Total de visualizações de página

sábado, 18 de janeiro de 2014


ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS 5

INTRODUÇÃO:
          Aqui neste trecho iniciou-se a mensagem mais comprida de Jesus chamada de “Sermão do Monte”. Nesta mensagem Jesus trata sobre vários aspectos da vida cristã, os quais nós não poderemos viver sem eles, se de fato somos cristãos. Você é cristão/cristã? Vamos fazer a prova dos noves através desta mensagem, baseados no capitulo 5 de Mateus.

TEMA: O SERMÃO DO MONTE: LIÇÕES PARA UMA VIDA CRISTÃ AUTENTICA

1.       COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA BEM AVENTURADA (FELIZ)? 5.1-12
a)       A felicidade consiste em ser ____________ de ______________, ou seja, ter _________________________ para fazer parte do reino de Deus (Mt 5.3).
b)       Ser feliz é ter coragem de _________________, quando desagrada a Deus, ou quando vê outros o desagradando (Mt 5.4; Lc 22.62; Lc 19.41).
c)       Para ser feliz é preciso ser ____________________, ou seja, submeter-se a ________________ de Deus (Mt 5.5).
d)       Para ser feliz precisamos ter ________ e __________ de ________________, portando, precisamos sermos ________________ (Mt 5.6)
e)       Para ser feliz é preciso ter ___________________ das pessoas, para que também alcance __________________________. Isto significa se colocar no lugar do que está sofrendo (Mt 5.7).
f)        Para ser feliz é necessário ser ____________ de _______________ para ver a Deus. Portanto, isto significa ter uma vida de santidade, intimidade com Deus (Mt 5.8; Hb 12.14).
g)       Para ser feliz é preciso ser um _____________________ e assim agindo será chamado ______________ de _________. A palavra pacificador significa ter paz com Deus e ajudar outros a ter paz com Deus (Mt 5.9; Rm 5.1; Rm 3.24)
h)       Felizes são as pessoas que são perseguidos por causa da __________________ ou por servir a ______________. Ou seja, ser perseguido por fazer a coisa certa ou por está sendo servo de Deus (Mt 5.10-12; II Tm 3.12)

2.       COMO DEVEMOS AGIR DIANTE DAS PESSOAS? 5.13-20
a)       Jesus disse que os que o servem são o ________ da _____________. O __________ servia para preservar e dá sabor os alimentos como carnes e legumes, isto quer dizer que Deus requer de nós preservar o bem e dá novo sabor a vida nossa e das pessoas (Mt 5.13).
b)       Jesus também disse que os seus seguidores são a ________________ do _______________. Ele estava dizendo que os seguidores de Jesus não devem se __________________, mas aparecer para quê as pessoas vejam as vossas ___________ _________ e ______________ ao vosso ___________ que está no céu (Mt 5.14-16; )
c)       A ______________ de _________________ não passará nada sem se cumprir (Mt 5.17-18; )
d)       O que __________ um dos mandamentos e assim ___________ aos homens será considerado ______________ no reino de Deus e o que os _______________ e _______________ será considerado grande no reino de Deus. (Mt 5.19-20; )

3.       COMO JESUS INTERPRETOU O MANDAMENTO “NÃO MATARÁS”. 5.21-26
a)       Jesus disse que aquele que se ira sem motivo contra o outro também de certa forma está _______________. (Mt 5.21-22)
b)       Jesus ainda disse que quem ofende seu próximo com um _______________ também está matando. Isto quer dizer que nós podemos matar as pessoas com nossas palavras (Mt 5.22).
c)       Jesus ainda disse que alguém que vai oferecer sua oferta a Deus e está de mal com seu irmão deve primeiro ir ______________ com seu irmão para depois ir ______________ a _____________. Também se está matando quando deixa de liberar perdão (Mt 5.23-24).
d)       Quando não buscamos reconciliação com o outro, o que recebemos de Deus? (Mt 5.25-26) ____________________

4.       COMO JESUS INTERPRETOU O MANDAMENTO “NÃO ADULTERARÁS” 5.27-33
a)       Jesus disse que o adultério não é apenas o ato físico, mas a ________________ do _________________ (Mt 5.27).
b)       Jesus falou em arrancar o olho, mão. Este texto é literal ou figurado? Ele quer que arranquemos os órgãos ou as atitudes erradas que fizemos com os órgãos?  (Mt 5.28-30)______________________________________________________________________________
c)       O que acontece com todo o que permanece no pecado? (Mt 5.28-30) _____________________________________________________
d)       O que acontece com quem divorcia sem ser traído e casa novamente? (Mt 5.31, 32) _________________________________________

5.       COMO JESUS TRATOU SOBRE OS JURAMENTOS. 5.33-37
a)       Jesus aqui estava proibindo todo e qualquer juramento. Sim ou não? (Mt 5.33-36) ___________________________________________
b)       Jesus disse que o nosso falar deve ser “Sim, Sim; não, não”. O que quis dizer? (Mt 5.36) ______________________________________
c)       Não cumprir com a Palavra dada é coisa do ______________________ (Mt 5.36)

6.       COMO JESUS ENSINOU SOBRE A VINGANÇA. 5.38-42
a)       Jesus disse que desse a outra face e se alguém quiser tomar a túnica dê também a capa ou se alguém obrigar a andar uma milha ir duas a mais. O que quis dizer? ____________________________________________________________________________________
b)       Jesus também disse para dá a quem pede e não virar as costas para quem precisa. Você tem feito isto? __________________________

7.       COMO JESUS TRATAVA SOBRE O AMOR AO OUTRO. 5.43-48
a)       Jesus nos ordenou amar até nossos __________________ e orar pelos que nos _____________________. Isto é o que Deus faz manda sol e chuva sobre __________ e ____________ (Mt 5.43-45)
b)       Jesus disse que não devemos amar somente os que nos ___________, pois isto todas as pessoas fazem, mas o nosso amor deve ter como base o amor do ______________ __________________.

CONCLUSÃO:
Depois desta mensagem sobre a felicidade, vida diária, Palavra de Deus, homicídio, adultério, juramentos, vinganças e amor as outras pessoas. Surge a pergunta: Somos de fatos seguidores de Jesus? Se sua resposta for negativa, então convide Jesus para entrar no seu coração. Busque a perfeição. Pois quem está em Cristo está a cada dia buscando esta perfeição. Quem está seguindo um Deus perfeito, vive em busca da perfeição.

APLICAÇÃO:
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celestial”
Oração: “Senhor Deus! Preciso de Ti! Ajude-me a receber a felicidade que há em Jesus. Em Nome de Jesus! Amém!

REFERENCIAS:
A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 2d. ampl. Campinas-SP: Cultura Cristã, 2010.
SMITH, William. Introdução ao Novo Testamento. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992.

Veronilton Paz (Presbítero, Missionário e Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário