Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MEU ÚLTIMO SERMÃO DE PROVA DO CPO/NE NO 3º ANO EM 2009


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: I CORÌNTIOS 11.17-34
Dissensões nas ceias de irmãos - O modo de celebrar a santa Ceia do Senhor.
“[17] Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior. [18] Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissensões; e em parte o creio. [19] E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós. [20] De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; [21] porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga. [22] Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. [23] Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; [24] e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. [25] Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. [26] Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. [27] De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. [28] Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. [29] Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. [30] Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. [31] Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; [32] quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. [33] Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. [34] Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for”.

ATENÇÃO: V.26
“Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha”
.
EXÓRDIO:
          Quando eu era criança estudei na Escola Miguel Santa Cruz em Monteiro-PB, o qual também era chamado “Grupo Velho”. Todos os dias era hasteada a Bandeira Nacional, e nós éramos ensinados que ela nos comunicava a grandeza do Brasil, esta são representadas pelas cores: Verde que simboliza a nossa diversificada flora; Amarelo, o nosso ouro; Azul, o nosso céu com as estrelas indicando as Unidades da Federação; Branco, a paz que só é possível com a frase: Ordem e Progresso, em prática por todos os brasileiros natos e por aqueles que se tornaram filhos desta pátria amada por opção, vindos de outros países. Se uma bandeira nos transmite uma mensagem tão linda, imagine os sacramentos que foram instituídos por Cristo, sendo eles limitados a dois: Batismo Cristão e a Ceia do Senhor. Hoje o que nós refletiremos será sobre a Ceia do Senhor que nos comunica de modo visível as verdades do evangelho.

NARRAÇÃO:
          A Ceia do Senhor como sacramento é um meio de graça, na qual Deus nos fortalece e convida a confiar Nele. O apóstolo Paulo dá algumas orientações sobre como participar da Mesa do Senhor aos crentes de Corinto, comunicando as pessoas através do comer o pão e beber o cálice a pessoa de Cristo, pois para Ele converge toda a Escritura do Velho e Novo Testamento. A Ceia é um ato de culto na forma de uma refeição sacrificial para lembrar a morte de Cristo e celebrar a nova aliança com Deus. Calvino afirmou que Cristo está presente de maneira real e espiritual na Ceia para nos transmitir as bênçãos de Cristo na Nova Aliança.
          Segundo o teólogo Santo Agostinho, a Ceia do Senhor é uma comunicação visível da palavra de Deus, uma transmissão visível e externa de uma graça invisível e interna. Comunicamos algumas verdades do Evangelho de Cristo ao participarmos da Ceia do Senhor, isto veremos a partir deste momento baseado no tema abaixo:

TEMA: CEIA DO SENHOR: COMUNICAÇÃO VISÍVEL DO EVANGELHO

1.      A CEIA DO SENHOR COMUNICA A VITÓRIA DA IGREJA DE CRISTO. V. 26a
“Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice [...]”

          Ao transmitir este ensino de Jesus, o apóstolo Paulo colocou uma idéia de que Cristo teria a certeza que sua igreja continuaria a celebrar a Ceia do Senhor, ou seja, as portas do inferno não puderam prevalecer contra a Igreja de Cristo (Mt 16.18). A igreja passou por lutas externas, como as perseguições dos lideres judeus que queriam impedi-los de falar no nome de Jesus (At 5.28). O Império Romano com seus exércitos cruéis matavam os cristãos. Diversas vezes os lançaram nas arenas com leões famintos, mas pelo testemunho de fé daqueles cristãos que iam à morte louvando a Deus, diversos outros se converteram a Cristo. Na verdade as perseguições serviriam para purificar a igreja.
          Outro perigo agora interno, foram as heresias como gnosticismo, afirmando este que toda matéria é má, negando a encarnação de Cristo; havia também os judaizantes que diziam ser o cristão obrigado a circuncidar-se e guardar a Lei para ser salvo (); antinomismo, negava o valor da lei e de qualquer regra; legalismo, criação de leis segundo o coração carnal dos homens. Mas, a igreja superou durante três séculos as heresias. No ano 318 o imperador Constantino o Edito de Milão, no qual tornava o cristianismo religião oficial do império, e a igreja perseguida passa a ser perseguidora, ficando deformada no culto, doutrina e moralidade, assim iniciam as lutas por uma reforma. As propostas dos Concílios de Pisa e Basiléia foram sufocados, mas a idéia de reforma continuou crescendo no séc. XVI uma parte da igreja voltaria à Palavra de Deus, através da luta do Monge agostiniano Martinho Lutero.
          Houveram muitas mortes na inquisição (1184 a.D.), prisões, espólio de bens. Apesar de todo o sofrimento, a igreja de Cristo é vitoriosa, nem as perseguições nem as heresias destruíram a Igreja de Cristo e comunicamos isso ao participar da Ceia do Senhor. Ainda há outras heresias que tentam perturbar a igreja hoje e são: Unitarianos, negando a Trindade; Russelitas, além de negar a Trindade, também negam a pessoalidade do Espírito Santo e a divindade de Cristo; Liberalismo teológico, não acredita na total inspiração da Escritura Sagrada; Arminianismo, nega a aliança de salvação eterna de Deus com seus eleitos, podendo o homem surpreender a Deus; além das Seitas Neopentecostais que têm levado milhares de pessoas a falsas experiências subjetivas e emocionalistas sem, contudo serem transformadas por Deus. A Igreja de Cristo sempre será vitoriosa e ao participar da Ceia do Senhor, afirmamos que fazemos parte desta história de glórias e que outros também podem fazer por meio da fé em Cristo.
          Cristo prometeu está presente na Igreja sempre, vemos isto no trecho: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20). De uma maneira especial está presente na Ceia do Senhor, não nos elementos e sim na vida dos seus servos e quando eu participo estou dizendo que faço parte da Igreja vitoriosa de Cristo e que Ele está em mim e sou mais que vencedor. Quando alguém deixa o Culto Divino de lado e a Ceia do Senhor que faz parte deste momento, por um momento que não justifique, está dizendo que não tem parte com Cristo, que sua vida não está unida a Ele. Quando alguém ou algo é mais importante do que cultuar a Deus e participar da Ceia do Senhor, não está dando valor a Ele e nem valorizando a sua Igreja. Na Ceia do Senhor comunicamos a vitória da Igreja de Cristo no passado e a certeza que continuará no presente e futuro celebrando a Ceia do Senhor até chegar na glória.
Cristo garante que ninguém destruirá a sua Igreja e uma prova cabal disso é que nós celebramos a Ceia do Senhor e se o fazemos é porque a Igreja continua existindo. A Igreja de Cristo é uma comunidade de verdadeiros adoradores que possuem a missão de transmitir Cristo ao mundo, isto fazemos de modo visível ao participar da ceia do Senhor, apresentando que a Igreja de Cristo vence todas as intempéries que lhe sobrevêm.  A Ceia do Senhor só é feita de maneira aceitável por Deus, quando os participantes lhe pertencem e buscam o agradar. Recebemos as bênçãos de Cristo na Ceia do Senhor e a vitória como parte da herança dos seus eleitos que assim o foram antes da fundação do mundo (Ef 1.1-5). A Ceia do Senhor comunica a vitória da Igreja de Cristo e eu faço parte desta comunidade vitoriosa. ALELUIA!!!! GLÓRIAS AO SENHOR JESUS!!!!!

2.      A CEIA DO SENHOR COMUNICA O VALOR DA EXPIAÇÃO DE CRISTO. V. 26b
“[...] estareis anunciando a morte do Senhor [...]”
          A morte de Cristo na cruz tem um valor inestimável. A Bíblia diz que não fomos resgatados do vão procedimento que nossos pais nos legaram, como coisas corruptíveis como ouro ou prata, mas pelo sangue precioso como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo (I Pe 1-18-20). Para ter idéia, no período veterotestamentário o cordeiro era um animal que servia como sacrifício para expiação dos pecados, mas havia alguns critérios para a escolha do animal: Ele não poderia ser cego, aleijado, mutilado, ulceroso, sarnoso, cheio de impingens, genitálias machucadas ou moídas, arrancadas ou cortadas (capado). Portanto, Deus exige um sacrifício perfeito pela expiação de pecados (Lv 22.20-25). Cristo não teve pecados (Hb 4.15), fez o sacrifício perfeito de uma vez por todas quando se ofereceu pelos pecadores (Hb 7.26, 27). João Batista disse que Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). A expiação de Cristo por nós é preciosa e comunicamos isso de modo visível ao participar da Ceia do Senhor. Quando alguém se recusa a participar deste sacramento está dizendo que a expiação de Cristo não tem nenhum valor e sua morte foi merecida como um criminoso. Você valoriza a morte expiatória de Cristo? Então coma do Pão e beba do cálice, fazendo assim está proclamando que o sacrifício Dele por você é mais valioso do que tudo, inclusive do que a volição pessoal.
          Deus enviou o seu melhor, seu Filho Unigênito, a Expressão Exata do seu Ser (Hb 1.3) para trazer a redenção. O sacrifício de Cristo tem valor!!! Quantos de nós muitas vezes deixamos de participar da Ceia Senhor por não querer reconciliação com o irmão que o ofendeu ou mesmo não querer pedir perdão ao irmão a quem feriu. Deixe este orgulho maldito de lado e valorize o que Cristo fez por você na Cruz. Ele sofreu insultos, bofetadas, calúnias, e na hora de dor maior no madeiro, disse: “Pai perdoa porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Tudo isto por mim e por ti, nós somos tendentes a pedir e nunca agradecer, uma das formas de agradecer a Deus é participar do corpo e sangue de Cristo simbolizados na Ceia do Senhor.
          Para o homem ser salvo de acordo com a justiça de Deus deveria merecer a salvação, mas Deus olhou e não viu nem um justo, todos estavam desgarrados (Rm 3.10), então Jesus se propôs a merecer a salvação em lugar do homem, sofrendo na pele a pena do pecado deste, pois “Deus o fez pecado em nosso lugar” (II Co 5.21). Com reagir a tudo isto? Ignorando ou levando a sério a Ceia do Senhor? Ao participar estou automaticamente dizendo que Cristo morreu em meu lugar. ALELUIA!!! Ele venceu o pecado por mim, luto e venço o pecado porque Ele venceu por mim. Por isso participo da Ceia do Senhor celebrando a vitória de Cristo na cruz.
          A morte de Cristo por nós foi voluntária, pois Ele deu sua vida (Jo 10.18) para nos tirar da morte espiritual para um novo viver. Quando seu sangue derramou trouxe a purificação de pecados (Hb 1.3) para todo o que Nele crê (Jo 3.16) e para todo que ainda crerá (Jo 17.20). A Ceia do Senhor não é um culto ao Senhor Morto, pois Ele está vivo (Hb 7.25), é uma celebração, festa de louvor pelo seu amor sacrificial que se deu em resgate por muitos () e eu faço parte destes muitos que Ele resgatou. Por isso participo da Ceia do Senhor. Glórias a Deus!!! Bendito é o Nome de Jesus!!!
          O poeta João Luiz afirma que no céu só entra lavado pelo sangue do Cordeiro, o que está em foco é o seu sacrifício expiatório que tem poder para salvar o mundo inteiro (I Jo 2.2), mas escolhe salvar a Igreja (Ef 5.25) que é a comunidade dos eleitos de Deus redimida à custa de um preço cabal, no qual um justo purifica um injusto pela morte na cruz. Jesus pode fazer muitos milagres, mas o maior deles é a transformações de perdidos pecadores em servos de Deus, tudo isto só será possível porque Ele pagou no madeiro o preço do nosso pecado. A Ceia do Senhor comunica o valor da morte expiatória de Cristo e que grandes benefícios trouxe para nós, dentre estes a segurança de salvação eterna. Você entende que a Ceia é momento de lembrar do que Jesus fez?     Qual a sua reação diante disto? Meu irmão deixa de meninice, beicinho, joga fora o orgulho e parte para o abraço com o irmão que você está de mal. Vença a Satanás, pois Ele quer te ver na pior. A participação no corpo e sangue de Cristo é prova que  vencestes o mal, és vitorioso e vives em comunhão com o irmão que também é o objeto do sacrifício de Cristo na cruz para a salvação. A ceia do Senhor torna visível o efeito invisível, mas valioso da expiação de Cristo em nosso lugar! Glórias a Deus!!!! Aleluia!!!!
  
3.      A CEIA DO SENHOR COMUNICA A VERACIDADE DA VINDA DE CRISTO. V.26c
“[...] até que ele venha”.

          Ao participar deste sacramento aponto para o futuro na certeza que Jesus voltará da mesma forma como foi assunto ao céu (At 1.11). Alguns usam este tema para amedrontar as pessoas, é o “terrorismo evangelical”, mas o assunto da vinda de Cristo é para confortar os crentes (I Ts 4.18).       Quando participo da Ceia do Senhor estou comunicando que Cristo virá para levar a sua igreja, eu faço parte deste povo glorioso que vai morar eternamente com Jesus. Dizem alguns ensinos que a vinda de Jesus será invisível e que os crentes irão sumir, inclusive os infantes ainda no ventre materno. A Santa Escritura não diz isso, está escrito que todo olho o verá, inclusive os que os traspassaram (Ap 1.7) neste dia haverá a ressurreição de todos, uns para a salvação e outros para condenação (Jo 5.29)
          A Bíblia afirma que os crentes irão subir para o encontro com o Senhor nos ares (I Ts 4.17), mas em lugar algum da Bíblia há um arrebatamento secreto com sumiço repentino, o que será repentino é a vinda do Senhor e o abrir e fechar de olhos (I Co 15.52) não se refere a sumiço e sim momento repentino  o qual ninguém espera. A idéia de algumas pregações para o cristão preparar-se para a vinda do Senhor não tem base na Bíblia e a Fé Reformada afirma que o verdadeiro cristão é preparado por Deus para este momento, pois Cristo foi preparar (arrumar) o lugar para nós (Jo 14.1-3), e o reino já nos foi preparado antes da fundação do mundo (Mt 25.34). Deus já nos preparou e levará a bom termo a sua obra, pois começou boa obra em nós e concluirá até o dia de Cristo Jesus (Fp 1.6), o que fazem é confundir a doutrina da santidade com uma preparação meritória do homem , ou seja, o vaso pode surpreender o oleiro que o fez, o que é uma horrenda heresia.
          Dizem que se não me preparar não subo com Jesus, eu digo o contrário, eu subirei com Jesus porque isso não depende de mim, mas de Cristo que já preparou um lugar para mim. Eu vivo vida santa porque Cristo Jesus já tem morada eterna para mim ao seu lado. Não vivo em busca da salvação, o Senhor Jesus já preparou para mim quando disse “Está consumado” (Jo 19.30). Ele abriu o céu para mim e também para você, já nos adornou um lugar de descanso eterno. Ele já preparou lugar. Aleluia!!! Louvado e Exaltado seja o nome de Jesus!!! A ceia do Senhor nos faz pensar na ditosa cidade, na Nova Jerusalém que descerá do céu toda ataviada para o seu esposo, Cristo. Este sacramento nos faz comunicar que é verdadeira e bíblica a doutrina escatológica, ou seja, Ele virá e levará de uma vez só a sua igreja e condenará todos os que vivem na prática do pecado. Você faz parte da Igreja de Cristo? Estará para sempre com Ele? A Ceia do Senhor nos aponta para a vinda gloriosa de Cristo.
          Pode ser que neste momento você esteja enojado deste mundo por causa de tantas misérias, injustiças, desamor e estampado despudor. Os jornais só anunciam desprazeres, faz até vergonha ir a uma banca de vergonha ir a uma banca de revistas, pois a pornografia é abominavelmente abominável. O lixo musical de bandas de forró e axé com suas músicas imundas nas paradas de sucesso levando jovens e adolescentes a imoralidade numa apologia a banalização do sexo, que criado por Deus para ser uma benção, mas o homem com o empurrão do diabo tem tornado em maldição pela promiscuidade. É verdade, isso nos enoja. Mas, um dia nós estaremos livres de tudo isso na presença do Senhor para sempre. Para alcançar essa bem-aventurança é necessário antes de tudo que a pessoa tenha um encontro com o Senhor Jesus Cristo, seja por Ele resgatado do pecado para uma vida nova. Neste novo viver já não é você quem manda, mas o Senhor é o seu dono e governa toda a sua vida. A salvação é um dom (presente) de Deus (Ef 2.8), só precisa recebê-la.
          Santo Agostinho viveu uma vida desregrada até que Deus o libertou passando ele a servir ao Senhor em total obediência. Uma das mulheres que ele fazia noitadas o viu e disse: - Agostinho, venha comigo; ele não deu resposta e ela continuou: - Agostinho, eu estou aqui; agostinho disse: - Você está aí e eu não estou aqui, porque não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim. Deus preparou a salvação de Agostinho e também a nossa, e afirmo convicto que Ele nos levará para o seu reino celestial. Quando o crente participa do pão e do vinho está dizendo: Eu creio que Jesus já preparou um lugar no céu, que me preparou para subir com Ele. A Ceia do Senhor comunica a veracidade da vinda majestosa de Jesus para levar a sua igreja. Aleluia!!!  

CONCLUSÃO:
          Vimos nesta mensagem que a Ceia do Senhor é a comunicação visível do Evangelho, e nós ao participarmos do pão e do vinho comunicamos a vitória da igreja de Cristo; o valor da expiação de Cristo e; a veracidade da vinda de Cristo. Diante desta realidade, qual a sua posição? Você participa da Ceia do Senhor? Você que ainda não é batizado, receba o batismo cristão em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, assim poderás participar da Mesa do Senhor. Se há alguém entendeu que ainda não tem certeza de salvação, foi por você que Jesus derramou o seu sangue e entregou seu corpo na cruz. Você crê nesta verdade? Se não chegou ainda esta certeza no seu coração, então clame a Deus que Ele vai te dá essa confiança.

APLICAÇÃO:
Musica: Desde o Principio (Vencedores por Cristo)
Desde o principio de todas as coisas
Era o Verbo, Jesus Cristo
Ele é a imagem do Deus Invisível
A Exata Expressão de Deus Pai
Ele mesmo criou o universo pela sua Palavra
E nos resgatou com imenso poder
Tirou-nos da morte para um novo viver
Louvores e glórias a Cristo Jesus
O Verbo de Deus, nossa Luz.
Desafio:
          Gostaria de convidar todos para um momento de oração, no qual estaremos pedindo a Deus que nos ajude a participar do seu corpo e do seu sangue de maneira simples e honesta, que possamos vencer todas as barreiras e por meio da Ceia do Senhor comunicar ao mundo que servimos a Deus e também oremos por todos que participam deste momento que ainda não tiveram um encontro com Cristo para que viva com Cristo a partir deste momento.
Oração: Pb. Missº Veronilton Paz
          “Senhor Deus! Pedimos que prepares tua igreja para participar da ministração da Ceia do Senhor e que nossa vida seja digna do evangelho de Cristo, ajuda-nos a vivenciar o teu evangelho de maneira autêntica e andarmos sempre contigo. Que a nossa participação da Ceia do Senhor seja acompanhada de uma vida piedosa cheia de devoção a ti, ainda te pedimos pelas pessoas que não tiveram um encontro contigo; Senhor toca nos corações deles para que te conheçam e creiam no sacrifício perfeito de teu Filho Jesus Cristo. Nós te pedimos tudo em nome de Jesus! Amém!”

REFERÊNCIAS:
A Bíblia de Estudo de Genebra. 1 ed. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã, 1995.
BERKHOF, Louis. Manual de Doutrina Cristã. 2 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992.
CRUZ, Luiz Ricardo Monteiro da. Introdução ao Novo Testamento. 1 ed. Garanhuns-PE: CPO/IBN, 2006.
SMITH, William S. A teologia de Paulo. 3 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1986.
SMITH, William S. Introdução ao Novo Testamento II: Romanos a Apocalipse. 5 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1990.

Dados Sobre o aluno e curso:
Curso de Preparação de Obreiros do Instituto Bíblico do Norte (CPO/IBN)
Nome: Veronilton Paz da Silva
Sermão de Prova do 3º ano CPO/NE 2006-2009.
Pregado na IPB Monteiro-PB no dia 01/03/2009
200 pessoas presentes ao culto
Nota do Sermão: 9,5
Professor de Homilética do Curso: Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário