Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014


CLASSE: ISAIAS

LIÇÃO 12

TEXTO: SALMOS 139.13-16

TEMA: O DESAFIO DAS CÉLULAS – TRONCO

PARA ENTENDER A PASSAGEM
Este Salmo é uma oração de uma pessoa que invoca a Deus, Declara-se inocente de acusações sofridas. Com este propósito medita sobre o caráter de Deus, explorando sua sabedoria, onisciência e grandeza como criador.

INTRODUÇÃO:
Precisamos tratar as pesquisas células – tronco levando em conta a vida humana. Vamos buscar compreender o assunto e tomar posição.

1.     O QUE É UM EMBRIÃO?
A medida que novos mecanismos são descobertos sobre concepção, natureza, estrutura e função do DNA, permitiram observar melhor o embrião. Instituições seculares e religiosas reconhecem a existência do embrião humano desde a fecundação. A National Academy of Science define-o como ser humano em desenvolvimento desde o início até a 8ª semana, devemos rejeitar que esta vida seja depreciada ou destruída.
Tanto genética como Gênesis apontam para Deus como criador do homem (Gn 1.26-27) á sua imagem. Praticar algo para com o embrião não estamos numa esfera de escolha pessoal para fazer algo com o ser humano não nascido que nos beneficiará. Jesus na encarnação nasceu no ventre de uma mulher, será que assumiu nestas condições uma forma eticamente descartável como um amontoado de matéria. (As feministas que defendem o aborto dizem que a mulher pode fazer do seu corpo o que quiser, mas e os fetos femininos não teriam o mesmo direito de não serem expurgados e nascerem)
(Você é um projeto de Deus, de milhões de esperma que poderiam gerar uma pessoa, Ele fecundou o que iria dá vida a você. O embrião já possui características dos genitores)
.
2. O QUE É PESQUISA DE CÉLULA - TRONCO?  
“Células – Tronco” é um tipo de célula a partir da qual outras células se originam.
O debate sobre pesquisa de células – tronco se estende desde que dois grupos de cientistas americanos noticiaram em 1998 que haviam, com sucesso obter em laboratório, células embrionárias humanas.
Este feito despertou esperanças  para o tratamento  e até mesmo cura  de muitos dos mais devastadores males humanos.
A porção da pesquisa que inflamou o debate ético atual é porque estas células se derivam de embriões humanos “excedentes” (clinicas) e tecidos fetal obtido de bebês abortados escolhidos.
Um segundo tipo de células – tronco que não são derivados do embrião humano. As células – Tronco adultas.
Estas células não apresentam as mesmas objeções éticas das células embrionárias, uma vez que os indivíduos das quais são obtidas não necessitam ser molestados. De grande interesse para cientistas, pacientes e população em geral é o surgimento de uma evidência de que estas células – tronco adultas também apresentem capacidade de desenvolver muitos ou todos os tipos de tecido humano.

3.     A PESQUISA DE CÉLULAS – TRONCO ADULTAS TAMBÉM É PROMISSORA?
A pesquisa de células – tronco embrionária tem absorvido a maior parte da neurose da mídia e atenção pública. Entretanto os obstáculos encontrados nesta pesquisa – somados aos progressos sem precedentes anunciados pelos cientistas que trabalham com células – tronco adultas  podem servir para ressaltar o potencial terapêutico da pesquisa com células – tronco adultas sendo superiores as embrionárias.
Obstáculos das células – tronco embrionárias. 1. Para que uma célula – tronco se desenvolva num tipo de tecido desejado pode ser necessário expô-la a sinais celulares específicos. Até o momento não se sabe decifrar que sinais são estes (pesquisa incompleta, pode comprometer a imunologia da célula criada ); 2. Rejeição apresentada pelas células embrionárias. A não ser que os cientistas descubram como superar estes importantes obstáculos , a alegada promessa envolvendo células embrionárias talvez nunca se realize.
Progressos dos trabalhos com células – tronco adultas. 1  Embora se pensasse que só as embrionária desenvolvesse em todos os tipos de tecido, as adultas são mais maleáveis do que se pensava inicialmente, células neurológicas adultas tem demonstrado em experimentos com camundongos, a capacidade de produzir células da medula óssea que formam o sangue; 2. as células adultas da medula óssea  podem desenvolver-se em qualquer tipo de tecido humano, evitando o risco de rejeição.
Células adultas já tem sido utilizadas para beneficiar pacientes humanos que sofriam varias doenças e males (Revista do aluno p. 44 à direita da pagina).
A pesquisa de células – tronco adultas  e outras alternativas à pesquisa de células – tronco embrionárias parecem ser imensamente promissoras e podem tornar desnecessária a destruição de embriões humanos. Mesmo que a pesquisa não embrionária não ter sucesso, destruir embriões é antiético e não deve ser permitido independente de existirem ou não outros meios para melhorar a saúde humana.

4. DEVEMOS SER FAVORÁVEIS À PESQUISA DE CÉLULAS – TRONCO?
Aplaudimos o desejo de curar pessoas, desde que os meios usados sejam éticos. A pesquisa com células – tronco embrionárias destrói embriões humanos, tal pesquisa é antiética e a pesquisa com células – tronco adultas que não exige a destruição de embriões é um meio ético de aliviar o sofrimento e deve ser incentivada com grande entusiasmo.
O embrião já é um ser humano, como todos nós já fomos e chegamos ao que somos.
Embora compartilhando o desejo de aliviar o sofrimento e restaurar a saúde. A destruição de seres humanos ainda que informes para curar outros é um erro. Aqueles que apóiam a pesquisa de células – tronco o fazem muitas vezes baseados muitas vezes no fato que estes embriões “vão morrer mesmo”. Apóiam que o sacrifício destes deveria ser usado para beneficiar outros humanos. Na verdade os embriões excedentes nem sempre morrem, podem ser adotados no útero de mulheres que desejam criá-los como seus próprios filhos.A maioria dos cristãos concordam que a destruição de embriões para proveitos médicos ou científicos é antiética. Se o embrião já foi destruído, poderia uma pessoa apoiar a pesquisa sobre a célula – tronco deste embrião e ser considerada ainda moralmente integra?  Questões como estas provocaram varias reações por parte de comunidades cristãs e pró-vida e merecem serias considerações. (Para o embrião ser destruído alguém ou alguma coisa o destruiu, também isto pode ser usado pelos cientistas que defendem esta causa para incentivar a pratica do aborto, ainda pode ser isto usado como pretexto para agir na destruição de embriões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário