Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 10.1 (SEGUNDA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 10.1

“E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume”.


INTRODUÇÃO

          O ensino é uma atividade que exige esforço de quem leciona, atenção de quem é ensinado e interação de ambos, ou seja, professor e aluno. Jesus Ele era um mestre por excelência , ensinava por meio de várias figuras de estilo da época, era profundamente autodidata, mas o diferencial era que Ele ensinava se envolvendo com as pessoas e sentindo suas dores. Ele foi, é, e sempre será nosso maior exemplo de ensino, será exposta esta idéia baseada no tema abaixo.

TEMA: JESUS, O NOSSO MAIOR EXEMPLO DE ENSINO

1.     JESUS ENSINAVA SEGUNDO AS ESCRITURAS.

1.1  O seu ensino era a correta interpretação das Escrituras.
“Ouvistes que foi dito aos antigos [...]” (Mt 5.21a, 27a, 31a, 33a, 38a, 43a). “Eu, porém, vos digo [...]” (Mt 5.22a, 28a, 32a, 34a, 39a, 44a)

1.2  O seu ensino era o cumprimento exato das Escrituras. Lc 4.16-21
“[16] E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. [17] E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: [18] O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, [19] A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. [20] E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. [21] Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”.

2.     JESUS ENSINAVA UTILIZANDO AS OPORTUNIDADES.

2.1  Ele ensinava de acordo com as ocasiões oportunas.

a)     Utilizava lugares estratégicos:

Ø  Sinagoga: E pregava nas sinagogas da Galiléia (Lc 4.44);

Ø  Mar: E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores (Mc 1.16);

Ø  Casas: E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso (Mt 26.6).

b)     Utilizava dias estratégicos:

Ø  Dias de Sábados: E ensinava no sábado, numa das sinagogas (Lc 13.10);

Ø  Dia da Festa dos Tabernáculos:[37] E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. [38] Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre (Jo 7.37-38);

Ø  Dia da Festa da Dedicação: “[22] E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. [23] E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão” (Jo 10.22-23).

2.2  Ele ensinava às pessoas de diversas classes sociais.

Ø  Líderes – Nicodemus (Jo 3.1-36); Zaquel (Lc 19.1-10); Mateus (Mt 9.9).

Ø  Pobres – “Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos” (Lc 14.13).

Ø  Pescadores – “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores” (Mt 4.18).

2.3  Ele ensinava com temas comuns do dia-a-dia.

Ø  Água – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva” (Jo 4.10).

Ø  Agricultura e pecuária – “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10.11); “E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear” (Mt 13.3)

Ø  Clima[32] Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. [33] Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas (Mt 24.32-33)

Ø  Dinheiro – “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?” (Lc 15.8)

3.     JESUS ENSINAVA COM AUTORIDADE.

3.1  Jesus tinha autoridade porque ensinava e vivia o seu ensino.
[28] E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; [29] Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas (Mt 7.28-29)
[2] Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. [3] Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem”. (Mt 23.2-3)

3.2  Jesus tinha autoridade porque foi tentado em tudo, porém não pecou. Hb 4.15
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.

3.3  Jesus tinha autoridade porque pregava a Palavra com amor. Mt 9.13
“Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”.

CONCLUSÃO


          Esta mensagem tratou sobre o tema do ensino e Jesus sendo o nosso maior exemplo na área. Trabalhamos o assunto dizendo que Jesus é o nosso maior exemplo de ensino porque: Ele ensinava segundo as Escrituras, utilizando as oportunidades e, ensinava com autoridade. Estamos seguindo e exemplo do Mestre Jesus na transmissão do evangelho? Que Ele nos ajude a transmitirmos com graça a sua mensagem para as pessoas. Amém!

Autor: Pb. Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário