Total de visualizações de página

sábado, 18 de janeiro de 2014


O CREDO APOSTÓLICO

“Creio em Deus Pai, Todo – Poderoso, Criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está assentado à mão direita de Deus Pai Todo – Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na Comunhão dos Santos; na Remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na Vida Eterna. Amém!”

LIÇÃO 02

TEXTO: GÊNESIS 1.1
No princípio criou Deus os céus e a terra”.

INTRODUÇÃO:
          O cientista Albert Eistein escreveu no seu diário que “o universo não pode ser explicado satisfatoriamente sem Deus. Há séculos, as pessoas tentam explicar a origem do universo. O Charles Darwin ensinou que o homem antes era macaco primata, foi evoluindo até tornar-se no homo sapiens; há os que ensinam a teoria do Big Bang, explicando que uma grande explosão deu origem ao universo e a posição judaico-cristã que Deus criou tudo que existe.
          Como poderia Darwin provar sua teoria, uma vez que nunca se viu o macaco sendo transformado em homem, nem o homem evoluindo para outro ser e como as crianças nascem humanas e evoluem como humanas e não como primatas; ou como explicar uma explosão gerar um universo com tamanha ordem, se várias explosões que vimos causaram somente destruição como na plataforma da PETROBRAS, Hiroshima e Nagasac; homens bombas, etc. Como cristãos entendemos que Deus criou o universo. Portanto, precisamos repetir com convicção e força que: “Creio em Deus Pai, Todo – Poderoso, criador do céu e da terra”. Nessa declaração de fé somos desafiados a reafirmar nossa fé no Deus Pai Criador, iremos  tratar neste estudo da segundo declaração do Credo Apostólico sobre Deus, baseado no tema abaixo:

TEMA: DEUS PAI E CRIADOR

1.      CREMOS EM DEUS PAI – O CRIADOR DE TODAS AS COISAS.
          O primeiro e principal principio doutrinário da criação é que Deus criou todas as coisas. No capitulo 1 de Gênesis há 53 afirmações a respeito da ação criadora de Deus. Neste texto ainda diz que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Alguns teólogos falam que esses dias mencionados não são 24 horas, mas períodos longos de tempos, ao passo que outros entendem estes dias como os conhecidos hoje, mas a palavra dia tem origem no termo hebraico “yom” que denota um dia normal. Sendo assim os dias aqui são dias normais. Fazendo uma exposição didática entendemos que Deus e o criador de todas as coisas, inclusive do tempo, pois antes da criação só havia a eternidade que não se prende a tempo e espaço. Os homens são criados a sua imagem e semelhança, isto significando que o homem antes da queda refletia a presença de Deus, depois da queda passa a refletir imperfeitamente a presença de Deus e em Cristo essa imagem é restaurada progressivamente. Podemos concluir que:

1.1 Deus existe antes de todas as coisas – Deus é eterno (Sl 92.).
          Ele é o principio de todas as coisas, como falou por meio de Isaías: Eu sou o primeiro e o último, e além de mim não há Deus (Is 41.4). A iniciativa da criação nasce no coração de Deus e tudo foi feito por Ele e para glória Dele (Rm 11.36)
         Augusto Cury afirma no seu livro “Os Segredos do Pai – Nosso”, que depois dele tentar excluir Deus da criação do universo, chegou a conclusão que a inexistência não poderia gerar existência, só algo existente pode dar vida a algo inexistente. Olhando as coisas criadas, a perfeição ordenada das coisas e martelando com suas idéias, chegou à crença que Deus, existe, é perfeito e criou todas as coisas (CURY 2013, pp. 9-10).

1.2  Deus agiu livre e soberanamente na criação.
          Ninguém opinou na criação, Deus fez tudo sozinho. Deus basta-se a si mesmo, age conforme seus planos e decretos pré-estabelecidos (Rm 11.33-36). Deus criou tudo bom e perfeito (Gn 1.31), mas o homem por causa do seu pecado fez a terra tornar-se maldita (). Segundo o pastor presbiteriano Rev. Dr. José Martins, Deus criou o mundo não porque precisasse deste, mas por livre e espontânea vontade, como se verifica no trecho a seguir:

[...] Quando tratamos do porquê da criação, logo temos que afirmar que não era por necessidade. Deus não é dependente, e não precisava do universo. Diz Paulo, em Atos 17.24-25: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele existe... não é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse” [...] (MARTINS 2003, p. 65).

          O autor acima citado ainda fala do porque de Deus criou todas as coisas, ensinando que ele criou tudo por amor (); o para quê da criação que é sua própria glória (); a quantidade das coisas que Ele criou que foi 100% das coisas criadas (Ap 4.11; ); a forma que Deus criou, que foi tudo do nada (Gn 1.1; Ap 4.11), com ordem ()e muito bom (Gn 1.31) (MARTIN 2003, pp. 66-67).

1.3  Deus fez todas as coisas do nada no hebraico “bereshith Elohim Bará”.
          O autor de Hebreus diz que pela fé entendemos que o universo foi criado pela Palavra de Deus de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem (Hb 11.3). Deus determina tudo com a sua Palavra, e assim acontece. Este ponto complementa o anterior sobre a soberania, pois se Ele criou tudo do nada é soberano e Todo – Poderoso. Por isso afirmo que: “Creio em Deus Pai, Todo – Poderoso, Criador do céu e da terra [...]”. ALELUIA!!!! GLÓRIAS A DEUS!!!!
          Há uma música que diz: Ainda que não houvesse a Bíblia Sagrada/ Nem anjo ou profeta para me dizer/ Mas olhando para a terra, o céu e o mar/ Saberia que existe um Supremo Ser/ Acima disso tudo, existe um alguém/ Existe um Deus grandioso nunca visto por ninguém/ O materialista diz que não crê/ Comigo é diferente, eu creio mesmo sem ver. Portanto, compreendemos que por trás de toda o obra da criação, há alguém, ou seja, Deus, o autor de todas as coisas.

2.      CREIO EM DEUS PAI – O CRIADOR E PRESERVADOR DO UNIVERSO.
          Ao afirmar a crença no Deus Criador, somos inclinados a enfatizar que este ato é continuo, ou seja, além de criar todas as coisas, Deus as preserva continuamente. Ao afirmar o Credo Apostólico a crença no Deus criador do céu e da terra, estamos afirmando que Ele também preserva as coisas criadas. Ao tratar da relação entre a criação e o criador, a teologia usa duas palavras que são transcendência e imanência. A transcendência indica que Deus é distinto da criação e a criação não pode ser identificada como parte da divindade. A imanência indica que Deus mesmo sendo distinto das coisas criadas está presente no universo criado. Alguns grupos ensinam equívocos com relação a Deus e sua criação como o filosofo grego Zenon que ensinava que tudo é parte de Deus; o teísmo aberto ensina que Deus criou tudo e deixou entregue as baratas; contra isso os cristãos afirmaram que Deus é transcente e imanente ao mesmo tempo. Criou tudo, mas não se ausentou das coisas criadas. Deus preserva sua obra criada, usando algumas formas, conforme abaixo:

2.1 Deus preserva o mundo através da sua Palavra.
          As Escrituras contém muitos verbos característicos da continua de Deus como: Deus funda, constrói, consolida, modela, gera, produz. Repete-se na Bíblia inúmeras vezes: “Disse Deus”. Basta uma palavra do Senhor e tudo o que Ele determina acontece. A expressão criar (bará) aparece 52 vezes na Bíblia. Pela sua Palavra Deus criou e preserva as coisas criadas (Hb 1.3).

2.2  Deus preserva o mundo através de suas leis.
          Ao criar o mundo, Deus estabeleceu leis que são capazes de sustentá-lo. Por exemplo: Os objetos lançados no espaço são atraídos para o centro da terra; os movimentos do sol e da lua de translação e rotação acontecem sem a participação humana; os astros cumprem missões definidas e cada astro criado obedece seu criador (Sl 19). Veja as leis sociais para o povo no Pentateuco e verás que o mundo é regido por leis e não podemos fugir delas.

2.3  Deus preserva o mundo através de suas criaturas.
          Há muito dinamismo entre os seres criados. Deus conferiu aos seres criados uma capacidade própria de se preservarem. O equilíbrio ecológico desenvolvido no mundo natural é um dos bons e conhecidos exemplos da potencialidade das criaturas de Deus. Deus deu a missão ao homem de cuidar da terra criada, cuidá-la, mas o homem ao pecar degradou a sua vida, do semelhante e do meio ambiente. A própria natureza está reagindo ao mal cuidado do homem, ela espera também ser restaurada, até geme por este dia (Rm 8.19-23). Quando acontecem as tempestades, secas prolongadas, descongelamento do pólo norte; invasão de feras as cidades, na verdade a natureza está dizendo Vem Senhor Jesus! Restaura-me igual no inicio. Cuide do meio ambiente; preserve as coisas criadas! Não afronte as leis de Deus! Alguém me chamou para um vôo de asa delta e eu respondi que se Deus quisesse o homem voando tinha criado ele com asas. Cuidado com as leis da natureza! Teu corpo não é de ferro, cuida dele. Cuide bem do seu próximo também, faça sua parte para que vivamos melhor.

2.4 Deus preserva o mundo na sua providência, quando o governa e o sustenta.
          Deus na sua providencia governa (Sl 115.3; Hb 1.8) e sustenta (Cl 1.17; Hb 1.3) o universo criado. Para Martins 2003, na sua preservação do universo, Deus é providente com tudo que existe governado e sustentando, como se vê nos trechos abaixo:

[...] Muitas pessoas acham que os seres viventes têm vida em si, e que podem viver sem a ajuda de Deus. A Bíblia, porém, ensina de um modo diferente. Em Neemias 9.6, lemos: Só tu és Senhor... tu fizeste o céu... a terra e tudo quanto há nele; e tu os preservas a todos com vida”. Por isso uma pessoa só tem vida enquanto Deus a preserva [...] todas as coisas são decretadas e governadas por Deus e o governo de Deus é de suma importância na vida dos cristãos. Em Rm 8.28, lemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu decreto. Isso é possível porque Deus governa ou controla todas as coisas [...] (MARTINS 2003, pp. 84, 88 e 89).

          Creia neste Deus Todo – Poderoso que preserva o universo e preservará os salvos até o dia final (Jd 24), Creia neste Soberano Deus que faz com que o universo conspire a nosso favor! ALELUIA!!!

3.      CREIO EM DEUS PAI TODO – PODEROSO... O CRIADOR QUE CONTA CONOSCO.
          Quando afirmamos nossa fé no Deus Criador, devemos também estar dispostos a cooperar com Ele aqui na terra. Deus também preserva o mundo através de outros homens, pois ele mesmo dotou o ser humano de sensibilidade, inteligência, raciocínio, vontade, etc. Karl Barth afirmou que a criatura não existe por acidente, ou por si mesma, ou seja, a criação tem um fundamento na aliança entre Criador e criatura. O Senhor deu ao homem responsabilidades como: Fecundai, multiplicai, enchei a terra e sujeitai-a; dominai o mundo criado (Gn 1.28-30). Quando afirmamos a crença no “Deus Pai, Todo – Poderoso, Criador do céu e da terra”, estamos na verdade colocando-os debaixo do seu senhorio e nos dispomos a sermos seu mordomos ou cooperadores na terra.
          Muitos são os que tentam transferir para Deus a responsabilidade de situações adversas do mundo, omitindo-se no seu papel de cooperador de Deus no mundo. Deus confiou a seus filhos a missão de administrar o mundo corretamente e de maneira responsável. A má administração da renda e dos produtos da terra que gera mortalidade, fome, guerra, etc.; ou o desequilíbrio ecológico, poluição, infecções por causa da ganância. A culpa é do homem e não de Deus.
          Deus criou o mundo muito bom (Gn 1.31), mas o homem tornou-o muito ruim. Quando conhecemos a Cristo temos a responsabilidade de lutarmos contra o mal presente no mundo. Muitas vezes choramos quando morre um artista famoso ou quando passa uma cena romântica na novela, mas será que estamos chorando pela miséria do pecado que está sobre a humanidade. Nós esquecemos de chorar diante de Deus. Temos doutrina santa, mas ela não comove nosso coração.       Estamos precisando voltar a ser crianças, chorar almejando a presença do Pai. Precisamos clamar em plenos pulmões contra a mentira, mascara religiosa, corrupção. Fomos chamados para sermos cooperadores de Deus (I Co 3.9), mas muitas vezes estamos fugindo da nossa responsabilidade.
          Podemos verificar em Berkhof 1992, que Deus coopera com suas criaturas, e serve-se de suas criaturas para executar a sua vontade, mesmo sem necessitar delas. Ele serve-se de homens para a execução dos seus projetos. Ele usa um médico para salvar uma vida, ou mesmo um policial para evitar que um crime aconteça ou mesmo um gestor para perfurar um poço em um lugar que ele queria abençoar. Deus mesmo usou o rei Ciro, um ímpio, para reconstruir Jerusalém. Calvino disse que os cristãos deveriam ser melhores em tudo, na educação, saúde, magistrado, trabalho braçal, etc. Calvino fundou escolas em Genebra e o primeiro PSF do mundo, dando atendimento a domicilio a idosos, crianças e inválidos. O que temos feito para cooperar com Deus seja na evangelização, ação social, movimentos sociais contra a corrupção, juros altos. Lutero também lutou contra a educação elitizada da Alemanha que só servia para Padres e filhos homens da nobreza. Os filhos de pobres não estudavam nem as mulheres e ele ao lado de cada igreja fundou uma escola para filhas e filhas de pobres e camponeses. O que temos feito para mudar a situação que nossa nação se encontra. Temos orado? Temos agido?

CONCLUSÃO:
          Neste estudo de hoje estamos verificando mais uma parte do Credo Apostólico sobre o “DEUS PAI TODO – PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA”, observamos que ELE CRIOU TODAS AS COISAS; ainda vimos que ELE ALÉM DE CRIAR, PRESERVA AS COISAS CRIADAS e; MESMO SENDO CRIADOR E PRESERVADOR, MAS SERVE-SE DE SUAS CRIATURAS PARA  COOPERARE COM ELE. Será que já paramos para pensar que o Deus Todo – Poderoso está querendo que nós sejamos seus cooperadores. Já temos cooperado com Deus? Que possamos nos dispormos a sermos mordomos do Senhor na terra. Amém!

APLICAÇÃO:

Musica: Poderoso Deus

Desafio: Convido todos a colocar sua vida no altar do Senhor para que possamos crer no Deus que criou o céu a terra e tudo que neles há e que tenhamos o desejo de sermos seus cooperadores. Diga ao Senhor neste instante: “Senhor eu Creio que tu és Pai, Todo – Poderoso e, Criador de Todas as Coisas. Quero ser teu cooperador aqui na terra. Em Nome de Jesus! Amém!

REFERENCIAS:
A Bíblia de Estudo de Estudo de Genebra. 2 ed. Ampl. Campinas – SP: Editora Cultura Cristã, 2010.
BERKHOF, Louis. Manual de Doutrina Cristã. 2 ed. Patrocínio - MG: CEIBEL, 1992.
CURY, Augusto. Os Segredos do Pai – Nosso. Rio de Janeiro - RJ: Sextante, 2013.
MARTINS, José. A Doutrina de Deus. 7 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 2003.
SOUSA, Wilson Emerick de. Deus Pai e Criador in: Didaquê: Em que Cremos – Reflexões sobre o Credo Apostólico. Manhumirim - MG: Didaquê, 2002.


MINISTRANTE:
Veronilton Paz da Silva, Presbítero, Missionário, Teólogo Reformado, Professor da EBD, Professor do CEIBEL, Auxiliar Eleitoral TRE/29ZE, Sindicalista, Formação de Evangelista no CPO/IBN de Garanhuns - PE, CEIBEL do IBEL de Patrocínio - MG, Bacharel em Teologia pelo ITG Belo Jardim - PE, Graduando em Letras pela UEPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário