Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12..41-44

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.41-44
[41] Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. [42] Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. [43] E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. [44] Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento”.

INTRODUÇÃO
Segundo o Rev. Salvador Moisés da Fonseca o tema Contribuição é algo que gera polêmica, pois há de um lado os exploradores da fé que exploram as pessoas e as enganam com seus ensinos enganosos, por outro lado há as igrejas serias que realizam um trabalho honesto e muitas vezes são injustiçadas por causa de alguns falsos mestres que buscam fazer da igreja um mercado, do púlpito um balcão e de Cristo um produto. Mas. Há também os avarentos que não querem contribuir e ficam tentando arrumar desculpas esfarrapadas para não contribuir. Marcos nesta passagem apresenta mais um ensino de Jesus no templo quando todos contribuíam, o interessante é que Ele não condenou a contribuição, nem supervalorizou os ricos, mas tratou todos iguais. O importante é que houve a contribuição é válida e nós vamos extrair algumas lições sobre contribuição, faremos isto com base no tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES EXTRAÍDAS NA OFERTA DA VIÚVA POBRE

1.     A CONTRIBUIÇÃO É ALGO NECESSÁRIO AO SUSTENTO DA OBRA DE DEUS. V.41a
“Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro [...]”

1.1     O Senhor ordenou que sua obra fosse sustentada pelas contribuições do seu povo.  Nm 18.21-24
[21] Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. [22] E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. [23] Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. [24] Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis”.

1.2     O Senhor ordenou que a contribuição fosse trazida à igreja. Ml 3.6-12
[6] Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. [7] Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? [8] Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. [9] Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. [10] Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. [11] Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. [12] Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos”.

1.3     O Senhor ordenou que aqueles que pregam o evangelho vivam do Evangelho. I Tm 5.17-18
[17] Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. [18] Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário”.

2.     A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS É IMPORTANTE SEJA MUITA OU POUCA. V.41b-42
[41] [...] Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. [42] Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.

2.1     Deus aceita a contribuição de ricos e pobres. Lv 12.6-8
[6] E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação; [7] o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. [8] Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa”.

2.2     Deus aceita a contribuição de quem dá com liberalidade. II Co 9.13
 “Visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos”.

3.     A CONTRIBUIÇÃO QUE AGRADA A DEUS É AQUELA QUE É DADA COM PRIORIDADE. V.43-44
[43] E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. [44] Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento”.

3.1     A contribuição para o Senhor deve ser dada da primícia (Melhor coisa).

[3] Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. [4] Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; [5] ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante” (Gn 4.3-5).

[9] Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; [10] e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Pv 3.9-10).

3.2     A Contribuição para o Senhor deve ser dada reconhecendo que tudo é Dele. I Cr 29.14
“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe algumas lições sobre contribuição no epísodio da viúva pobre e examinamos que: Primeira, A CONTRIBUIÇÃO É ALGO NECESSÁRIO AO SUSTENTO DA OBRA DE DEUS. V.41a; Segunda,  A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS É IMPORTANTE SEJA MUITA OU POUCA. V.41b-42; Terceira, A CONTRIBUIÇÃO QUE AGRADA A DEUS É AQUELA QUE É DADA COM PRIORIDADE. V.43-44. Você é contribuinte com a obra de Deus? Se ainda não é, passe a ser. Lembre-se que tudo é de Deus, Ele exige que devolvamos a Ele a parte que é Dele.


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero; Missionário; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário