Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.38-41

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 9.38-41
[38] Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia. [39] Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; [40] pois quem não é contra nós, é por nós. [41] Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

INTRODUÇÃO
Amados, há uma determinação que ninguém pode realizar determinadas atividades sem a devida qualificação, algumas pessoas que seguem Jesus também algumas vezes querem impor isso, ou seja, para ser de Cristo é preciso ser da minha igreja e fazer da forma que eu faço. Marcos nesta passagem registra mais uma admoestação de Jesus aos discípulos, primeiro brigavam por posição e status (Mc 9.33-37), desta feita eles queriam proibir um seguidor de Jesus, porque não andava com eles. Jesus ensina a eles algumas verdades sobre seu discípulo, que serão vistas a seguir, sob o tema abaixo.

TEMA: VERDADES QUE APRENDEMOS NESTA PASSAGEM SOBRE OS DISCIPULOS DE CRISTO

1.   OS DISCÍPULOS DE CRISTO NÃO DEVEM SER EXCLUSIVISTAS. V.38-39a
“[38] Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia. [39] Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais [...]”.

1.1  Ele age como Ele quer e onde quiser. Jo 3.8
“O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

1.2  Ele age usando pessoas improváveis. I Co 1.26-30
[26] Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. [27] Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; [29] para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. [30] Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”.

2.   OS DISCÍPULOS DE CRISTO NÃO PODEM AGIR COMO CRISTÃOS E LOGO APÓS COMO ANTI-CRISTÃOS. V.39b-40
“[...] porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; [40] pois quem não é contra nós, é por nós”.

2.1  O cristão deve falar do que Ele está vivendo. V.39b; Tg 2.12
“[...] porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim”.
Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.

2.2  O cristão deve trabalhar a favor e não contra o reino de Deus. v.40
Pois quem não é contra nós, é por nós”.

3.   OS DISCÍPULOS DE CRISTO DEVEM SERVIR A OUTROS QUE TAMBÉM SERVEM AO SENHOR. V.41
“Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa”.

3.1  O serviço cristão se estende até as menores coisas. V.41a
“Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo [...]”

3.2  O serviço cristão receberá recompensa de Deus. V.41b
“[...] em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem trouxe algumas verdades ensinadas por Jesus aos seus discípulos que foram 1. OS DISCÍPULOS DE CRISTO NÃO DEVEM SER EXCLUSIVISTAS. V.38-39a; 2. OS DISCÍPULOS DE CRISTO NÃO PODEM AGIR COMO CRISTÃOS E LOGO APÓS COMO ANTI-CRISTÃOS. V.39b-40; 3. OS DISCÍPULOS DE CRISTO DEVEM SERVIR A OUTROS QUE TAMBÉM SERVEM AO SENHOR. V.41. Como estamos servindo a Cristo, achando que Ele só age se for em nós? Como tem sido nossa vida pregamos o que vivemos? Servimos uns aos outros? Se estivermos em dúvidas, peçamos a Cristo que Ele nos dê condições de servirmos a Ele e ao nosso próximo. Amém!

Um comentário: