Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 11.1-11

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam * Sumé

TEXTO: MARCOS 11.1-11
[1] Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos [2] e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. [3] Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. [4] Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. [5] Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? [6] Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir. [7] Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou. [8] E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos. [9] Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! [10] Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas! [11] E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze”.

INTRODUÇÃO
A cerimônia de instauração de um rei possuía um ritual. Havia as pessoas que preparavam o pré e o pós daquela cerimônia, o rei entrava montado em um animal pomposo, era aplaudido e levado até a cidade capital, que era Jerusalém. A obra sobre o NT do Rev. Luís Ricardo diz que este evangelho apresenta um contraste sobre Jesus, pois o Mestre é apresentado no evangelho escrito pelo jovem evangelista João Marcos como um servo a serviço do Pai, dos pecadores e necessitados, mas ao mesmo tempo ele é rei. Ao passo que outro rei chamado Herodes era um rei que era escravo do pecado. Jesus é o rei que veio reinar sobre o seu povo, queremos tratar sobre este rei baseado no tema abaixo.

TEMA: JESUS, O REI JUSTO E SALVADOR DO SEU POVO

1.    JESUS É O REI QUE REALIZA SEUS PROPOSITOS NO SEU POVO. V.1-7

1.1  O Rei Jesus se serve de homens do seu povo para realizar a sua vontade. V.1
“Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos”.

1.2  O Rei Jesus dá instruções aos homens do seu povo para realizar a sua vontade. V.2-3
[2] e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. [3] Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui”.

1.3  O Rei Jesus é obedecido pelos homens do seu povo que querem realizar a sua vontade. V.4-7
“[4] Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. [5] Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? [6] Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir. [7] Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou”.

2.    JESUS É O REI QUE É LOUVADO PELO SEU POVO. V.8-10

2.1  O Senhor Jesus é louvado com ações visíveis feitas pelo seu povo. V.8
“E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos”.

2.2  O Senhor Jesus é louvado com as palavras que sai da boca do seu povo. V.9-10
[9] Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! [10] Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!”

3.    JESUS É O REI QUE SE REÚNE COM O SEU POVO. V.11

3.1  Ele se reúne com o seu povo, por meio da sua Igreja. V.11a
“E, quando entrou em Jerusalém, no templo [...]”

3.2  Ele se reúne com o seu povo escolhido para ser sua igreja. V.11b
“[...] como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem teve a incumbência de tratar de Jesus como o Rei Justo e salvador do seu povo. Foram trabalhados os seguintes pontos: 1. JESUS É O REI QUE REALIZA SEUS PROPOSITOS NO SEU POVO; 2. JESUS É O REI QUE É LOUVADO PELO SEU POVO; 3. JESUS É O REI QUE SE REUNE COM O SEU POVO. Saiba que Jesus é um rei que ama pecadores e deseja salvá-los, cuidar e guardá-los. Você já teve um encontro com o Rei Jesus? Se ainda não, faça isto neste momento. AMÉM!

Autor: Veronilton Paz da Silva - Presbítero na IPB Monteiro-PB; Missionário na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras - Língua Portuguesa; Formação de Evangelista pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário