Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 10.23-31

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam


 TEXTO: MARCOS 10.23-31
“[23] Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! [24] E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! [25] É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. [26] E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? [27] Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. [28] E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. [29] E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, [30] Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. [31] Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros”.

INTRODUÇÃO
Já foi dito por alguém que há coisas impossíveis na vida e precisamos acostumar a elas, os alcoólicos anônimos dizem: “Concedei-nos Senhor a virtude de aceitar as coisas que não podemos modificar. Marcos aqui narra uma conversa de Jesus sobre o perigo de colocar o coração nas riquezas, os discípulos ficaram perturbados sobre quem poderia ser salvo, a partir daqui Jesus trata de algumas impossibilidades e trataremos sobre este assunto baseados no tema abaixo.

TEMA: ALGUMAS COISAS IMPOSSIVEIS PARA O HOMEM NO REINO DE DEUS?

1.     É IMPOSSÍVEL O HOMEM ENTRAR NO REINO DOS CÉUS POR SEUS MÉRITOS PRÓPRIOS. V.23-27a
“[23] Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! [24] E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! [25] É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. [26] E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? [27] Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível [...]”.

1.1   O homem sem Cristo está em estado de miséria e pecado, impossibilitado de chegar à fé em Cristo. Ef 2.1-3
[1] Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, [2] nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, [3] entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

1.2   O homem sem Cristo está em estado de cegueira pelo diabo e não pode crê no Evangelho. II Co 4.4
“[3] Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, [4] nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

1.3   O homem sem Cristo está em estado de inimizade com Deus merecendo sua justa ira.

[5] Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. [6] Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. [7] Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; [8] e os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8.5-8).

“Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).


2.     É IMPOSSIVEL O HOMEM NÃO ENTRAR NO REINO DOS CÉUS SE ELE TEM A AJUDA DE DEUS. V.27b
“[...] mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”.

2.1   O homem precisa receber a salvação que Deus oferece por meio dos elementos que constituem a salvação.

§  - sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada (Gl 2.16)
.
§  Arrependimento - Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.

§  Confissão com a boca – “[32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. [33] Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33).

§  Crença com o coração - “[9] Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; [10] pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” Rm 10.9-10).

§  Vida de boas obras – “[13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, [14] que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.13-14).

2.2   O homem precisa entender que é Deus que coloca no homem os elementos que constituem a salvação da salvação

§  Deus é quem coloca a fé no homem. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8).

§  Deus é quem concede arrependimento ao homem – “Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida” (At 11.18).

§  Deus é quem abre o coração do homem – “[13] No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. [14] E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. [15] Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso” (At 16.13-15)

§  Deus também é quem prepara a confissão, pois a boca fala do que o coração está cheio - “[33] Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. [34] Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. [35] O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más” (Mt 12.33-35).

§  Deus é quem preparou as boas obras antes para o homem – “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).

2.3   O homem precisa ao receber a salvação viver uma vida de gratidão a Deus.

“E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3.15).

[12] dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, [13] e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; [14] em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados” (Cl 1.12-14)


3.     É IMPOSSÍVEL O HOMEM ENTRAR NO REINO DOS CÉUS E NÃO RECEBER AS BENÇÃOS DE CRISTO. V.28-31
“[28] E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. [29] E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, [30] Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. [31] Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros”.

3.1   As bênçãos do Senhor são em decorrência da obediência ao Senhor. Dt 11.26-28
[26] Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: [27] A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno; [28], porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes.

3.2   As bênçãos do Senhor são para serem utilizadas em solidariedade aos servos do Senhor. I Jo 3.116-18
[16] Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. [17] Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? [18] Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.

3.3   As bênçãos do Senhor são para proclamar a sua glória e majestade. Ez 16.9-14
[9] Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo. [10] Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda. [11] Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço. [12] E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça. [13] Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza. [14] Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre alguns impossíveis para o homem no reino de Deus. Foram trabalhados que: É IMPOSSÍVEL O HOMEM ENTRAR NO REINO DOS CÉUS POR SEUS MÉRITOS PRÓPRIOS. V.23-27a; 2. É IMPOSSIVEL O HOMEM NÃO ENTRAR NO REINO DOS CÉUS SE ELE TEM A AJUDA DE DEUS. V.27b; 3. É IMPOSSÍVEL O HOMEM ENTRAR NO REINO DOS CÉUS E NÃO RECEBER AS BENÇÃOS DE CRISTO. V.28-31. Você já faz parte do reino de Deus? O reino de Deus é impossível para o homem natural, mas Cristo torna este reino e as suas bênçãos possíveis ao seres humanos. Para entrar nele precisa ter o Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e salvador, faça isto em nome de Jesus.


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro; Missionário na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia, Licenciado em Letras – Lingua Portuguesa; Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário