
e fiador. Jesus
veio ao mundo para ser nosso representante e fiador. Não veio apenas para estar
ao nosso lado, mas em nosso lugar. Não veio apenas para falar por nós, mas para
morrer por nós. Não veio apenas para nos defender, mas para nos substituir. Sua
morte na cruz foi um sacrifício, um sacrifício substitutivo. Ele morreu a nossa
morte. Ele pagou a nossa dívida. Ele sofreu o duro golpe da lei que deveríamos
sofrer. Ele sorveu sozinho o cálice amargo da ira de Deus que nós deveríamos beber.
Ele recebeu em si mesmo a merecida punição do nosso pecado. Ele cumpriu com
todas as demandas da justiça divina ao morrer em nosso lugar, em nosso favor,
para nos oferecer perdão e vida eterna. 3.
Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque ressuscitou, venceu a
morte, triunfou sobre os principados e potestades e nos fez assentar com ele
nas regiões celestes. A
morte de Cristo na cruz não foi um sinal de fraqueza e derrota, mas de
retumbante vitória. Ele matou a morte e arrancou seu aguilhão, quando
ressuscitou dentre os mortos. A vitória de Cristo é a nossa vitória. Morremos
com ele e com ele ressuscitamos. Estamos escondidos com Cristo em Deus. Estamos
assentados com ele nas regiões celestes, acima de todo principado e potestade.
Nele somos mais do que vencedores. Por meio dele temos livre acesso ao trono da
graça e chegaremos ao Céu, ao Paraíso, ao Seio de Abraão, à Casa do Pai, à
Cidade Santa, à Nova Jerusalém. Ele é nosso irmão mais velho e seguindo suas
pegadas, entraremos pelos portais da glória trajando vestes alvas e com palmas
em nossas mãos. Com ele, assentar-nos-emos em tronos e, com ele, reinaremos em
seu reino de glória, para todo o sempre. Porque Cristo foi tudo para nós na
terra, no tempo, na vida e na morte, ele será tudo para nós no céu, na glória e
isso, por toda a eternidade (LOPES, Hernandes Dias. Cristo, Nosso Único
Mediador. Retirado de: <http://hernandesdiaslopes.com.br/2011/10/jesus-cristo-nosso-unico-mediador/#.Vpb7x_krLcc>)
Já o autor aos Hebreus traz esta mediação Dele,
usando o modelo do trabalho de um sacerdote que entrava no santo dos santos
para pedir perdão primeiro pelos seus próprios pecados, depois pelos dos outros,
assim Cristo é um sacerdote perfeito, um mediador inigualável, vejamos o trecho
bíblico abaixo
[14] Tendo, pois, a
Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus,
conservemos firmes a nossa confissão. [15] Porque não temos sumo sacerdote que não
possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as
coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. [16] Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da
graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em
ocasião oportuna (hebreus 4.14-16).
Sendo assim, Cristo é a única religião verdadeira
que existe, pois só Ele pode religar o homem a Deus. Mas, ele não apenas nos
religa a Deus, bem como também nos ajuda a cultuar a Deus, isto é nosso assunto
abaixo:
5.2
A palavra religião faz
menção a uma relação de culto do homem com Deus e só por Jesus pode-se oferecer
culto agradável a Deus. Hb 13.15
O culto só pode ser aceitável se for feito por
intermédio de Cristo, no texto acima diz que é “por meio de Jesus”, ou seja, só
se cultua verdadeiramente por meio de Cristo, ele mesmo recebeu adoração enquanto
estava aqui na terra, a CFW afirma que o nosso culto só deve ser prestado a
Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, e pela mediação de Cristo, conforme trecho
abaixo:
O culto religioso
deve ser prestado a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e só a ele; não
deve ser prestado nem aos anjos, nem aos santos, nem a qualquer outra criatura;
nem, depois da queda, deve ser prestado a Deus pela mediação de qualquer outro senão
Cristo. João 5:23; Mat. 28:19; II Cor. 13:14; Col. 2:18; Apoc 19:10; Rom. l:25;
João 14:6; I Tim. 2:5; Ef. 2:18; Col. 3:17. (CFW, 2010, XXI, II)
O culto religioso ele tem que ser oferecido por
meio de alguém que possa purificar nossas faltas, e nos apresentar santos e
irrepreensíveis junto ao Pai, enquanto aqui estivermos sofreremos por causa do
pecado, mas no culto descansamos no Senhor, porque o culto é uma representação
do céu, porém isto será visto abaixo.
5.3
A palavra religião também
faz referência ao descansar em Deus e só por Jesus se pode ter descanso para a
alma. Mt 11.28-30
O shabat judeu se cumpre em
Cristo, pois shabat significa descanso e onde poderemos descansar senão na
pessoa de Jesus. Só Ele pode nos dá este descanso ou shabat que precisamos.
Façamos Isto! Ele é a verdadeira Religião e só Nele nossa alma tem descanso!
CONCLUSÃO
O presente estudo visou desmistificar sobre o tema
religião, pois a religião é ligação com Deus e não uma instituição. Você é
religioso? Voce já tem Cristo? Só tem a VERDADEIRA RELIGIAO quem tem Jesus,
pois Jesus é a ÚNICA e VERDADEIRA RELIGIÃO! AMÉM!
REFERENCIAS
A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.
A Confissão de Fé de Westminster. São Paulo: Cultura Cristã, 2009.
BERKHOF, Louis. Manual de Doutrina Cristã. 1 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992,
LOPES, Hernandes Dias. Jesus Cristo, Nosso Único Mediador. Retirado de: <http://hernandesdiaslopes.com.br/2011/10/jesus-cristo-nosso-unico-mediador/#.Vpb7x_krLcc>
MINISTRANTE: Veronilton
Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro; Missionário Presbiteriano na cidade
de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Lingua Portuguesa;
Evangelista.
Excelente trabalho , muito bom para o amadurecimento espiritual e pensamento sociológico ! Deus abençoe!
ResponderExcluirGraça e Paz!
ResponderExcluirObrigado pelo acesso Pr. Junio Roberto. Fique à vontade para observar e se desejar utilizar os esboços, fique à vontade. Qual sua Igreja amado?