Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.14-29

Veredas da Justiça: Sermões que edificam

TEXTO: MARCOS 9.14-29
[14] Quando chegaram aonde estavam os discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas a discutirem com eles. [15] E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam. [16] Perguntou ele aos escribas: Que é que discutis com eles? [17] Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; [18] e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. [19] Ao que Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos hei de suportar? Trazei-mo. [20] Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando. [21] E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância; [22] e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. [23] Ao que lhe disse Jesus: Se podes!-tudo é possível ao que crê. [24] Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade. [25] E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. [26] E ele, gritando, e agitando-o muito, saiu; e ficou o menino como morto, de modo que a maior parte dizia: Morreu. [27] Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé. [28] E quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos nós expulsá-lo? [29] Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração [e jejum.]

INTRODUÇÃO
As pessoas possuem atitudes diversas para os acontecimentos, existem pessoas que surtam quando acontece alguma contrariedade, outros ficam sem palavras, alguns choram, roem unhas, o certo é que atitudes diversas acontecem de acordo com os acontecimentos e as pessoas que passam por eles. Este texto aconteceu depois da transfiguração e demonstram as diversas reações à Cristo, vamos examinar algumas atitudes e buscarmos aplicar isto na vida pratica, faremos isto baseados baseado no tema abaixo.

TEMA: ATITUDES QUE PODEMOS PRESENCIAR NESTE TEXTO

1.    A ATITUDE DAS PESSOAS PRESENTES ALI. V.14, 15, 16, 20a, 22b, 24, 28-29

1.1   Alguns (escribas) estavam próximos a Cristo, mas apenas para tentar prejudicar a obra Dele. V.14
“Quando chegaram aonde estavam os discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas a discutirem com eles”.

1.2   Alguns (multidão) estavam próximos a Cristo e levavam outros para próximo Dele. V.15,16, 20a
“[15] E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam. [16] Perguntou ele aos escribas: Que é que discutis com eles? [20] Então lho trouxeram [...]”.

1.3   Alguns estavam próximos a Cristo como a sua última esperança de livramento. V.22a, 24
“[22] [...] mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. [24] Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade”.

1.4  Alguns (discípulos) estavam próximos a Cristo para aprender Dele, até mesmo buscando uma explicação para aparentes frustrações. V.28-29
“[28] E quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos nós expulsá-lo? [29] Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração [e jejum.]”

2.    A ATITUDE DA FORÇA DO MAL. V.17-18; 20b, 22a

2.1  O mal deseja destruir as pessoas e se empenha em buscar fazer isto. V.17-18, 22a
“[17] Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; [18] e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. [22] e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir [...]”.

2.2   O mal somente não se sustenta na presença do Senhor Jesus Cristo. V.20b
“[...] e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando”.

3.    A ATITUDE DO SENHOR JESUS CRISTO. V.19, 21, 23, 25, 26, 27

3.1   Jesus age repreendendo a incredulidade das pessoas. V.19
“Ao que Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos hei de suportar? Trazei-mo”.

3.2   Jesus age convidando o homem a falar para ele sobre os seus problemas. V.21
“E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância”

3.3   Jesus age convidando a homem a depositar sua fé Nele. V.23
“Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê”.

3.4   Jesus age libertando pessoas das forças do mal e restaurando-as. V.25-27
[25] E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. [26] E ele, gritando, e agitando-o muito, saiu; e ficou o menino como morto, de modo que a maior parte dizia: Morreu. [27] Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé.

CONCLUSÃO
          Examinamos algumas atitudes presentes neste texto que foram: A ATITUDE DAS PESSOAS PRESENTES AL; A ATITUDE DA FORÇA DO MAL e; A ATITUDE DA FORÇA DO MAL. Qual a atitude que você quer tomar com relação a Cristo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário