Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM JOÃO 6.66-71

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 6.66-71
[66] À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. [67] Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? [68] Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; [69] e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. [70] Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo. [71] Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze”.

INTRODUÇÃO
A palavra discípulo vem do grego martetés e significa aprendiz, ajudante, isto seria alguém que acompanha um mestre a fim de aprender com os seus ensinos: Os mestres daquela época ensinam seu aluno em três estágios: Primeiro: Eu faço e você olha; Segundo: Fazemos juntos; Terceiro: Você faz e eu olho. Os mestres da época agiam assim e Jesus como o era um, fazia assim também.
O evangelho de João foi Escrito por João, o apóstolo, o contexto imediato deste acontecimento foi a multiplicação de pães (Jo 6.1-13), Cristo queria por meio daquele milagre, apresentar-se a si mesmo como o Pão da vida (Jo 6.35), mas alguns que o estavam seguindo por causa dos milagres (Jo 6.14-15), não gostaram dos seus discursos repreendendo sua falta de fé e se afastaram Dele (Jo 6.26-27). Foi dito a Jesus que seu discurso estava sendo muito duro (Jo 6.60) e Cristo disse que se alguém quisesse deixar de seguí-lo poderia fazer (Jo 6.67), a resposta foi diferente dos primeiros que se afastaram Dele, pois alguns ficaram com Ele (Jo 6.68-69). Como é ser discípulo de Jesus? Será que de fato o somos? Sobre este assunto quero trabalhar baseado no tema a seguir.

TEMA: VOCÊ É DISCIPULO DE JESUS?

1.     EXISTEM DISCÍPULOS NOMINAIS QUE NÃO O SEGUEM NA PRÁTICA. V.66, 70, 71

1.1   Há os que não suportam ser confrontados com a verdade e se esvaem. V.66
“À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele”.

1.2   Há os que permanecem no meio, mas não são de Cristo. V.70,71
“[70] Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo. [71] Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze”.

2.     EXISTE UM DESAFIO DE JESUS PARA QUEM QUER SER SEU DISCÍPULO. V.67
“Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?”

2.1   O desafio de Cristo para quem quer seguí-lo é que permaneça Nele. Jo 8.31
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos”

2.2    O desafio de cristo para quem deseja seguí-lo é que renuncie sua própria vontade para ser discípulo autêntico. Lc 9.23
“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

2.3    O desafio de Cristo para quem deseja seguí-lo é que abandone o pecado. I Jo 3.6
“Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu”.

3.     EXISTEM DISCÍPULOS QUE O SEGUEM VERDADEIRAMENTE. V.68, 69

3.1   Esses reconhecem que precisam de Cristo. V.68
“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”.

3.2   Esses crêem em Jesus e buscam ter intimidade com Ele. V.69
“E nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou sobre o tema: Você é discípulo de Jesus? Foram dirimidos os pontos: 1. EXISTEM DISCÍPULOS NOMINAIS QUE NÃO O SEGUEM NA PRÁTICA; 2. EXISTE UM DESAFIO DE JESUS PARA QUEM QUER SEGUÍ-LO e; 3. EXISTEM DISCÍPULOS QUE O SEGUEM VERDADEIRAMENTE.  A pergunta do início (Você é discípulo de Jesus?) deve ser respondida agora no seu íntimo. Se a sua resposta é sim, o nosso incentivo é que busque a cada dia se fortalecer no Senhor com oração, Bíblia e Igreja. Se, porventura, você não tem certeza de ser discípulo de Cristo, o convite do Senhor na sua Palavra é voltar-se para o Senhor porque Ele é rico em perdoar. Amém!

Autor: veronilton Paz da Silva

2 comentários: