Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.33-37

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 9.33-37
[33] Chegaram a Cafarnaum. E estando ele em casa, perguntou-lhes: Que estáveis discutindo pelo caminho? [34] Mas eles se calaram, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles era o maior. [35] E ele, sentando-se, chamou os doze e lhes disse: se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. [36] Então tomou uma criança, pô-la no meio deles e, abraçando-a, disse-lhes: [37] Qualquer que em meu nome receber uma destas crianças, a mim me recebe; e qualquer que me recebe a mim, recebe não a mim, mas àquele que me enviou.

INTRODUÇÃO
Há uma frase no meio militar assim proferida: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. E as pessoas utilizam isto em vários locais, nos quais são líderes e chegam a dizer quem manda ali são eles e os outros obedecem, eu tive um professor que ele dizia brincando: Direitos e deveres na sala de aula, eu tenho o direito de falar e vocês o dever de escutar. Marcos narra um acontecimento com os discípulos no caminho de Cafarnaum (v.33), ao chegarem à cidade Jesus os questiona e eles mesmo calados, mas Jesus já sabia que discutiam sobre quem era o maior, pois isto eram mazelas ainda trazidas do mundo e Ele explica como se dá a liderança lá fora e como deveria ser a liderança no seu reino, vamos falar sobre este tema baseado no tema abaixo.

TEMA: O CONTRASTE ENTRE O MODELO DE LIDERANÇA CRISTÃ E A LIDERANÇA DO MUNDO.

1.    A LIDERANÇA DO MUNDO BUSCA SER MAIOR QUE OS LIDERADOS, A LIDERANÇA CRISTÃ DEVE SE COMPORTAR COMO SE FOSSE O MENOR. V.33-34
[33] Chegaram a Cafarnaum. E estando ele em casa, perguntou-lhes: Que estáveis discutindo pelo caminho? [34] Mas eles se calaram, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles era o maior”.

1.1  Ser líder cristão, diferente do mundo, não diz “eu faço” e sim “faz em mim Senhor segundo a tua vontade”. Lc 1.38
Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua vontade. E o anjo ausentou-se dela.

1.2  Ser líder cristão, diferente do mundo, não é está acima dos liderados, mas no meio deles. At 1.15
Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte [...]”.

1.3  Ser líder cristão, diferente do mundo, não é unilateral, mas de cooperação mútua. Rm 14.19
“Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua”.

2.    A LIDERANÇA DO MUNDO É SERVIDA PELOS LIDERADOS, A LIDERANÇA CRISTÃ DEVE SERVI-LOS. V. 35
“E ele, sentando-se, chamou os doze e lhes disse: se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos”.

2.1  O líder cristão precisa servir e não ser servido, pois Cristo nosso maior exemplo fez isso. Mc 10.45
“Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

2.2  O líder cristão precisa servir e não ser servido, pois deve ser exemplo para outros servos. I Pe 5.1-3
[1] Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: [2] Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; [3] nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho”.

2.3  O líder cristão precisa servir e não ser servido, pois o seu chamado é para servir. I Co 1.1
“Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes”.

3.     A LIDERANÇA DO MUNDO MENOSPREZA AS PEQUENAS COISAS, A LIDERANÇA CRISTÃ APRENDE NAS PEQUENAS COISAS. V.36-37
[36] Então tomou uma criança, pô-la no meio deles e, abraçando-a, disse-lhes: [37] Qualquer que em meu nome receber uma destas crianças, a mim me recebe; e qualquer que me recebe a mim, recebe não a mim mas àquele que me enviou”.

3.1  A liderança cristã aprende nas coisas pequenas, pois Deus escolheu as coisas pequenas. I Co 1.26-28
[26] Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. [27] Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são”.

3.2  A liderança cristã aprende nas coisas pequenas, pois Deus é glorificado nas coisas pequenas. I Co 1.29-31
[29] para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. [30] Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; [31] para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre o modelo de liderança que o mundo tem espelhado e o modelo de líderes que Cristo deseja para o seu povo. Vimos que: 1. A LIDERANÇA DO MUNDO BUSCA SER MAIOR QUE OS LIDERADOS, A LIDERANÇA CRISTÃ DEVE SE COMPORTAR COMO SE FOSSE O MENOR; 2. A LIDERANÇA DO MUNDO É SERVIDA PELOS LIDERADOS, A LIDERANÇA CRISTÃ DEVE SERVI-LOS; 3. A LIDERANÇA DO MUNDO MENOSPREZA AS PEQUENAS COISAS, A LIDERANÇA CRISTÃ APRENDE NAS PEQUENAS COISAS. Que tipo de líder você tem sido? Lembre que um bom liderado, geralmente será um líder excelente, mas um liderado que seja insubmisso será um líder ditador. Que Deus esteja abençoando a cada um de nós.


Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário