Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 2.16-17


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 2.16-17
[16] Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; [17] mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

INTRODUÇÃO:
     O pecado é definido como transgressão da Lei de Deus (I João 3.4), ainda é chamado de falta de conformidade com a Lei (I Samuel 12.23), nós pecamos por palavras, pensamentos e ações. Somos pecadores desde o nascimento, pois já nascemos com a natureza corrompida (Salmos 51.5).
      Aqui neste texto lido trata sobre a liberdade de escolha, chamada por alguns de livre – arbítrio. Livre arbítrio é a capacidade de alguém escolher entre ser perfeito ou não, então como todos nós somos pecadores, não podemos escolher entre ser perfeito ou não. Logo, não temos livre – arbítrio. Segundo o teólogo Santo Agostinho o homem Adão antes da queda tinha total liberdade para escolher ser perfeito ou não; o homem Adão depois da queda bem como todos que vieram após ele perderam esta liberdade e tornaram-se escravos do pecado (João 8.34); Em Jesus esta liberdade é restaurada progressivamente até chegar na glória, daí é que a santidade do cristão é progressiva, só se concluindo o processo quando este chegar na glória (Filipenses 1.6), pois enquanto estiver nesta vida o ser humano não consegue viver sem pecar. Eu quero falar baseado no tema abaixo:

TEMA: A REALIDADE DO PECADO NA RAÇA HUMANA.

1.      O PECADO TEM NOME.

1.1.            Roubar é pecado.
“Não furtarás” (Êxodo 20.15).

1.2.            Mentira é pecado.
“Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8.44).

1.3.            Idolatria é pecado.
[1] Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: [2] Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. [3] Não terás outros deuses diante de mim. [4] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [5] Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

1.4.            Sexualidade anormal é pecado.

1.5.            Deixar de orar é pecado.
“E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos; eu vos ensinarei o caminho bom e direito” (I Samuel 12.23).

1.6.            Deixar de ler a Bíblia é pecado.
“Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22.29).

1.7.            Deixar de ajudar pessoas necessitadas é pecado.
[16] Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. [17] Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?” (I João 3.16,17)

1.8.            Criar doutrinas humanas sem base na Bíblia ou distorcendo os textos é pecado.
“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” (Mateus 15.3)
[15] e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; [16] como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição” (II Pedro 3.15,16).


2.      O PECADO TRAZ CONSEQUENCIAS.

2.1   Separação de Deus.
[1] Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; [2] mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça” (Isaías 59.1,2).

2.2    Condenação eterna.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.23).

2.3    Desarmonia do ser humano com outros homens e com a natureza.
“A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência” (Gênesis 6.11).
[19] Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. [20] Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, [21] na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. [22] Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora” (Romanos 8.19-22).

3.      O PECADO SÓ É PERDOADO POR JESUS.

3.1.            Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1.29)

3.2.            Jesus é o justo advogado para interceder pelos que nele crêem quando pecam.
[1] Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. [2] E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (I João 2.1,2).

3.3.            Jesus ofereceu o sacrifício perfeito pelo pecado.
“Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas”. (Hebreus 1.3)

3.4.            Jesus pelo seu sangue nos trouxe a redenção e perdão dos pecados de graça.
[23] Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; [24] sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, [25] ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos” (Romanos 3.23-25).

CONCLUSÃO:
O pecado é uma realidade na vida do ser humano, pois por meio dos nossos primeiros pais herdamos o germe do pecado. O pecado cometido por nós tem nome; traz conseqüências para a vida do homem e dos outros e; somente Jesus pode perdoar o nosso pecado. Precisamos ir até Jesus e arrependidos clamarmos por seu perdão.

APLICAÇÃO:
Hino do Hinário Novo Cântico: 74 “Sinceridade”
Desafio: Chegar-se para Jesus arrependido dos seus pecados;
Oração: Conversão de vidas e perdão de pecados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário