Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 10.35-45

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 10.35-45
[35] E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. [36] E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? [37] E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. [38] Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? [39] E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; [40] Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. [41] E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. [42] Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles; [43] Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; [44] E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. [45] Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

INTRODUÇÃO
Há uma frase dita no meio militar que é assim transcrita: “Manda quem pode e obedece quem tem juizo”, esta frase no meio secular, não necessariamente no meio militar apenas, tem sido dita em larga escala para impor aos liderados á liderança. Porém, até mesmo no meio evangélico, muitos líderes têm dito isto quando tomam decisões que não se encaixam com todos os seus liderados, há até os que dizem ser donos da igreja, porém a igreja é de Cristo, a liderança deve ser respeitada, mas só quem é dono da igreja é Cristo. Marcos relata nesta passagem sobre um burburinho que houve entre os discípulos sobre quem seria o líder maior no reino de Deus e Jesus diz que eles não deveriam ter aquela mentalidade de liderança, pois não fazia parte da filosofia administrativa de Jesus. Então Jesus faz uma comparação contrástica entre a liderança cristã e a liderança do mundo, Lutero entendeu isto ao declarar o “Sacerdócio Universal dos santos”, dizendo que todo crente é um sacerdote, pode pregar, orar, visitar e abençoar vidas. Serão extraídas algumas verdades sobre este contraste baseadas no tema abaixo.

TEMA: O CONTRASTE ENTRE A LIDERANÇA SECULAR E A LIDERANÇA CRISTÃ

1. NO GOVERNO SECULAR OS GOVERNANTES DOMINAM; NO GOVERNO CRISTÃO OS LÍDERES DEVEM SERVIR AOS LIDERADOS. V.35-43
“[35] E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. [36] E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? [37] E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. [38] Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? [39] E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; [40] Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. [41] E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. [42] Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles; [43] Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal”.

1.1 O governo da igreja de Cristo não pode ser feito por dominadores gananciosos. I Pe 5.2-3
“[2] Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; [3] nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho”.

1.2 O governo da igreja de Cristo não pode ser feito por dominadores orgulhosos. II Cr 32.24-26
[24] Naqueles dias Ezequias, adoecendo, estava à morte: e orou ao Senhor o qual lhe respondeu, e lhe deu um sinal. [25] Mas Ezequias não correspondeu ao benefício que lhe fora feito, pois o seu coração se exaltou; pelo que veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. [26] Todavia Ezequias humilhou-se pela soberba do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; de modo que a grande ira do Senhor não veio sobre eles nos dias de Ezequias.

1.3 O governo da igreja de Cristo não pode ser feito por dominadores impiedosos. Tt 1.5-8
[5] Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei; [6] alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes. [7] Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; [8] mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante”.

2. NO GOVERNO SECULAR OS GOVERNANTES OCUPAM UM LUGAR DE IMPORTANCIA SOBRE OS DEMAIS, NO GOVERNO CRISTÃO OS LÍDERES DEVEM DAR MAIS IMPORTÂNCIA AOS LIDERADOS SOBRE SUA RESPONSABILIDADE. V.44
“E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos”.

2.1 A liderança cristã não pode ser usada para servir às pessoas e não para se servir deles. II Co 4.5
“Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus”.

2.2 A liderança cristã não pode ser usada para ter a primazia sobre os que são liderados. III Jo V.9-12
“[9] Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. [10] Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. [11] Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. [12] De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade, dão testemunho; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro”.

3. NO GOVERNO SECULAR O MAIOR EXEMPLO É O HOMEM, NO GOVERNO CRISTÃO O MAIOR EXEMPLO É CRISTO. V.45
“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.

3.1 Jesus nosso maior exemplo de liderança veio não para ser servido pelos homens. V.45a
“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido [...]”.

3.2 Jesus nosso maior exemplo de liderança veio para servir às pessoas. V.45b
“[...] mas para servir [...]”.

3.3 Jesus nosso maior exemplo de liderança veio dar sua vida para resgatar pessoas. V.45c
[...] e dar a sua vida em resgate de muitos [...]”

CONCLUSÃO
A mensagem em foco trouxe um contraste, que Jesus ensinou aos seus discípulos, entre a liderança cristã e a liderança secular. Exauriu-se os seguintes pontos: 1. NO GOVERNO SECULAR OS GOVERNANTES DOMINAM; NO GOVERNO CRISTÃO OS LÍDERES DEVEM SERVIR AOS LIDERADOS. V.35-43; 2. NO GOVERNO SECULAR OS GOVERNANTES OCUPAM UM LUGAR DE IMPORTANCIA SOBRE OS DEMAIS, NO GOVERNO CRISTÃO OS LÍDERES DEVEM DAR MAIS IMPORTÂNCIA AOS LIDERADOS SOBRE SUA RESPONSABILIDADE. V.44; 3. NO GOVERNO SECULAR O MAIOR EXEMPLO É O HOMEM, NO GOVERNO CRISTÃO O MAIOR EXEMPLO É CRISTO. V.45. Qual a sua idéia de liderança? Para você o líder da igreja é maior que os membros? Cristo nosso maior exemplo de autoridade nos deixou exemplo de humildade a seguir e nós que faremos? Que o Senhor nos ajude a sermos e termos um modelo de liderança cristã. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro; Missionário na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia, Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista Pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário