Total de visualizações de página

sábado, 7 de novembro de 2015

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS 22

INTRODUÇÃO
Mateus aqui continua esta sua narrativa sobre o reino de Deus e aqui ele traz este reino como uma chamado, no grego “voccatis” para o ser humano, este chamado tem algumas implicações para a nossa vida, iremos trabalhar este assunto continuando o tema do livro e trataremos sobre este chamado a seguir.

TEMA: A REVELAÇÃO DO MESSIAS E SEU PAPEL NO REINO DE DEUS (CONTINUAÇÃO)

1.     JESUS APRESENTA O REINO DE DEUS COMO UM CHAMADO GRATUITO PARA A VIDA ETERNA. V.1-14

a)     O autor do livro diz que de _______, entrou ______ a falar por _________, dizendo que o _____ dos _____ é semelhante a um _______ que celebrou as ______ do seu ______. Ele disse mais que Ele _______ os seus ______ a chamar os _______ para as ______, mas estes não ________ vir. O evangelista continua dizendo que ________ ainda outros _______, com esta ________: ______ aos _________: Eis que já ___________ o meu ________; os meus ______ e ________ já foram _________, e tudo está ________, vinde para as ________. Nestes primeiros versículos vamos buscar entender o que esta parte da parábola está nos transmitindo, vejamos que Ele diz que o rei preparou uma festa e convidou pessoas. Veremos algumas verdades nesta passagem: A primeira verdade vista é que salvação é um dom gratuito de Deus, foi o rei que celebrou as bodas, isto significa dizer que é não obras nem merecimento que Ele salva, mas Ele mesmo é quem prepara esta salvação de graça para o homem (v.1-2); a segunda verdade examinada aqui é que Ele envia os seus servos para participar da sua festa (salvação), assim quando você ver alguém convidando você para ouvir a Palavra de Deus, é Deus te chamando para a sua festa com Jesus (salvação) (v.3); a terceira verdade extraída é que a ordem de Deus para quem desejar participar da sua festa no céu é que precisa se aproximar Dele (v.4). Você quer ir festejar a salvação com Jesus nos céus? Então, você precisa receber ao Filho de Deus, Jesus, em teu coração (V.1-4).

b)      Mateus continua narrando que ______, porém, nem se ________ e se foram, um para o seu _______, outro para o seu _______. E os outros, ________os ________, os ___________ e ___________. Ele disse que o _____ ficou _______ e, __________ as suas ________, exterminou aqueles _________e lhes ___________ a cidade. Continuando disse que o rei disse aos seus ______: está pronta a _______, mas os __________ não eram ________. A pior coisa que pode acontecer ao ser humano é ele rejeitar o convite de salvação oferecido por Deus, eles fizeram isto ao não aceitar ir para a festa do rei que simbolizava a salvação por meio de Cristo.Aqui vamos analisar algumas lições neste versículo: 1. A salvação é de graça, mas a responsabilidade de receber é do ser humano (v.5-6); 2. A salvação é uma realidade, mas o juízo de Deus também, o rei que simbolizava Deus foi naquela cidade e exterminou aqueles homens perversos e Ele lançará no inferno todos os que rejeitam sua salvação (v.7); 3. Deus já preparou a salvação para o homem, mas o homem só será digno dela se deixar de lado os desejos da carne, prazeres do pecado se entregar a Cristo (v.8). Fique atento, da forma que existe a salvação eterna no céu, também existe a condenação eterna no fogo eterno chamado inferno! (V.5-8).

c)     Ele segue a narrativa dizendo que ele disse _______, pois, para as ____________ dos _______ e convidai para as ________ a quantos _____________. Saindo aqueles ________pelas _________, reuniram ________ os que __________, ______, _______; e a sala do __________ ficou repleta de __________. Entrando, porém, o _____ para ver os que _______à ______, notou ali um ______que não trazia ________ nupcial, ele perguntou como ele havia _______ ali sem veste _______ e o homem ________. Ordenou o rei que aos ________: Amarrai-o de ____ e _____ e lançai-o para ______, nas ______; ali haverá ______ e ______ de ________. Depois daquele rei ter sua festa rejeitada, agora ofertada para pessoas que não poderiam recompensar o rei e eles precisavam ter só as vestes apropriadas para entrar na festa. Pode-se aqui extrair alguns ensinos, tais como: Primeiro, a salvação não é para quem se julga o melhor, mas para os que humildemente aceitam o convite gracioso do rei (Deus) dependendo somente Dele (v.9-10); Segundo, o convite do rei (Deus) não é para ser aceito de todo jeito, muitos pensam que pelo fato de fazer parte de uma igreja já serão salvos, um homem ali não estava com veste apropriada, isto indica santidade, aquele homem queria ser cristão de qualquer jeito e nós não podemos viver assim, mas fugir do pecado (v.11-12); Terceiro, aquele que vive com vestes inapropriadas (vida de pecado) será lançado no inferno, onde haverá sofrimento eterno sem volta. Deus lança o convite, mas quem tem a necessidade de aceitar o seu convite é o homem. (V.9-13).

d)     Ele finaliza dizendo que ________ são ___________, mas poucos, ________. O que Ele quer nos ensinar aqui? Vamos analisar as palavras de Jesus para verificarmos o que Jesus quer nos ensinar aqui, isto faremos extraindo algumas verdades do texto: Primeira, este versículo diz que muitos são chamados, e esta palavra destacada no grego vem de “vocatis” que quer dizer voz, som, pregação, assim verificamos que aqui Jesus ensina que Muitas pessoas ouvirão a pregação do evangelho que deve ser pregada para toda a criatura (Mc 16.15), ou seja é a pregação que chama o pecador ao arrependimento; Segunda, este versículo diz que poucos são escolhidos, a palavra escolhido no grego é “ex-ellegon” e indica um convite interno no coração do ser humano, ou seja, seria a pregação que entrou e tocou no coração do pecador pelo Espírito Santo. Lembre que o mais importante não é ouvir, mas ser tocado pelo Espírito Santo para a salvação; Terceira, muitos irão ouvir a Palavra de Deus, mas somente poucos serão salvos, pois no mundo a porta é larga e o caminho espaçoso oferecendo facilidades; Jesus oferece a porta estreita e o caminho apertado; O detalhe é que a porta larga e caminho espaçoso que parecem bons conduzem à perdição e a porta estreita e o caminho apertado que parecem espinhosos conduzem à salvação (Mt 7.13-14). Você apenas ouve a Palavra ou ela já entrou no seu coração (V.14).

2.     JESUS APRESENTA O REINO DE DEUS COMO UM CHAMADO PARA UMA VIDA CORRETA AQUI NO MUNDO. V.15-22

a)     Mateus continua sua narrativa, ele disse que retirando-se os ____________, consultaram entre si como o _____________ em alguma _________. Eles (os fariseus) enviaram-lhe ____________, juntamente com os ______________ para dizer-lhe: ________, sabemos que és __________ e que __________ o caminho de _______, de acordo com a _________ sem te _______________ com quem quer que ________. Porque não _____ olhas a _____________ dos ___________. Dize-nos, pois: Que te ________? É _______ pagar ________ a ______ ou ______? Jesus, porém, _____________ a ___________, respondeu: Porque me _____________ ______________? Nesta parte tratando sobre a vida social que se deve ter alguém que vive no reino de Deus, ele apresenta aqui algumas atitudes negativas de alguns que diziam fazer parte do reino de Deus, podemos aprender algumas verdades aqui, tais como: Primeira, os fariseus e herodianos viviam tentando prejudicar Jesus, atrapalhar seus planos, ou seja, eles eram pessoas contra Cristo e não gostavam da sua obra, semelhante a eles, alguns tentam atrapalhar a obra de Deus, um servo de Deus não pode fazer isto (V.15); Segunda, Eles disseram que criam em Jesus,mas eles estavam falando da boca para fora, no seu interior eles não criam em Cristo verdadeiramente e queriam o experimentar sobre a questão dos impostos, o servo de Deus não pode ter esta atitude, mas suas palavras devem corresponder ao que está em seu coração (V.16-17); Terceira, Jesus sabia que eles estavam sendo hipócritas, Ele conhece toda a nossa vida e os propósitos do nosso coração, não adianta tentar se esconder da presença de Deus, Jesus conhece o interior de cada um, os nossos corações estão desnudos na sua presença. (v.18). Como você reage com relação à Cristo? Estes homens reagiram totalmente contrários a Ele e você o que fará? (V.15-18).

b)     Jesus disse a Eles __________ a __________ do ___________. Ele perguntou: De quem é esta __________ e ___________? Eles responderam que era de __________. Ele, então mandou dá a __________ o que é de __________ e a __________ o que é __________. Eles ________ isto, se admiraram e, ___________, foram-se. Jesus aqui trata da vida cristã como uma vivência total, Podemos aprender aqui algumas lições, explicadas a seguir: Primeira, tudo que fazemos serve para a glória de Deus até apagar impostos (V.19-22a); Segunda, outra parte mais interessante é a religiosa, ser só um cidadão exemplar que cumpre com suas obrigações e paga seus impostos não serve, precisa também dá a devida parte da sua vida ao Deus que lhe sustenta para viver (v.22b). Você faz tudo para honrar a este Deus? Reserva tempo para Deus (V.19-22).

3.     JESUS APRESENTA O REINO DE DEUS COMO UM CHAMADO PARA UMA VIDA FELIZ NÃO APENAS AQUI, MAS TAMBÉM APÓS A MORTE. V.23-33

a)     Ele continua que ______________ Dele alguns ____________, que dizem não haver ___________ e lhe fizeram uma suposição baseado em _________ que disse que se ___________ morrer, não tendo ________seu irmão ________ com a _______e suscitará ___________ ao _____________. A suposição foi que havia entre ______ sete __________. O ________, tendo _________, morreu, e tendo deixado ___________, deixou sua ________ a seu __________; o mesmo sucedeu com o ___________, com o ___________, até o ___________; depois de todos eles morreu também a ___________. Portanto, na __________ de qual dos sete será ela _________? Porque _______ a desposaram. Eles na verdade tinham um conceito errado sobre a ressurreição, eles não pensavam em uma ressurreição final para viver eternamente e louvar ao Senhor, a sua vida estava presa somente as coisas daqui que quando falavam de questões religiosas, eles colocavam as questões físicas, não entendiam que está com Cristo na ressurreição é superior a qualquer coisa já vista, nós não podemos focar as coisas daqui como prioridade, mas as coisas do céu, eles não quiseram saber as glórias que existem no céu, mas saber sobre casamento, porque sua prioridade era este mundo (V.23-28).

b)     Jesus respondeu a eles dizendo: _________, não __________ as _____________nem o __________ de Deus. Ele continuou dizendo que na ____________, nem se _______, nem se dão em ____________; são como os ________ no __________. Aqui Jesus mesmo sabendo que aqueles homens não criam em ressurreição, mas respondeu a sua pergunta sobre ressurreição, a resposta de Cristo teve alguns aplicações, vejamos elas: Primeiro, aqueles erravam porque não buscavam conhecer as Escrituras; Segundo, Aqueles homens também desconheciam o poder de Deus; Terceiro, aqueles homens não compreendiam o céu porque sua mente estava cheia das coisas passageiras daqui . Como você tem encarado as questões do reino? (V.29-30).

c)     Agora Jesus trata sobre outro tema que é __________ dos ________ e Deus declarou: Eu _______ o Deus de ____________, o Deus de ___________e o Deus de ________? Ele continua dizendo que Ele não é ________ de __________, e sim de __________. Conclui dizendo que __________ as ___________, se maravilharam da sua ______________. Aqui nesta passagem podemos extrair alguns ensinamentos, como: Primeiro, Jesus apresenta  Deus como um Deus imutável que não era, será, mas é o Deus atual de Abraão, Isaque e Jacó, sendo nosso também; Segunda, Deus é Deus de vivos porque quem morre com Cristo vivo está para sempre, aqui anula-se a doutrina do sono da alma; Terceiro, a doutrina de Cristo deixa-nos maravilhados, pois Ele é maravilhoso, seus ensinos são santos, sábios e verdadeiros. Como você tem encarado a realidade do Senhor e da ressurreição dos mortos? Você tem medo da morte? Se você entregar tua vida a Cristo, viverás para sempre (V.31-32).

4.     JESUS APRESENTA O REINO DE DEUS COMO UM CHAMADO PARA UMA VIDA DE AMOR. V.34-40

a)     Mateus continua a sua narrativa dizendo que os ___________, sabendo que ______ fizera calar os __________, reuniram-se em _________. E um deles ____________da _______, experimentando-o lhe perguntou: ________, qual é o grande ___________ na _______? Aqueles homens queriam sempre experimentando se Jesus tinha conhecimento da Lei de Deus, tudo que eles faziam era tentar provar Jesus para colocá-lo em situação difícil, eles tinham ódio de Jesus por isso eles faziam tal coisa, nestes textos podemos examinar algumas coisas que nos explicam porque eles ficaram com ódio do mestre: Primeira, eles ficaram com ódio porque os inimigos de Cristo que antes foram tentar prová-lo foram vencidos por Cristo, que eram os saduceus (v.34); Segunda, eles queriam novamente experimentá-lo para o humilhar diante das pessoas, pois era a idéia deles quando experimentavam uma pessoa (v.35); Terceira, queriam utilizar a Lei, pois eles achavam que ninguém do povo conhecia a Lei, só eles e assim eles utilizaram uma pergunta que eles achavam que Jesus não saberia sobre o grande mandamento da Lei (v.36). Aqueles homens eram pessoas que só pensavam em si e o amor não busca os seus próprios interesses, mas o interesse das pessoas, na sua falta de amor eles utilizavam a Lei não para levar as pessoas para Deus e sim para puni-las. Você tem amor pelas pessoas? (V.34-36).

b)     Mateus narra a resposta de Jesus e Ele citou a Lei que diz: _________o ____________ teu __________, de todo o teu _________, de toda a tua __________ e de todo o teu ____________. Ele disse que ______ é o _________ e ___________ mandamento. O ____________, semelhante a este é: ___________ o teu ___________ como a ___ mesmo. A resposta de Jesus é um resumo dos dez mandamentos que tratam do amor a Deus e ao próximo (Ex 20.1-17), quando Jesus citou este resumo dos dez mandamentos, Ele estava ensinando algumas verdades, tais como: Primeira, Deus deve ocupar a prioridade principal em nosso coração (v.37); Segunda, precisamos amar a nós mesmos, não podemos ser arrogantes e nem comiseradores que se auto declaram como imprestáveis (v.38); Terceiro, devemos amar o outro como gostaríamos de ser amados, tratá-lo como queria que os outros agissem conosco (v.39). Como você age com relação a Deus, você o ama? E com relação a si mesmo? E com relação ao próximo? (V.37-39).

c)     Jesus termina dizendo que destes dois _____________ dependem toda a _______ e os ____________ Toda a Escritura foi um ato de amor divino e escrita para gerar amor nos corações dos homens, sendo assim, obediência só serve para Deus se for baseada no amor, se a lei for usada com o intuito de humilhar, destruir ou vingar-se, ela não serve para Deus (V.40).

5.     JESUS APRESENTA O REINO DE DEUS COMO UM CHAMADO PARA UMA VIDA SOBRE O SENHORIO DELE. V.41-46

a)     Jesus fez algumas perguntas aos ___________. Ele perguntou: Que ____________ vós do ___________? De quem Ele é __________, Eles responderam: _____ ________. Aqueles homens conheciam a Lei que dizia vir o Cristo da linhagem de Davi, mas eles não entendiam algumas coisas com relação ao Messias, como a verdade que Ele viria humilde, também não entendiam que Davi foi uma tipologia de Cristo, quando disse que Ele era Filho de Davi, estava dizendo que Ele seria Rei, Sacerdote e profeta, pois Davi exerceu em alguma ocasião estes três ofícios e a palavra Cristo tinha a idéia de ungido, quem eram ungidos eram estes três ofícios (v.41-42).

b)     Jesus então pergunta como pois _______, pelo __________, chama-lhe __________, ele cita o texto dos salmos que diz: Disse o ___________ ao meu ___________: Assenta-te à minha ___________, até que eu ________ os teus _______________ debaixo dos teus ___________? Ele então arremata mais uma pergunta: Se _______, pois, lhe chama _________, como é Ele seu __________? O autor conclui dizendo que ___________ lhe __________ responder ___________, nem ousou alguém, a partir daquele _______, fazer-lhe _________ Nesta passagem Ele trata sobre como aqueles homens eram limitados no conhecimento de Cristo, eles apenas leram que Cristo era filho de Davi, esqueceram de ler que Ele também era seu Senhor, Cristo era da linhagem de Davi, pois seus pais eram da família de Davi, mas Ele foi gerado pelo Espírito Santo e já existia antes de nós, assim Ele veio como homens aqui nascendo de pessoas da linhagem de Davi, mas Ele já existia no céu. Você já o tem como Senhor? (V.43-46)

CONCLUSÃO

Concluindo esta mensagem, perguntamos se você ouviu o chamado de Deus para sua vida? Como você Irá reagir a este chamado? E como ficará sua vida depois deste chamado? Pense, reflita e receba este chamado de Deus pela fé. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário