Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 10.46-52

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 10.46-52

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho 47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora”

INTRODUÇÃO

O teólogo Santo Agostinho disse que “o homem possui um vazio na alma do tamanho de Deus, por isso somente Deus pode satisfazer a alma do homem”, ou seja, no dizer do teólogo de Hipona o homem não poderá satisfazer sua alma em nenhuma outra pessoa, mas somente em Jesus. Marcos nesta passagem trata da cura do cego Bartimeu, que buscou em Jesus esta cura e recebeu, assim será feita uma analogia entre esta cura e a satisfação da alma do homem que só será recebida em Jesus. Isto será feito baseado no tema abaixo.

TEMA: A MANEIRA DE ENCONTRAR A SATISFAÇÃO PARA A ALMA

1. O HOMEM NECESSITA RECEBER A SATISFAÇÃO PARA A SUA ALMA. V. 46-48

Os homens foram criados para viver com Deus, em Deus e para Deus, sendo assim estando afastado do Senhor, o ser humano andará buscando satisfação em muitos lugares, seja bares, bailes ou bordéis, mas não achará a plena satisfação enquanto não estiver nos braços de Deus, algumas lições precisam ser enfatizadas.

a) Está vivendo condicionado a uma situação imposta. V.46

O texto indica a forma que aquele homem estava vivendo, vejamos: “E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho”. Podemos ver neste versiculo uma identidade sobre aquela pessoa, conforme descrevemos: a) Ele era filho de Timeu. O seu pai era general judeu que foi prejudicado por Roma, para não haver vingança da família, eles arrancaram os olhos de seu filho, Ele não nasceu cego, ele foi feito cego, muitos hoje são cegos pelo diabo (v.46; II Co 4.4). b) Ele estava cego. As Escrituras afirmam que as pessoas que vivem nas trevas do pecado estão cegos (I Jo 2.11). c) Ele era um mendigo. Os homens sem Cristo vivem em uma total miséria e escravidão espiritual (Jo 8.34; Rm 3.9-18). d) Ele estava assentado a beira, ou seja, fora do caminho. Todos os homens que estão vivendo fora de Cristo, estão fora do caminho que é Jesus (Jo 14.6), disto depende a salvação ou condenação (Mt 7.13-14).

b) Necessita ouvir falar de Jesus para sair daquela situação. V.47a

Bartimeu precisou ouvir alguém falar para ele sobre Jesus, conforme se observa: “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré [...]”. Para o homem sair do estado de cegueira espiritual, de miserabilidade e distância do caminho precisa ouvir a Palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir a pregação da palavra de Cristo (Rm 10.17), e a cegueira que o diabo coloca no homem natural sai através da pregação do verdadeiro evangelho (II Co 4.4-5), o próprio Deus usa a pregação para trazer a luz ao coração das pessoas (II Co 4.6). Devemos falar de Jesus visando a conversão de pessoas.

d) Precisa buscar o socorro do Senhor Jesus. VV.47bc-48

Bartimeu depois que ouviu falar de Jesus, Ele tomou uma decisão de buscar o socorro do Senhor, consoante se observa: 47 [...] começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim”. Ele teve as seguintes atitudes: a) Crê no Messias declarado nas Escrituras (v.47c). Ele era o Filho de Davi, ou seja, era o Messias prometido na Escritura profética (Rm 1.1-4). b) Clama a Jesus por sua compaixão para que Ele transforme sua vida (v.47). Somente Jesus pode trazer uma vida nova para o ser humano, somente Ele pode transformar o ser humano (II Co 5.17). c) Persevera em buscar a Cristo, apesar das barreiras que surgem (v.48; Mc 5.35-36). Houveram muitas pessoas que queriam impedir o cego de buscar sua cura, muitos pretendem colocar um freio nos nossos sonhos, mas não podemos desistir.

2. O HOMEM PRECISA DE UMA AÇÃO DE JESUS EM SEU FAVOR PARA A SATISFAÇÃO DA SUA ALMA. V. 49

Os homens são pecadores (Rm 3.23), como pecadores não podem fazer nada por si mesmo, o próprio Deus é quem age neles (Jo 6.44), nesta passagem Jesus agiu em favor do cego, segundo se afirma: “E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama”. Sobre esta ação de Jesus precisamos aprender algumas lições.

a) Jesus quando pára na vida de alguém, Ele faz algo maravilhoso acontecer na vida da pessoa. V.49a 

O texto afirma que Jesus parou ali quando ouviu aquele cego, cheio de poeira, com certeza suado, segundo podemos observar: “E Jesus, parando [...]”. Esta afirmação implica que se Jesus parou é porque se importou com aquele homem que estava mendigando. Jesus é soberano, mas Ele presta atenção a cada um de nós, Ele habita em trono de glória do céu, mas também deseja estar ao nosso lado (Is 57.15). Ele parou em jericó e a vida de Bartimeu nunca mais foi a mesma!

b) Jesus se aproxima e chama a pessoa para viver com Ele V. 49b

O Senhor Jesus chamou aquele cego para junto Dele, examinemos: “[...] parando, disse que o chamassem [...]”. O chamado de Jesus para os eleitos é irresistível, quando chamou Levi (Mateus) este deixou tudo paara segui-lo (Mt 9.9; Lc 5.27-28; Mc 2.13-14), quando chamou André, João, Pedro e Tiago, estes também largaram tudo paara ir com Ele (Mc 1.16-20). Aqui chama uma pessoa que ninguém dava nada por ele, para nos mostrar que Ele chama pessoas improváveis para andar com Ele (I Co 1.26-29). Jesus está te chamando? Aceite seu chamado, siga Ele , pois seguir Jesus é o projeto mais facinante de vida!

c) Jesus quando pára na vida de alguém, Ele traz ânimo para a vida da pessoa. V.49c

Jesus trouxe um novo ânimo para a vida daquele homem, pois quando temos um encontro com Jesus recebemos um ânimo como o texto aponta: “[...] chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama”. O homem quando chamado por Jesus recebemos um ânimo motivador. Algo que podemos aprender aqui também é que Deus usa pessoas para nos aproximar Dele, pois foram algumas outras pessoas que passaram o recado para o cego. Sejamos motivadores e incentivadores para que as pessoas se aproximem de Deus e recebam vida abundante!

3. O HOMEM PRECISA REAGIR A AÇÃO DE JESUS PARA SATISFAZER A SUA ALMA. 50-52

Jesus requer que o homem tome uma decisão, que ele reaja á ação de Jesus em seu favor, pois a Bíblia fala da soberania de Deus, mas também fala da responsabilidade humana, o ser humano Bartimeu era responsável por tomar uma decisão, nós hoje também a mesma responsabilidade. vejamos algumas lições:

a) O homem precisa jogar fora aquilo que não serve mais para satisfazer sua alma. V.50

A primeira atitude do cego foi lançar a capa fora, observemos: “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus”. A capa era um tipo de identidade para quem estava cego ou mendigando, quando ele fez isso estava largando todo o seu passado e deixando para trás tudo que não servia para ele na nova vida, todo o passado fica para trás (II Co 5.17; Jo 8.10-11). Qual a capa do passado que você precisa jogar fora hoje?

b) O homem precisa depositar as suas necessidades nas mãos do Senhor. V.51

O ser humano não consegue satisfazer suas necessidades sozinho, precisa de Jesus (Jo 15.5), precisa confiar às mãos do Senhor tudo que irá precisar: “Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista”. Jesus perguntou ao cego sobre o desejo que ele tinha ao procurá-lo, ele foi enfàtico e objetivo ao afirmar que queria voltar a enxergar. Talvez nós não sejamos cegos, mas temos muitas outras necessidades, todas elas devem ser colocadas nas mãos do Senhor com confiança (Sl 37.5), depois de entregar tudo a Ele devemos descansar Nele (Sl 131). Deposite todas as suas necessidades diante do Senhor!

c) O homem precisa depositar sua fé na pessoa de Jesus para satisfazer a sua alma. V.52a

Antes de curar aquele homem no seu corpo, Ele o curou na sua alma, pois a declaração de salvação veio antrs da cura, vejamos: “E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou [...]”. Jesus tem poder para curar doenças, fazer imensas maravilhas, mas a sua maior maravilha é a salvação da alma, há uma música cristã que diz: “No céu, na terra, que maravilhas/Vai operando o poder do Senhor!/Mas Seu amor aos homens perdidos,/Das maravilhas é sempre a maior”. Jesus salvou aquele homem antes de curá-lo. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, renda-se a Cristo ainda hoje!

d) O homem precisa seguir a Jesus depois que Ele lhe fez satisfazer a sua alma. V.52b

Aquele homem além da salvação recuperou a vista, e, depois que teve a cura almejada, não quis mais se afastar de Jesus, conforme vemos: “E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora”. Alguém que foi salvo por Jesus nunca mais deseja sair de perto Dele, mesmo passando pelas maiores lutas, o teólogo Santo Agostinho disse: “Feriste-me Senhor com a verdade e eu te amei, por isso dura coisa é te seguir; impossível coisa e te deixar”. Desde que alguém é salvo por Cristo sua vida agora é sempre em torno de Cristo, devido a isto Paulo expressa a verdade que nós deixamos de viver para nós mesmos para viver para o Senhor, vejamos: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20). A evidência que alguém é salvo é deixar o pecado para servir Jesus!

CONCLUSÃO

A mensagem atual trouxe, baseada na cura do cego Bartimeu, uma analogia sobre onde o homem pode encontrar a satisfação para a alma. O assunto foi trabalhado nos seguintes pontos: O homem necessita receber a satisfação para a sua alma, precisa da ação de Jesus para receber esta satisfação e, precisa reagir à ação de Jesus para satisfazer a sua alma. Gostaria de aplicar um trecho de uma obra de Santo Agostinho a esta mensagem e convidar a refletir sobre conteúdo, eis a mensagem: “O Homem foi criado por Deus e para Deus, ele andará em muitos lugares procurando paz para a alma, porém, só encontrará a paz quando estiver em Deus”. Que nossa alma seja satisfeita em Jesus. Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Pastor Presbiteriano; Missionário; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa; Formação de Evangelista da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário