Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.42-48

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 9.42-48
[42] Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar. [43] E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [44] [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. [45] Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. [46] [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. [47] Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. [48] onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

INTRODUÇÃO
O pensamento conservador atribui o segundo evangelho a Marcos, primo de Barnabé e companheiro de Paulo e de Pedro. A maioria dos intérpretes da Bíblia sustenta que este é o mais antigo dos quatro evangelhos e tencionava levar o reino de Deus ao público romano. Pode afirmar-se com segurança que foi escrito entre os anos 50 e 70 de nossa era. Para implementar este reino nos homens é preciso agir no coração, fazendo um implante, retirando as velhas atitudes e tornando-as novas, ou mesmo ter atitudes e motivações diferentes das que tinha anteriormente. Vamos extrair algumas lições baseadas neste texto, tomando como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES PRECIOSAS QUE CRISTO TRANSMITE PARA OS SEUS SERVOS

1.    A PESSOA PRECISA PENSAR NO OUTRO ANTES DE TOMAR ALGUMAS ATITUDES. V.42
“Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar”.

1.1   É preciso evitar atitudes mesmo sendo lícitas, se isto fizer o outro tropeçar. Rm 14.15; I Co 8.13
Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão.

1.2   É preciso cuidar do que está fraco para evitá-lo de tropeçar. Rm 14.1; Rm 15.1
Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.
Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

1.3   É preciso anunciar o evangelho de Cristo ao fraco como meio de evitar tropeçar. Rm 5.6-8
[6] Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. [7] Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. [8] Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

2.    A PESSOA PRECISA PASSAR POR UMA CIRURGIA ESPIRITUAL PARA SERVIR A CRISTO. 43a; 45a; 47a
[43] E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a [...] [45] Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o [...] [47] Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora [...]”.

2.1  A cirurgia espiritual que Deus faz é no coração de onde vem todo o comando para o corpo. Lc 6.45
 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

2.2  A cirurgia espiritual que Deus faz modifica todas as atitudes e motivações dos membros do corpo. Cl 3.23
“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens”.

2.3   A cirurgia espiritual que Deus faz lança fora a vida de pecado. V.43a; 45a; 47a; I Jo 3.6-8
“[6] Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. [7] Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; [8] quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”.

3.    A PESSOA PRECISA PENSAR ONDE QUER VIVER SUA ETERNIDADE. V.43b, 44, 45b, 46, 47b; 48
[43] [...] melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [44] [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. [45] melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. [46] [...] onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. [47] [...] melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. [48] onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga”.

A palavra inferno vem de um termo que  significa “Vale de Hinon”, era um vale onde havia um lixo incendiando que nunca se apagava.

3.1  O inferno é um lugar real que a Bíblia aponta para alertar os seres humanos. Mt 23.33
“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

3.2  O inferno é um lugar para o diabo e seus anjos, mas também para os que vivem na prática do pecado. Mt 25.41
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos”.

3.3  O inferno é um lugar de sofrimento eterno, os que entram ali jamais sairão. Mt 25.46
E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

3.4  O inferno é um lugar que é evitado por todo aquele que se entrega a Cristo. Rm 8.1
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

CONCLUSÃO
A mensagem atual baseada em Marcos 9.42-48 trouxe algumas lições preciosas de Jesus para seus discípulos em todos os tempos. As lições referidas foram: 1. A PESSOA PRECISA PENSAR NO OUTRO ANTES DE TOMAR ALGUMAS ATITUDES. V.42; 2. A PESSOA PRECISA PASSAR POR UMA CIRURGIA ESPIRITUAL PARA SERVIR A CRISTO. 43a; 45a; 47a: 3. A PESSOA PRECISA PENSAR ONDE QUER VIVER SUA ETERNIDADE. V.43b, 44, 45b, 46, 47b; 48. Como você age quando vai tomar atitudes, pensa no outro? Você já foi transformado (a) por Cristo? Já sabe onde vai viver a eternidade, se é no céu ou no inferno? Viva a vida com sabedoria, pensando antes de agir. Experimente a cirurgia espiritual que só Jesus pode fazer em você. Receba Jesus para ir morar no céu eternamente. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário