Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 9.30-33

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam (Radio já)

TEXTO: MARCOS 9.30-33
[30] Depois, tendo partido dali, passavam pela Galiléia, e ele não queria que ninguém o soubesse; [31] porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá. [32] Mas eles não entendiam esta palavra, e temiam interrogá-lo.

INTRODUÇÃO
A Palavra ensino vem do grego “Didaquê” que significa doutrina, ensinamento e tinha a missão de preparar pessoas para o seguimento cristão. Este evangelho foi escrito por Marcos e ele traz algumas verdades como: Jesus é o aguardado Messias; Jesus se revelou de modo especial aos doze; Ele é o Rei; Servo. Nesta parte traz o ensinamento de Jesus que vem trazer por meio dela o conhecimento do Reino de Deus, sobre o ensino de Jesus desejamos falar baseados no tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O ENSINAMENTO DE JESUS.

1.     ENSINAVA SOMENTE AOS QUE LHE PERTENCIAM. V.30
“Depois, tendo partido dali, passavam pela Galiléia, e ele não queria que ninguém o soubesse”.

1.1   Ele abre o entendimento dos seus servos para compreender as Escrituras. Lc 24.44-45
[44] Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. [45] Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”.

1.2   Ele inclina o coração dos seus servos para cumprir as escrituras. Sl 139.36
“Inclina o meu coração para os teus testemunhos, e não para a cobiça”.

1.3   Ele Corrige a vida dos servos para que vivam às Escrituras. Dt 8.1-6
[1] Todos os mandamentos que hoje eu vos ordeno cuidareis de observar, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, com juramento, prometeu a vossos pais. [2] E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. [3] Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem. [4] Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé, nestes quarenta anos. [5] Saberás, pois, no teu coração que, como um homem corrige a seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus. [6] E guardarás os mandamentos de Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para o temeres”.

2.     ENSINAVA SOBRE A SUA OBRA EM FAVOR DO SEU POVO. V.31
“Porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá”.

2.1   Cristo ensinava sobre sua morte para que seus servos entendessem que o seu sofrimento era que fossemos justificados. II Co 5.21
“Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus”.

2.2   Cristo ensinava sobre sua ressurreição para que seus servos tivessem esperança Nele. I Ts 4.13-14
[13] Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.

3.     ENSINAVA COISAS QUE O HOMEM NATURAL NÃO ENTENDIA. V.32
“Mas eles não entendiam esta palavra, e temiam interrogá-lo”.

3.1   As coisas de Deus para o homem natural eram loucura. I Co 2.14
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

3.2   As coisas de Deus para o homem natural são inacreditáveis. I Co 1.21
“Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem”.

CONCLUSÃO
Sobre o ensinamento de Jesus vimos que: ENSINAVA SOMENTE AOS QUE LHE PERTENCIAM; ENSINAVA SOBRE A SUA OBRA EM FAVOR DO SEU POVO; ENSINAVA COISAS QUE O HOMEM NATURAL NÃO ENTENDIA. Como você reage aos ensinamentos de Cristo? Você os aceita ou rejeita? Obedece a eles? Se você não obedece, não os aceita, mas rejeita-os.

Autor: Pb. Missº Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário