Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: AGEU 2.1-9
A glória do segundo templo. 
“[1] No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: [2] Fala agora ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e ao resto do povo, dizendo: [3] Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos? [4] Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos, [5] segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; não temais. [6] Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca. [7] Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos. [8] Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos. [9] A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos”.

INTRODUÇÃO:
          Todos nós fazemos reforma em nossa casa, trocamos fios expostos por embutidos, piso de cimento por cerâmica, telhas velhas por novas, colocamos forro para escapar da poeira. Sempre em uma reforma buscamos tornar nossa casa mais bonita do que ela era antes. O templo de Salomão que cumpriu uma função cultual estava destruído, havia uma tentativa de tornar ele mais bonito do que antes. Com Jesus tudo que era velho e defasado se torna novo e utilizável.
          O autor deste livro é o profeta Ageu, cujo nome significa “minha festa”, por ter nascido em uma festividade. Neste livro trata da reconstrução do Segundo Templo, uma vez que o primeiro foi destruído. O Segundo Templo mais glorioso que o primeiro também tem uma prefiguração messiânica, uma vez que Cristo disse ser o templo que seria destruído e em três dias reedificado, ou seja, Cristo é o templo final de Deus com os homens (Jo 2.19-22), gostaríamos de falar sobre este assunto baseados no tema abaixo:

TEMA: JESUS, O TEMPLO DE DEUS ENTRE OS HOMENS.

1.       JESUS ESTÁ CONOSCO SEMPRE. V.1-5

1.1      Jesus está conosco para nos levantar dos escombros espirituais para uma nova vida. V.1-3
“[1] No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: [2] Fala agora ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e ao resto do povo, dizendo: [3] Quem há entre vós, dos sobreviventes, que viu esta casa na sua primeira glória? Em que estado a vedes agora? Não é como nada em vossos olhos?”

1.2      Jesus está conosco para nos fortalecer na sua obra. V.4
“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos”.

1.3      Jesus está conosco por meio do Espírito Santo que nos deu. V.5
“Segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”.

2.       JESUS FALA CONOSCO SOBRE A VONTADE DE DEUS. V.6-7

2.1      Jesus fala conosco do que Ele irá fazer em nosso favor. V. 6-7a
“[6] Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca. [7] Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão [...]”.

2.2      Jesus fala conosco para sua glória. V.7b
“[...] e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos”.

3.       JESUS AGE EM NOSSO FAVOR PARA SUA GLÓRIA. V.8-9

3.1      Jesus age em nosso favor abençoando nossas finanças. V.8
“Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”.

3.2      Jesus age em nosso favor nos renovando. V.9a
“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos [...]”

3.3      Jesus age em nosso favor nos dando sua paz. V.9b
“[...] e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos”.

CONCLUSÃO:
          Vimos nesta mensagem que Jesus é o Templo final de Deus entre os homens, que Ele está sempre conosco; fala conosco sobre a vontade de Deus e; age em nosso favor para tua glória. Como você e eu temos agido, uma vez que Ele também nos tornou sua habitação pelo Espírito Santo (I Co 3.16) e o templo físico é apenas um lugar de reunião comunitária. Já temos compromisso com Ele? Já nos entregamos a Ele?

APLICAÇÃO:
Leitura: “[19] Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? [20] Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo” (I Co 6.19.20).
Desafio: Que possamos ter uma vida de entrega total, perfeita comunhão e uma intimidade com Jesus, o templo final de Deus com os homens.
Oração: Vida consagrada ao Senhor e uma entrega pessoal a Ele.

Veronilton Paz da Silva: Presbítero, Missionário e Teólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário