Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.9-13

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

MARCOS 9.9-13
[9] Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos. [10] E eles guardaram o caso em segredo, indagando entre si o que seria o ressurgir dentre os mortos. [11] Então lhe perguntaram: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? [12] Respondeu-lhes Jesus: Na verdade Elias havia de vir primeiro, a restaurar todas as coisas; e como é que está escrito acerca do Filho do homem que ele deva padecer muito e ser aviltado? [13] Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo quanto quiseram, como dele está escrito.

INTRODUÇÃO
Muitas vezes somos colocados diante de situações que precisamos dar uma resposta, pedir orientação sobre algo e mesmo esperar a explicação daquilo que perguntamos. Porém, necessitamos ter paciência para não fazermos as coisas na hora errada, com a pessoa inadequada e nem recebermos uma resposta aquém da que de fato precisamos. Por isso devemos tomar cuidado com nossas declarações, perguntas e respostas. Pois, sempre somos desafiados a tal coisa. O que você tem feito quando é desafiado a falar, perguntar ou esperar respostas?
Esta passagem trata do pós transfiguração, na qual os discípulos depois de virem Cristo transfigurado (em estado de glória) e agora recebem o desafio para não dizer a ninguém por enquanto, até que Cristo ressurgisse dos mortos (v.9), nesta parte Jesus não estava impedindo eles de dizer a verdade, mas dizê-la na época oportuna. Pode-se também ver que os discípulos também tinham dúvidas sobre a ressurreição, eles como judeus criam que os mortos ressurgiriam no final da história (Jo 11.24), quando Cristo falou que iria ressurgir dentre os mortos eles com duvidas foram perguntar. Eles ouviam os escribas falarem da vinda de Elias, os escribas criam que Elias vinha literalmente, Jesus explicou que Elias prefigurou outro profeta da atualidade chamado de João Batista, pois como Elias sofreu com Jezabel e Acabe (I Rs 19.1-10), João sofreu nas mãos de Herodes e Herodias (Mc 6.14-29). Este texto tem sido deturpado por religiões reencarnacionistas para dizer que João era Elias Reencarnado, mas quando este trecho aconteceu João e Elias estavam mortos, o que já neutraliza a tal doutrina. João Batista tinha o ministério semelhante ao de Elias, no combate ao pecado, no chamado ao arrependimento e vida com Deus em santidade e o Filho de Deus, Jesus, passaria pelo mesmo destino. Neste instante não iremos detalhar teologicamente sobre a vinda de Elias, mas fazer uma analise sobre algumas questões relacionadas a hora certa de falar, perguntar e receber as respostas, para tal extrairemos algumas lições baseadas no tema abaixo

TEMA: LIÇOES EXTRAÍDAS NESTE TEXTO PARA A VIDA CRISTÃ

1.    DEVE-SE DIZER A VERDADE NA HORA CERTA. V.9
“Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos”.

1.1  A palavra dita na época certa e da forma certa se torna agradável. Pv 15.23; Pv 25.11
“O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!” (Pv 15.23). “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Pv.25.11).

1.2  A palavra dita na hora certa e da forma certa traz resultados satisfatórios para a pessoa. Pv 15.1; Pv 12.25
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv15.1). “A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra” (Pv 12.25).

1.3  A palavra dita na hora certa e da forma certa glorificam a Deus. I Co 10.31
 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”.

2.    DEVE-SE PERGUNTAR SOBRE A VERDADE PARA PESSOA CERTA. V.10-11
[10] E eles guardaram o caso em segredo, indagando entre si o que seria o ressurgir dentre os mortos. [11] Então lhe perguntaram: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?”

2.1  A maneira certa para nos orientarmos sobre as questões de fé é Cristo pelas Escrituras, pois Ele se revela a nós nas Escrituras. Rm 16.25-26
[25] Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, [26] mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé”.

2.2  A maneira certa para nos orientarmos em questão de fé é Cristo pelas orações, pois Ele nos responde as orações e nos instrui. Sl 32.6-8
[6] Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão. [7] Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas. [8] Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista.

2.3  A maneira certa de nos orientarmos em questão de fé é Cristo por meio da sua igreja, pois Ele deu dons e ministérios para o aperfeiçoamento dos santos. Ef 4.7-13
[7] Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. [8] Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. [9] Ora, ele subiu que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? [10] Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. [11] E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, [12] tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; [13] até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;

3.    DEVE-SE ESPERAR A EXPLICAÇÃO CORRETA SOBRE A COISA CERTA. V.12-13
“[12] Respondeu-lhes Jesus: Na verdade Elias havia de vir primeiro, a restaurar todas as coisas; e como é que está escrito acerca do Filho do homem que ele deva padecer muito e ser aviltado? [13] Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo quanto quiseram, como dele está escrito”.

3.1  A resposta correta nem sempre é a primeira que aparece para nós. Jr 29.8-10
[8] Pois assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhadores; nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que vós sonhais; [9] porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor. [10] Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.

3.2  A resposta correta nem sempre é a mais agradável para o nosso coração. Jr 17.9
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”

3.3  A resposta correta sempre é a que vem de Cristo, mesmo que aos olhos e ouvidos humanos pareça loucura.
[14] Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. [15] Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. [16] Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (I Co 2.14-16).
[18] Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. [19] porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos. [20] Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? [21] Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem” (I Co 1.18-21)

CONCLUSÃO
Esta mensagem teve o intuito de extrair algumas lições deste texto que foram: 1. DEVE-SE DIZER A VERDADE NA HORA CERTA. V.9; 2. DEVE-SE PERGUNTAR SOBRE A VERDADE PARA PESSOA CERTA. V.10-11; 3. DEVE-SE ESPERAR A EXPLICAÇÃO CORRETA SOBRE A COISA CERTA. V.12-13. Quando você vai falar, você pensa no que vai falar? Você se aconselha com qualquer um ou espera alguém da sua confiança? Quando vem respostas para os seus questionamentos, você aguarda a resposta certa ou prefere uma que agrade o seu coração? Há alguém que se importa com sua vida com suas dúvidas e questionamentos, você pode conversar com Ele à vontade, ele tem sempre a melhor resposta para a sua vida. Entregue-se aos cuidados Dele. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva

Um comentário: