Total de visualizações de página

sábado, 18 de janeiro de 2014


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: AGEU 1.1-14

Ageu repreende o povo por causa da sua inércia, e o exorta a reedificar o templo. 
“[1] No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Salatiel, e a Josué, o sumo sacerdote, filho de Jozadaque, dizendo: [2] Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor. [3] Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: [4] Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada? [5] Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. [6] Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. [7] Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos passados. [8] Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor. [9] Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. [10] Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. [11] E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho. [12] Então Zorobabel, filho de Salatiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor. [13] Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, e diz o Senhor. [14] E o Senhor suscitou o espírito do governador de Judá Zorobabel, filho de Salatiel, e o espírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e o espírito de todo o resto do povo; e eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus, [15] ao vigésimo quarto dia do sexto mês”.

EXÓRDIO:
          Há uma frase militar muito conhecida, sendo esta frase citada inúmeras vezes em vários momentos de relação entre liderança e liderados. A frase é: “MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO”. Será que estamos tendo juízo com relação à voz de Deus? Pois muitas vezes temos sido desobedientes quando deixamos de fazer o que Deus nos ordena fazer e; também quando fazemos o que Ele nos ordena não fazer. Sendo Deus o Soberano dos reis da terra (Ap 1.5), não deveríamos obedecer-lhe as ordens? Temos agradado ou desagradado a Deus com nossas vidas?

NARRAÇÃO:
           O nome “Ageu” significa “festivo”, tudo indica que este nome foi dado a ele pelo fato de ter nascido durante uma festividade. Este profeta foi contemporâneo de Zacarias e também de Esdras. Deus usou estes profetas para encorajar o povo judeu que retornaram do exílio da Babilônia no séc. VI a.C. para a reconstrução do templo em Jerusalém. Ageu no seu livro traz mensagens de chamados ao arrependimento (1.1-11; 2.10-19), também promessas consoladoras de bênçãos (2.19).
          O profeta traz também, segundo John Archer Júnior, menções a Cristo quando fala sobre a glória do segundo templo, pois Cristo substituiu o templo (João 2.19-22), também é prefigurado por Josué, o sumo sacerdote (Ag 1..1) e por Zorobabel o governador real (2.23), ou seja, Cristo está presente no Velho Testamento. Ageu é um profeta que transmite a Palavra de Deus encorajando o governador de Judá, Zorobabel e ao sumo sacerdote, Josué no grego Yheshua (v.1) e o povo para uma volta ao Senhor (1.12), também trouxe uma palavra de exortação ao povo, afim de que o povo obedecesse ao Senhor. Alertou que os males que o povo sofria se devia a sua desobediência ao Senhor e sua felicidade dependia de uma vida de obediência ao Senhor. Gostaria de falar sobre este assunto, baseado no tema abaixo:

TEMA: VOCÊ É OBEDIENTE OU DESOBEDIENTE?

1.      O SER HUMANO PODE SER DESOBEDIENTE A VOZ DE DEUS.

1.1     A desobediência é uma atitude de egoísmo. V. 2, 3, 4, 9b
“[2] Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor. [3] Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: [4] Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada?”
[...] Por que causa? Diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa”.

          A desobediência do povo judeu no contexto que Ageu vivia era um nítido ato de egoísmo, cada um pensando somente no seu umbigo e a Casa de Deus estava entregue as baratas, como diz o ditado: “Pouca farinha, meu pirão primeiro”. Imaginemos como as pessoas estão vivendo hoje, correndo sempre em busca de bens materiais, status social, a maioria das pessoas fazem amizade por interesse, se aproximam de pessoas que podem lhes render lucro, arrumadinho e tudo mais. Tudo isto é egoísmo! Um abençoado me disse que a igreja não deveria comprar um Data Show, um projetor normal está bom. O interessante é que na casa do cidadão a TV é da mais moderna, o aparelho de som e DVD de primeira linha, mas na igreja é para ter tudo velho e acabado. Como no tempo de Ageu que as pessoas só pensavam em si próprias, assim é no tempo presente. O egoísmo é uma atitude do coração humano caído, quando nossos primeiros pais caíram seu primeiro pecado foi de orgulho e egoísmo. Eles foram chamados para viver com Deus e por seu orgulho quiseram viver como Deus. Foram egoístas quando trocaram a ordem de Deus por algo que agradou aos seus olhos, isto é atestado nos seguinte trecho: “Vendo a mulher que a arvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar conhecimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gn 3.6).
          Cristo falou que o amor esfriaria isto tem se cumprido em nossos dias. Quantas pessoas que possuem roupas no guarda roupa que nunca usou, sapatos já desbotando e até mofados por falta de uso, enquanto que muitos andam descalços, nus, passam fome, mas nós estamos na nossa elite e não queremos sair dela para conhecer o outro lado da sociedade, na qual muitos estão jogados e esquecidos pelos governos e até pelas igrejas. O egoísmo atingiu até o colégio apostólico quando os irmãos Tiago e João queriam no reino de Cristo ter um lugar de status em detrimento dos outros apóstolos (Mc 10.37). Ainda os apóstolos queriam impedir um homem que expulsava demônios e fazia milagres em nome de Cristo e só não o fizeram porque Cristo os proibiu (Lc 9.49-50), ou seja, só eles podiam fazer. Fujamos do egoísmo!
          Somos muitas vezes egoístas como foi o povo da época de Ageu, muitas vezes deixamos de contribuir com a igreja financeiramente porque nosso egoísmo nos impede de ajudar no reino de Deus, é mais cômodo usar nosso dinheiro em coisas que satisfazem nosso coração carnal. Ser guiado pelo coração apenas é um erro, pois o coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17.9), além do mais que do coração procedem todos os males que praticamos inclusive o egoísmo (Mt 15.18-19). Caia fora do egoísmo, o servo de Deus foi chamado para servir e não para ser servido, pena que muitos lideres não entenderam isso. Outro dia um líder chegou para o diácono e pede para levar uma cadeira para o canto, estando ele sem fazer nada poderia ter levado a cadeira, mas para demonstrar liderança pede ao diácono. Cristo é nosso maior exemplo de desprendimento para o próximo, ele tinha na sua turma um traidor (Judas), um que o negou (Pedro), um incrédulo (Tomé), um que era odiado pela nação por ser cobrador de impostos (Mateus), e além do mais quando foi preso o restante dos discípulos o abandonaram (Mt 26.56). No entanto, quando ressuscitou procurou cada um dos seus discípulos, exceto o Judas que se suicidou (Mt 28.7, 16, Mc 16.7, 14; Lc 24.36; Jo 20.19, 24-29; Jo 21.1-14). Esta é uma grande prova que Jesus agiu pensando no bem dos outros, ele agiu sem egoísmo. Sigamos seu exemplo e não sejamos egoístas!
          O SENHOR em Ageu chama a Sua igreja à Fé, à obediência, e ao serviço em favor do Seu Reino. A igreja nos tempos de Ageu passava por muitos desafios quando corria o ano 520 antes de Cristo. O povo de Deus havia voltado do Exílio em Babilônia, enfrentavam ferrenha oposição dos samaritanos e dos povos da terra contra o povo judeu. A construção do templo tinha começado, mas estava parada há 15 anos por que cada um era egoísta e só corria atrás dos seus próprios interesses. Havia crise financeira, mas o povo estava negligenciado o seu dever de reconstruir o Santo Templo do SENHOR. O SENHOR Deus levantou o profeta Ageu para chamar o povo à responsabilidade pactual com o Reino de Deus, e reavivar a esperança no futuro glorioso da Casa de Davi na pessoa do Messias. Hoje o Senhor nos chama a sair do nosso egoísmo e nos engajarmos no reino de Deus em favor da sua obra aqui na terra.

1.2     A desobediência traz o preço amargo da insuficiência. V.6, 9a, 10, 11
“Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado.
“Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro [...]”.
“[10] Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. [11] E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho”.

          As pessoas da época de Ageu estavam tendo dificuldades com suas colheitas e com as crias dos seus animais. Sua produção não estava dando para o sustento de suas famílias, por mais que trabalhassem não estavam satisfeitos. Até quem tinha posses sofria com a insuficiência, pois sem a benção de Deus até o muito se torna pouco (V.6). O pecado trouxe a insuficiência para o homem desde a queda. O homem foi criado para ser pleno em todos os sentidos: físicos, moral, mental e espiritual, mas o pecado o fez viver na insuficiência espiritual de Deus, separado deste (Is 59.1-2; Rm 3.23); insuficiência moral, no qual muitas pessoas não conseguem viver um relacionamento sem traições ou fogem do padrão divino que é relação entre sexos opostos dentro do casamento. A mente humana na maioria das vezes faz planos nocivos para si e para o próximo, examinemos as tecnologias que denigrem o meio ambiente e outras coisas que fazem mal a saúde. Pois o homem é insuficiente em inteligência desde a queda para fazer algo 100% perfeito.
          Os homens vivem correndo em busca de coisas materiais, ajuntam tesouros e impérios terrenos, mas são deficientes de tesouros nos céus quando o próprio Jesus orientou a guardar tesouros nos céus segundo o relato de Mateus: “[19] Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; [20] mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. [21] Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-21).   
          O ser humano tornou-se deficiente da presença de Deus e passou a buscar se satisfazer em vários lugares como farras, bebidas, prostituição, etc. Tudo isto acontece porque o homem foi feito para ser plenamente satisfeito em Deus e por não conseguir por causa do seu estado de pecador, então busca em outras fontes, o profeta Jeremias disse que o povo de Deus se afastou de Deus e buscava água em cisternas rotas, deixando de buscar no Senhor a fonte das águas vivas (Jr 2.13), também Davi falou que estava tendo falta da presença do Senhor, definindo como sede de Deus, mas não de Deus qualquer, mas do Deus vivo, leiamos o texto na integra: “[1] Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! [2] A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?” (Sl 42.1-2).
          O povo de Israel na época de Ageu estava  com insuficiência não apenas física, mas também espiritual, o país estava desolado, pois o que colhiam ou produziam não os satisfazia. Sua maior insuficiência era de Deus (2.14). O cantor Fagner disse em uma de suas canções” A vida aqui só é ruim/ Quando não chove no chão/ Pois se chover dá de tudo/ Fartura tem de porção. Será que quando chove de fato o coração do nordestino está verde e molhado ou seco e duro sem assistência do governo e sem o evangelho de Cristo? O cantor Luiz Gonzaga também disse que quando as águas do São Francisco chegassem ao semi-árido, o sertão iria virar mar. Mas a vida só será boa quando o coração do homem encontrar-se com Jesus e provar da chuva do Espírito Santo, aí o sertão do seu coração irá virar um mar de paz, alegria e vida abundante. Quando eu encontrei com Jesus, meu coração estava uma seca terrível e encontrei com Cristo, a seca amarga que havia no meu coração tornou-se um mar de água doce. Cristo é a fonte de água viva que pode nos inundar de paz, vida e salvação, venha até Ele e creia Nele, pois o mesmo disse que o que tem sede deve ir até Ele, vejamos as palavras de Jesus na íntegra: “[37] Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. [39] Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7.37-39). Quando somos desobedientes ao Senhor, nossa vida vive na insuficiência, sendo assim devemos cheguemos-nos a Cristo, pois Ele é Suficiente para nossa felicidade. Lembre-se que a desobediência traz para o homem insuficiência.   

2.      O SER HUMANO PODE SER OBEDIENTE A VOZ DE DEUS.

2.1    Ser obediente é confiar nas promessas de Deus. V.7
“Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos passados”.

          Ageu estava convidando o povo a pensar no passado, lembrar dos caminhos passados é olhar para as maravilhas que Deus fez no Egito, com poder e braço forte (Dt 4.34), é olhar para o sangue do cordeiro pascal que livrou os primogênitos dos hebreus do anjo da morte (Êx 12.7, 13, 14, 21, 22, 27), fitar sua mente no caminho pelo deserto onde de dia uma nuvem protegia do calor e de noite uma coluna de fogo para livrá-los do frio gélido do deserto (Êx 13.21). Olhar para o passado é ver um Deus fiel que nunca falhou e crê que Ele nunca falhará. Jeremias em outra ocasião de desespero, disse que iria trazer a memória, a mente a cachola, o que poderia lhe dar esperança, sua esperança era o Senhor e suas eternas misericórdias (Lm 3.20-23).
          Ageu queria lembrar ao povo que Deus era fiel para cumprir suas promessas, pois como prometeu que depois de setenta anos o povo sairia do cativeiro, assim se cumpriu (Jr 25.12; 29.10). Quando Deus diz que vai chover, a nuvem pode ser do tamanho da palma da mão do homem, mas o temporal é grande (I Rs 18.41-46), se Ele prometeu um filho pode ser velho e estéril, nasce uma criança e se torna pai de uma multidão incontável como fez com Abraão (Gn 18.9-14; 21.1-6), quando Deus cisma de abençoar uma cidade, pode o pregador tentar fugir para outra, não adianta! Deus faz ele ser engolido por um peixe e ser vomitado na cidade que Ele quer abençoar (Jn 1.17; 2.10). Olhar para o passado é ver Deus fazer jovens caminhar dentro de fornalha sem se queimar (Dn 3.1-30), leão jejuar enquanto seu servo está na cova (Dn 6.1-28), é ver rei arrogante ficar abilolado, doido, jererê das idéias, e andar de quatro pés e comer capim igual a jumento para aprender a dá glórias somente a Deus (Dn 4.1-37).    
          Olhar para o passado é ver um Deus poderoso que habita nos altos e santos céus, mas também está presente com o de Espírito despedaçado para o vivificar (Is 58.15), e ainda por amor se fez pessoa humana para sofrer e morrer em nosso lugar (Fp 2.5-11; Rm 5.8). E não somente isto, mas também prometeu está conosco sempre, o que cumpre agora, pois João na revelação do Apocalipse viu um cristo no trono, mas também passeando dentro da igreja (Mt 28, 20; Ap 1.9-20).
          Olhar para os caminhos passados é crê que Deus continuará agindo no futuro, pois Ele é o grande “Eu Sou”, ou seja, Ele não muda e nunca mudará. Creia e obedeça a este Deus fiel, Ele nunca te deixará! Nunca esqueça que quando obedecemos a Deus, estamos confiando na sua fidelidade.

2.2    Ser obediente é promover a glória de Deus. V. 8
“Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor”.

          Ageu estava dizendo aos judeus do seu tempo que o que eles fizessem, deveria para ser para o agrado do Senhor e para a sua glória, cada ação deles no templo devia glorificar o Senhor, pois aqueles judeus mal agradecidos estavam esquecidos de tantas bênçãos que tinham recebido de Deus e só pensavam no seu bem está enquanto a Casa do Senhor caia aos pedaços. Alguns grupos e pessoas quiseram usurpar a glória de Cristo durante a história, como “The Beatles”, Dono do Titanic, Tancredo Neves, Marly Monroe, Cássia Eller, etc. Eles passaram e Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente (Hb 13.8). Toda Honra e toda glória ao nome de Jesus!!!!!
          A vida do cristão precisa ser uma constante promoção da glória de Deus. O apostolo Paulo entendeu isto quando disse que “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, façais tudo para glória de Deus” (I Co 10.31), os puritanos do séc XVII entenderam isto quando afirmaram que “o fim principal do homem é adorar a Deus e gozar da sua presença ou da sua glória para sempre” (BCW pergunta nº 1). O pastor batista reformado John Piper afirmou que tudo o que vamos fazer deve redundar na glória de Deus, inclusive tomar suco de laranja. As nossas boas obras são feitas para glorificar o pai que está nos céus (Mt 5.16), pois toda boa obra que praticamos é feita com a ajuda de Deus (Ef 2.10). Disse o teólogo Santo Agostinho de Hipona que “toda obra que praticamos vem das mãos de Deus e daquilo que ele mesmo colocou em nós, exige que pratiquemos para sua glória”.
          A minha obediência não deve ser com medo de ser castigado ou com medo de ser disciplinado, mas com o desejo de agradar a Deus e glorificá-lo. Nós muitas vezes entendemos errado a missão da igreja e achamos que a missão principal da igreja é evangelizar, mas a principal missão da igreja é adorar ou glorificar a Deus, depois que eu adoro estou pronto para evangelizar e promover a glória de Deus entre outros que ainda não o conhecem. Porque muitos de nós não evangelizam? Porque ainda não vivem para a glória de Deus, porque muitos dizem gostar de evangelizar e não vivem uma vida piedosa de oração e leitura da palavra e testemunho? Porque apenas falam sobre Jesus, mas ainda não se identificaram com Cristo. O Cristo que conhecem é o Cristo do oba! Oba! O Jesus de chocolate. Muitos carregam Jesus no peito, mas não tem peito para servir Jesus, vão na marcha para Jesus e a vida continua  a mesma, porque não vivem para glória de Deus. Quando vivemos para glória de Deus, somos identificados como cristãos como foram os seguidores de Jesus em Antioquia (At 11.26), cristão significa maquete de Cristo, parecido com Jesus.
          A glória majestosa de Deus esmaga o coração orgulhoso do pecador arrogante e o transforma em uma nova criatura. Calvino disse que o encontro mais doloroso da sua vida foi com a majestade gloriosa de Deus, sentindo-se esmagado e impotente diante de tão grande majestade pediu misericórdia e o Senhor o salvou, tinha aproximadamente 30 enfermidades e mesmo assim foi usado por Deus para fazer o mais completo compêndio de doutrina cristã conhecido como a “Instituição da Religião Cristã” ou “Institutas”. O pastor de genebra sempre dizia que sua maior motivação era que Deus fosse glorificado. Outro homem igualmente esmagado pela majestade divina e restaurado graciosamente por misericórdia foi Isaías quando teve a visão da glória de Deus e vendo o Deus Santo sendo adorado por Serafins que diziam “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3), sentiu-se a menor das criaturas e bradou “Ai de mim, estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios e meus olhos viram o Rei, o Senhor (Adonai) dos Exércitos” (Is 6.5), mas Ele foi tocado e purificado por uma tocha do altar (Is 6.6-7), depois de limpo e restaurado, foi convidado para a obra missionária e aceitou, podemos ver isto quando lemos no mesmo capitulo: “Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8) 
          Podemos ainda lembrar de personagens importantes no ministério de Cristo como Pedro que ao ver tamanha glória na pesca maravilhosa pediu para Cristo se afastar dele que era um pecador (Lc 5.8), mas Jesus queria Pedro ao seu lado como um pescador de homens (Lc 5.10). Também podemos citar João, o apóstolo do amor, ele estava ao pé da cruz quando Cristo agonizava (João 19.25-26), mas teve o grande privilégio de ver Cristo glorificado e quando o avistou caiu aos seus pés e foi levantado por Ele. Jesus disse a ele: “Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelo século dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.17-18). Poderíamos citar ainda Paulo quando encontrou-se com Cristo na estrada de Damasco, viu uma luz forte e ficou cego, ao ser restaurado não era mais um anticristo sanguinário, mas um servo apaixonado por Cristo, buscando viver para sua glória (At 9.1-25; 22.1-21). Saulo experimentou a gloria de Cristo e buscou viver para glória do seu mestre (I Co 10.31). Como temos vivido? Nossa ações glorificam a Deus? Somos obedientes ao Senhor? Lembre-se que se somos obedientes, então devemos viver para glória de Deus.

3.      A OBEDIENCIA OU DESOBEDIENCIA DO SER HUMANO É VISTA PELOS HOMENS.

3.1     A obediência ou desobediência leva outros a imitá-lo. V.12, 14, 15

“Então Zorobabel, filho de Salatiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor”.
“[14] E o Senhor suscitou o espírito do governador de Judá Zorobabel, filho de Salatiel, e o espírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e o espírito de todo o resto do povo; e eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus, [15] ao vigésimo quarto dia do sexto mês”.

          O povo respondeu com arrependimento quando ouviram a Palavra de Deus, pois eles viram o bom exemplo de Zorobabel e Josué que estavam com a mão na massa. Aqueles homens deram exemplo para os demais segui-los, muitos crentes e até pastores falam o que não vivem, falam de humildade, vida cristã, mas sua vida não condiz com o seu ensino. Não adianta ficarmos mandando os outros fazerem algo que não fazemos. Todos somos lideres no reino de Deus, pois somos sacerdotes de Deus no mundo (I Pe 2.9), somos embaixadores de Cristo para anunciar a necessidade dos homens se reconciliarem com Deus (), somos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo (), ou seja, nossa vida precisa ser vista pelas pessoas. Sobre isso foi que Tiago falou quando fala que “a fé sem obras é morta” (), para ele as pessoas que se dizem crentes precisam viver como tal, examinemos os evangélicos modernos que estão indo nos bailes, barzinhos, algumas igrejas criaram até o pancadão gospel para os jovens se divertirem, ao invés de se diferenciar do mundo e influenciá-lo com seu exemplo, a igreja tem sido influenciada pelo mundo. O Bispo Anglicano John Charles disse que a santidade não está na moda nos círculos evangélicos modernos. O ideal de Deus continua sendo que nós sejamos exemplo para o mundo, se o mundo nos perseguir por causa do nome de Cristo somos bem aventurados (Mt 5.12), mas muitas vezes cristãos que são péssimos empregados e por conta disso o patrão pega no pé, estão sendo vilipendiados não por causa de Cristo, mas por causa do seu mal exemplo.
          Existe uma cobrança por uma vida correta por parte do líder, mas não apenas do líder. O apóstolo Paulo quando escreve sobre as qualificações dos oficiais que são presbíteros e diáconos que são as seguintes: irrepreensível, marido de uma mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto ao ensino, não dado ao vinho, não violento, porem cordato, inimigo de contendas, não avarento, e que governe a própria casa, bom testemunho, não cobiçoso (I Tm 3.1-13), na verdade está se referindo a aspectos da vida cristã, pois antes de ser um líder precisamos ser crentes e quando somos lideres necessitamos sermos igualmente crentes. Como está nosso exemplo de vida? Somos de fato imitadores de Cristo? Quando obedecemos ou não somos vistos por uma grande nuvem de testemunha (), então sejamos obedientes ao Senhor.

3.2     A pregação da igreja deve incentivar a obediência e confiança dos lideres e do povo no Senhor. V. 13
“Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, e diz o Senhor”.

           A igreja verdadeira possui três marcas que são: Pregação fiel da Palavra, Administração correta dos sacramentos e exercício fiel da disciplina. Todas as outras marcas dependes da primeira, pois sem a pregação fiel da Escritura não há uma igreja verdadeira. A pregação da Palavra de Deus é um chamado para a obediência ao Senhor (I Sm 15.22-23). A pregação também deve instigar o povo a confiar e descansar nas promessas de Deus (Sl 37.5, 7). A Palavra de Deus não voltará vazia, cumprirá todo o propósito para o qual Deus a designou ao sair da sua boca (Is 55.10-11). O problema nosso como diz Augustus Nicodemus é nós somos evangélicos com alma romana, a Bíblia não é suficiente, precisa-se de amuletos, malabarismos para atrair as pessoas, de promessas de curas, riquezas ausência de sofrimentos para que as pessoas gostem do evangelho. A pregação da palavra tem sido trocada por auto ajuda, indução psicológica, visagens, revelamentos e profetadas. A Palavra do homem tem tido mais destaque do que a Palavra de Deus. Uma das máximas da reforma protestante foi que só a Escritura é a regra de fé e vida do cristão; uma vez que a ICAR dizia que igreja era a regra de fé e vida (Bíblia e tradição). Vários foram os acréscimos sem base na Escritura que foram feitos por homens fraudulentos na Igreja. Mas, a Palavra de Deus continua a mesma para nós seguirmos.
          A pregação deve ser fiel a Escritura e deve incentivar o homem a confiar em Deus, pois Ele é imutável (Ml 3.6), fiel (Lm 3.23), poderoso (Lc 1.49; Mt 28.18), amoroso (I Jo 4.8). Confiar em Deus é fazer dele nossa segurança. Ele é poderoso para nos guardar até o dia final (II Tm 1.12), e tudo isto e muito mais são promessas contidas na Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse.  Muitas pregações parecem um filme de terror, não incitam o povo a confiar e temer a Deus, mas apresentam o Senhor como um Deus carrasco e sizudo. Ageu através da sua Palavra não deixou de admoestar o povo sobre seus erros com relação a obra de Deus, mas também os encorajou a confiar e esperar em Deus trabalhando para Ele.
          Deus sempre separou um resto (remanescente) (V.12) que seguiriam fiéis a sua Palavra, este remanescente está apenas aguardando que a Palavra do Senhor lhes seja falada e os oriente quanto à vontade de Deus. Ageu incentivou os lideres e o povo para que guardassem a ordem de Deus e temessem a Ele. Uma parte fiel acolheu as palavras do profeta, eles retomaram a obra da construção do templo. Que sejamos confiantes, obedientes, tementes a Deus e incentivadores para que outros façam o mesmo.
   
CONCLUSÃO:
          Nesta mensagem vimos um pouco sobre o livro de Ageu suas profecias contra o egoísmo do povo e ao mesmo tempo vimos palavras de consolo para os lideres e para o povo , afim de que temessem e confiasse no Senhor. Trabalhamos o seguinte esboço:

TEMA: VOCÊ É OBEDIENTE OU DESOBEDIENTE

1. O SER HUMANO PODE SER DESOBEDIENTE A VOZ DE DEUS.
1.1 A desobediência é uma atitude de egoísmo. V. 2, 3, 4, 9b
1.2  A desobediência traz o preço amargo da insuficiência. V.6, 9a, 10, 11

2        O SER HUMANO PODE SER OBEDIENTE A VOZ DE DEUS.
2.1  Ser obediente é confiar nas promessas de Deus. V.7
2.2 Ser obediente é promover a glória de Deus. V. 8

3        A OBEDIÊNCIA OU DESOBEDIÊNCIA DO SER HUMANO É VISTA PELOS HOMENS.
3.1   A obediência ou desobediência leva outros a imitá-lo. V.12, 14, 15
3.2   A pregação da igreja deve incentivar a obediência e confiança dos lideres e do povo no Senhor. V. 13

          O que ficou gravado em nosso coração? Somos obedientes ou desobedientes a voz de Deus? Temos dado ouvidos a Palavra de Deus? Se a resposta for positiva graças a Deus, mas se for negativa, podemos arrependermo-nos e passar a obedecer a voz de Deus e temer o seu nome.

APLICAÇÃO:

Musica: Espera no Senhor - Gerson Cardozo
Bem aventurado aquele, que teme ao Senhor
E confia perpetuamente em seu poder
E medita de dia e de noite
Noite e dia sem fim.
Sua casa edificada sobre a rocha
Não existe vendaval, pra destruir
E a família que habita dentro dela
No Senhor espera

Espera no Senhor sem desistir
Na certeza que ele não falha
Tudo ele já preparou
Seu amor nunca mudou
Espera no Senhor sem desistir
Seu poder nunca mudou.
(Repete toda a música)


Desafio: Convidamos todos a uma reflexão sobre sua vida, você obedece ou não ao Senhor? Convidamos todos a uma mudança de vida, de direção em Nome de Cristo.

REFERENCIAS:
CRUZ, Luiz Ricardo Monteiro da. Introdução ao Velho Testamento. 1 ed. Garanhuns-PE: CPO/IBN, 2006.
SMITH, William S. Deus e Seu Povo: Mensagem do Velho Testamento Vl 2. 6 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 2001.
A Bíblia de Estudo Genebra. 2 ed. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã, 2010.
GAMA, Adriano (Rev.). Sermões no Livro de Ageu. Extraído de <http://www.bandeiradagraca.org/acessoem11/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário