Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 11.19-26

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 11.19-26
[19] Ao cair da tarde, saíam da cidade. [20] Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. [21] Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. [22] Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. [23] Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. [24] Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. [25] Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. [26] Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas”.

INTRODUÇÃO
A palavra fé vem do grego “pistis” e significa confiança, crença, referindo-se a confiar que algo pode lhe sustentar. O curso de evangelismo explosivo do Rev. Paulo Passos traz uma parte do plano de salvação com a seguinte pergunta: “Você crê que esta cadeira que você está sentado pode te sustentar? A resposta é sim, pois ela está te me segurando, aí o evangelista diz: “Assim mesmo é com relação a Cristo, você só vai saber quem é Ele se experimentá-lo. Nesta passagem Marcos trata da reação dos discípulos com relação á figueira que secou devido à palavra de Jesus. O mestre então enfatiza que se eles tiverem fé fariam coisas sobrenaturais como transportar montes, nesta passagem Cristo usa uma hipérbole para tratar do poder da fé de fazer coisas impossíveis aos olhos humanos, iremos tratar neste instante sobre este assunto baseados no tema abaixo.

TEMA: ALGUMAS QUESTÕES RELACIONADAS À FÉ

1.     A FÉ DEVE RESULTAR DA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE CRISTO. V.19-21
[19] Ao cair da tarde, saíam da cidade. [20] Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. [21] Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste.

1.1   A fé é fortalecida quando lemos a sua Palavra escrita. Rm 10.17
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”.

1.2   A fé é exercida quando cremos na sua Palavra Escrita. Rm 1.17
“visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

1.3   A fé é confirmada quando provamos das bênçãos prometidas na Palavra escrita. Sl 34.8
“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”.

2.     A FÉ DEVE RESULTAR EM EXPERIÊNCIAS COM O SENHOR. V.22-24

2.1   A fé do cristão deve ser depositada unicamente em Deus. V.22
“Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus”.

2.2   A fé do cristão deve ser exercitada sem duvidar do agir de Deus. V.23
“Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito”.

2.3   A fé do cristão deve ser permeada por uma vida de oração. V.24
“Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis”.

3.     A FÉ DEVE LEVAR-NOS A TER RELACIONAMENTOS RESTAURADOS. V.25-26

3.1   Alguém que diz ter fé deve ser alguém que exerce o perdão nos seus relacionamentos. V.25
“Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas”.

3.2   Alguém que diz ter fé e não perdoa, ainda não tem relacionamento com Deus. V.26
“Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas”.

3.3   Alguém que diz ter fé deve abrir mão de seus pensamentos para ter um relacionamento saudável com outros irmãos. Fp 4.2
Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratou sobre algumas questões relacionadas à fé, e foram exauridas algumas colocações como: Primeira, A FÉ DEVE RESULTAR DA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE CRISTO. V.19-21; Segunda, A FÉ DEVE RESULTAR EM EXPERIÊNCIAS COM O SENHOR. V.22-24; Terceira, A FÉ DEVE LEVAR-NOS A TER RELACIONAMENTOS RESTAURADOS. V.25-26. Você tem fé? Em quem está depositada sua fé? Se você ainda tem dúvidas, deposite sua fé em Jesus e tudo te irá bem, mesmo quando aos olhos humanos pareça mal. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro-PB; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé; Bacharel em Teologia; licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário