Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.49-50

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 9.49-50
[49] Porque cada um será salgado com fogo. [50] Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros.

INTRODUÇÃO
Dois elementos utilizáveis pelos homens citados aqui são o fogo é o sal, com um se realiza atividades tanto culinários de cozer alimentos, como de purificar ouro e derreter ferro, como o outro se dá sabor aos alimentos e os preserva de apodrecer. Temos tido fogo, temos tido sal em nossa vida? O evangelista marcos escreveu este evangelho por volta de 70 d.C. Segundo alguns estudiosos, ele escreveu esta obra em Roma para evangelizar um publico romano estes termos fogo e sal eram bem conhecidos dos leitores romanos, pois como Roma vivia sempre buscando conquistar, fundia muito ferro no fogo para construir armas e se utilizava o sal em larga escala era utilizado por dá sabor e também por ter a mesma função da geladeira hoje, preservar os alimentos. Ele também utiliza sal e fogo para descrever um verdadeiro discípulo de Cristo, e também além desta passagem existem outras como Mateus 5.13 e Lucas 14.34-35. Trabalharemos este assunto baseado no tema abaixo.

TEMA: COMO É A VIDA DE UM SEGUIDOR DE JESUS?

1.   O SEGUIDOR DE JESUS É PURIFICADO PELO SENHOR. V.49
“Porque cada um será salgado com fogo”.

1.1   O senhor nos purificou por meio do sangue de Jesus. I Jo 1.7
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.

1.2   O Senhor nos purificou por meio do Espírito Santo. Rm 15.16
Para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo.

1.3   O senhor nos purificou para sermos parte da sua igreja.
 “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (I Co 12.13)
“Também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1.18)

2.   O SEGUIDOR DE CRISTO PRECISA SER TESTEMUNHA DELE. V.50a
“Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos [...]

2.1   O sal naquela época função de dá sabor em meio a comida, e o crente tem a missão de fazer a diferença dentro do mundo.
“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5.13).

2.2   O sal naquela época tinha a função de preservar e evitar que os alimentos se estragassem, o crente tem a função de evitar que o mal estrague a sociedade. Ez 43.24-25
“[23] Quando acabares de o purificar, oferecerás um bezerro, sem mancha, e um carneiro do rebanho, sem mancha. [24] Trá-los-ás, pois, perante o Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor”.

3.   O SEGUIDOR DE CRISTO PRECISA TER PAZ COM AS PESSOAS. V.50b
“[...] e guardai a paz uns com os outros”.

3.1   O seguidor de Cristo dever viver em paz com as pessoas porque Ele já nos deu a paz. Mt 10.12-13
[12] E, ao entrardes na casa, saudai-a; [13] se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz”.

3.2   O seguidor de Cristo deve viver em paz com as pessoas, orando pela paz. Jr 29.7
“E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz”.

3.3   O seguidor de Cristo deve viver em paz com as pessoas, proclamando-lhe esta paz. Is 52.7
“Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”

CONCLUSÃO
Esta mensagem teve a incubencia de tratar sobre a vida de um servo de Deus e como deve ser ela. Tratamos sobre os seguintes pontos: 1. O SEGUIDOR DE JESUS É PURIFICADO PELO SENHOR. V.49 (“Porque cada um será salgado com fogo”); 2. O SEGUIDOR DE CRISTO PRECISA SER TESTEMUNHA DELE. V.50a (“Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos [...]); 3. O SEGUIDOR DE CRISTO PRECISA TER PAZ COM AS PESSOAS. V.50b (“[...] e guardai a paz uns com os outros”). Você é um seguidor de Jesus? Já foi purificado do pecado por Ele? Já é uma testemunha Dele? Já tem paz com Deus e com as pessoas? Lembre-se que se você serve a Cristo deve ser purificado do pecado, testemunhar sobre Jesus e ter paz com as pessoas. Se você reconhece que ainda não é um servo de Cristo, entregue-se a Ele hoje, receba-o em seu coração. Amém!


Autor: Pb. Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário