Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 12.28-34

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 12.28-34
[28] Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? [29] Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! [30] Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. [31] O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. [32] Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, [33] e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios. [34] Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo”.

INTRODUÇÃO
Há uma música do cantor Renato Russo que ele diz em um trecho: “É preciso amar, as pessoas como se não houvesse amanhã”. Nesta música o cantor transmitiu uma grande verdade, é preciso amar as pessoas, porém, antes de amar as pessoas eu preciso amar a Deus. O evangelista Marcos narra outra tentativa dos inimigos de Jesus tentar lhe pegar em palavras, Ele no entanto demonstrou o conhecimento da Lei que se resume em amar a Deus, a si mesmo e ao próximo. Vamos tratar sobre este assunto baseado no tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O MANDAMENTO DO AMOR

1.     A NOSSA PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DE AMOR DEVE SER A DEUS. V.28-30

1.1     O nosso amor a Deus deve ser com todo o nosso ser. V.28-30
[28] Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? [29] Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! [30] Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”.

1.2     O nosso amor a Deus deve demonstrar que Ele é único em nossa vida. V.32-33
[32] Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, [33] e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios”.

1.3     O nosso amor a Deus deve ser de maneira mais intensa do que cerimônias exteriores. V.33b-34
“amar a Deus [...] e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios. [34] Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo”.

2.     A NOSSA SEGUNDA MANIFESTAÇÃO DE AMOR DEVE SER A NÓS MESMOS. V.31
“O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

2.1    Demonstramos que temos amor por nós mesmos quando cuidamos bem do nosso corpo que é templo do Espírito Santo. I Co 3.16-17
[16] Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? [17] Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

2.2    Demonstramos que temos amor por nós mesmos quando cuidamos bem da nossa alma:

§   Orando – “Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei” (Jr 29.12).

§   Lendo a Bíblia – “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (Jo 5.39).

§   Congregando – “Não deixando de congregar, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hb 10.25). “E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus” (Lc 24.53).

3.     A NOSSA TERCEIRA MANIFESTAÇÃO DO AMOR DEVE SER  AO PRÓXIMO. V.31
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes

3.1    Demonstra-se amor pelo próximo quando se cuida das suas necessidades físicas, dando o suficiente para sua sobrevivência.

[14] Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? [15] Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. [16] e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?” (Tg 2.14-16).

[16] Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. [17] Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? [18] Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade” (I Jo 3.16-18).

3.2    Demonstra-se amor pelo próximo quando se trata das necessidades espirituais levando-as a Cristo. Jo 1.35-45
[35] No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos [36] e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! [37] Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. [38] Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? [39] Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima. [40] André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. [41] Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). [42] E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). [43] No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. [44] Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. [45] Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem algumas verdades sobre o amndamento do amor, que foram: Primeira, A NOSSA PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DE AMOR DEVE SER A DEUS. V.28-30; Segunda, A NOSSA SEGUNDA MANIFESTAÇÃO DE AMOR DEVE SER A NÓS MESMOS. V.31; Terceira, A NOSSA TERCEIRA MANIFESTAÇÃO DO AMOR DEVE SER  AO PRÓXIMO. V.31. Temos amado a Deus acima de todas as coisas? Lembre que Deus vem antes de si próprio e das pessoas. Temos amado a nós mesmos? Lembremos que nossa vida pessoal, familiar vem antes das outras pessoas. Temos amado as pessoas? Lembre que as pessoas vem antes da coisas, use as coisas e ame as pessoas. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro; Missionário na IPB Sumé; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Lingua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário