Total de visualizações de página

domingo, 26 de janeiro de 2014


MENSAGEM: IGREJA MISSIONÁRIA

TEXTO BASE: ATOS 9.31
“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

OBJETIVO:
Compreender a natureza missionária da igreja.

INTRODUÇÃO:
           A igreja em sua natureza é missionária e nasceu sob o mandamento do seu fundador: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)
          A sua constituição no mundo tem como finalidade o anúncio, aos eleitos, do chamado para fazer parte do reino de Deus. Para todos os que se encontram nos quatro cantos do mundo. O objetivo da igreja missionária é ocupar o espaço designado pelo Senhor da missão e, onde estiverem os eleitos, aí deve a igreja estar presente para agir na sua condição única de agência de Deus no mundo, para fazer chegar as boas novas aos eleitos.
          A igreja missionária tem a presença do Espírito Santo como agente salvador que efetua a salvação nos que pertencem a igreja e são edificados pelo poder de Deus. Quando sai ao encontro dos eleitos, a igreja não deve perder de vista a sua missão. No alerta dado à igreja para obediência ao Senhor da grande comissão: “É tarefa da Igreja encontrar as ovelhas, reuni-las e discípulá-las. A igreja não pode estar satisfeita com nada menor do que este resultado. Se a ovelha ainda não foi encontrada, não é discipulada, não está reunida à igreja, então a igreja não fez seu trabalho de evangelização” e não cumpriu sua missão, mas a igreja tem uma missão e como parte dela precisamos sermos agentes missionários. Queremos trazer aqui algumas características da igreja missionária:

EXPOSIÇÃO:

1.      É A COMUNIDADE DOS SANTOS
          A igreja é formada de todos os que foram chamados pelo Senhor da igreja para exercitar a comunhão. Uma comunidade separada do mundo com a finalidade de buscar em Deus um novo padrão de vida, inteiramente diferente daquele vivido antes. A igreja proporciona um modelo de vida baseado no ensinamento de Jesus. Quando a igreja recebeu no pentecostes o Espírito Santo, ela passou a praticar um novo estilo de vida: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42). O relacionamento dos santos proporciona e gera homens e mulheres com uma visão voltada para o propósito da igreja de evangelizar o mundo.
          “A santificação e a consagração levam a igreja a ter consciência missionária”. A visão missionária de Paulo era conseqüência do seu amor por Cristo e de sua submissão ao Espírito Santo. O servo submisso, separado e consagrado ao serviço de Deus, é vazio de si mesmo, mas cheio do Espírito Santo. A consagração é essencial para o avanço missionário da igreja”. Para evangelizar precisamos ter fé pessoal em Cristo, conhecimento da Bíblia, oração, bom testemunho - vida santa (Sherron K. George, CEIBEL, 1987). “Santidade pessoal tem retrocedido lamentavelmente para segundo Plano nos meios evangélicos modernos, as pessoas com razão que os religiosos não são tão amáveis, altruístas e dotadas de boa natureza como pessoas que não professam fé religiosa. A sã doutrina protestante será inútil sem uma vida santa, até mesmo prejudicial; a santificação exige esforço pessoal, a união com Cristo, mediante a fé é o segredo tanto do inicio como da continuação da santidade; o mesmo apostolo Paulo que disse: “...e esse viver que agora tenho na carne vivo pela fé no filho de Deus”; em outro lugar disse: “Assim corro – assim luto – esmurro o meu corpo”. A fé justificadora é uma graça que não trabalha, mas que simplesmente confia, descansa e se apóia em Cristo (Gl 4.5). A fé santificadora é uma graça cuja própria vida consiste em ação, atua pelo amor e, à semelhança de uma mola-mestra, impulsiona totalmente o homem interior (Gl 5.6), a verdadeira santidade não consiste apenas em crê e sentir, mas realizar e suportar em uma demonstração da prática da graça ativa e passiva. Nosso linguajar, temperamento, paixões, e inclinações naturais, nossa conduta como pais e filhos, patrões e empregados, esposos e esposas, e nosso modo de vestir, conduta nos negócios; santidade não é perfeição, é uma busca pela perfeição”. (J. C. Ryle).
 
2.      É UMA COMUNIDADE COM VOCAÇÃO MISSIONÁRIA
A igreja missionária adota um programa permanente de preparação dos seus missionários para fazer discipulado. O treinamento do povo de Deus é de suma importância para o fortalecimento da igreja e sua disposição para ir ao campo missionário evangelizar os pecadores. Evangelizar é proclamar, pregar, ou anunciar as boas do reino por meio de palavras e ações, visando uma resposta de arrependimento e fé do ouvinte. O conteúdo da mensagem é que Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou, as boas novas são para pecadores, oferecidas de graça por meio de Cristo. Deus foi o primeiro a evangelizar quando Adão e Eva caíram, Deus foi em busca do homem e prometeu o salvador, Deus tinha um propósito missionário quando escolheu a nação de Israel no VT, esta deveria atrair as nações para o Senhor (Gn 12.2, 3) e no NT a igreja além de atrair as nações, deveria ir até as nações (At 1.8, Mt 28.18-20).
          A primeira prioridade da igreja missionária é adorar a Deus e glorificá-lo (Rm 11.36, I Co 10.31), a segunda prioridade é promover a glória de Deus para outros, evangelizar. Sem desprezar os demais segmentos de atividades. A igreja missionária manifesta uma solidez em todas as áreas da sua atuação e envolve todas as classes dos membros. Afinal de contas, a finalidade da igreja é vista na sua busca de unidade, comunhão e conhecimento, que vise o bem-estar dos seus membros.
          Na igreja missionária as atividades são desenvolvidas com a participação de todos os seus membros que fazem as sociedades internas, desde as crianças até os da melhor idade (idosos). O programa elaborado pela igreja alcança todas as áreas: Adoração, missão, evangelização, doutrina, música, ação social e outros. Cito aqui os motivos para se fazer missões:

1.      Motivos errados:
a)     Ser admirado e louvado por outros.
b)     Buscar auto-realização, sem levar em conta esvaziar-se a si mesmo (Fp 2.5-7).
c)      A busca por aventura e excitação.
d)     Ambição em expandir a glória e influência de uma igreja ou país.
e)     Fuga de situações desagradáveis do lar.
f)       A esperança de sucesso profissional após um curto período de serviço missionário.
g)     A culpa e o anseio pela paz com Deus por meio do serviço missionário.
h)     Pensar em viver da obra e não para obra.

2.      Motivos certos
a)     O desejo que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da terra.
b)      O desejo de amar a Deus por amor e gratidão, por meio do cumprimento da comissão de Cristo: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19).
c)      O desejo ardente de usar todos os meios legítimos e possíveis para salvar os perdidos e ganhar não-crentes para a fé em Cristo.
d)     A preocupação de que igrejas cresçam e se multipliquem e o reino de Cristo seja estendido por meio de palavras e ações que proclamem a compaixão e a justiça de Cristo a um mundo de sofrimento e injustiça.

          O alvo final da igreja missionária é que aconteça o que João viu no Apocalipse, de uma grande multidão reunida diante do trono de Cristo, comprada pelo seu sangue, procedentes de toda tribo, povo, língua e nação (Ap 5.9). Essas pessoas nunca cessam de adorar e louvar ao Senhor. Esta é a visão da Igreja que tem visão missionária! Este é o nosso alvo. Deus sendo adorado por pessoas que foram alcançadas pela graça de toda raça humana, a igreja deve dedicar sua vida, recursos e energia para este fim. Você é um missionário? Prega o evangelho?

CAPÍTULO XXXV da CF/WESTMINSTER
DO AMOR DE DEUS E DAS MISSÕES
I Em seu amor infinito e perfeito - e tendo provido no pacto da graça, pela mediação e sacrifício do Senhor Jesus Cristo, um caminho de vida e salvação suficiente e adaptado a toda a raça humana decaída como está - Deus determinou que a todos os homens esta salvação de graça seja anunciada no Evangelho.
Ref. Jo.3:16; I Tim.4:10; Mc.16:15
II. No Evangelho Deus proclama o seu amor ao mundo, revela clara e plenamente o único caminho da salvação, assegura vida eterna a todos quantos verdadeiramente se arrependem e crêem em Cristo, e ordena que esta salvação seja anunciada a todos os homens, a fim de que conheçam a misericórdia oferecida e, pela ação do Seu Espírito, a aceitem como dádiva da graça.
Ref. Jo.3:16 e 14:6; At.4:12; I Jo.5:12; Mc.16:15; Ef.2:4,8,9.
III. As Escrituras nos asseguram que os que ouvem o Evangelho e aceitam imediatamente os seus misericordiosos oferecimentos, gozam os eternos benefícios da salvação: porém, os que continuam impenitentes e incrédulos agravam a sua falta e são os únicos culpados pela sua perdição.
Ref. Jo.5:24 e 3:18.
IV. Visto não haver outro caminho de salvação a não ser o revelado no Evangelho e visto que, conforme o usual método de graça divinamente estabelecido, a fé vem pelo ouvido que atende à Palavra de Deus, Cristo comissionou a sua Igreja para ir por todo o mundo e ensinar a todas as nações. Todos os crentes, portanto, têm por obrigação sustentar as ordenanças religiosas onde já estiverem estabelecidas e contribuir, por meio de suas orações e ofertas e por seus esforços, para a dilatação do Reino de Cristo por todo o mundo.
Ref. Jo.14:6; At.4:12; Rom.10:17; Mt.28:19,20; I Cor.4:2; II Cor.9:6,7,10.

Extraído do site http://www.ipb.org.br/

3.      É UMA COMUNIDADE QUE CRESCE EM NUMERO E QUALIDADE.
          O nome “missionária”, indica que a igreja naturalmente é chamada ao crescimento, expansão, para espalhar-se pelo mundo. A promessa cumprida: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (At 1.8), deixa claro que a presença do Espírito Santo conduz a igreja no cumprimento da sua missão para estar presente em toda parte do mundo.
          À medida que a igreja missionária obedece à ordenança do Senhor da missão e anuncia as boas novas de salvação para os pecadores, muitos responderão ao chamado e serão novas criaturas, crescendo por toda parte a igreja do Senhor.
          A igreja é chamada para fazer missões. Missão é uma ação para o crescimento, com o objetivo de atingir o alvo estabelecido no livro de Atos dos Apóstolos 1.8 para ir até os confins da terra. Para isso a igreja deve estar preparada: “As igrejas estão sendo fortemente encorajadas a desenvolverem uma filosofia de ministério, declaração de propósitos, estabelecimentos de alvos e estratégias. Elas precisam ser especificas e claras”. Na época da Igreja Primitiva havia este crescimento numérico e qualitativo, “muitos dos que creram”, implica em número, e “vieram confessando e denunciando publicamente suas obras” (At 19.18), denota mudança de vida, crescimento qualitativo.
          “Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários. Assim a Palavra do Senhor crescia e se multiplicava” (At 19.19-20). Houve crescimento quantitativo (numérico) e qualitativo (mudança de vida). 
          Para a igreja alcançar seu alvo, ela adota as mesmas estratégias missionárias do Senhor Jesus como:
a)     A MISSÃO DOS DOZE (Lc 9.1-6).
b)     A MISSÃO DOS SETENTA (Lc 10.1-24)
c)     O EVANGELISMO PESSOAL (Lc 19.1-10; Jo 3.1-36; 4.5-30)
d)     VISITAS AS PESSOAS ONDE ELAS SE ENCONTRAM (Mt 4.23; 9.35)
e)     PREGAÇÕES PARA MULTIDÕES ((Jo 8.2; 11.42; Lc 11.27)
f)       ACOMPANHAMENTO DOS CONVERTIDOS (At 15.36)
g)     DISCIPLINA DOS FALTOSOS, PODE SER VELADA OU PÚBLICA (Mt 18.15-18)
          Desta forma temos condições de ter uma igreja que cresça em número e qualidade para glória de Deus.

CONCLUSÃO:
          Para ser missionária, a igreja deve assumir a missão para a qual foi chamada, manifestando um povo santo e consciente da sua vocação (a máxima da igreja é o crescimento com qualidade), tendo convicção de que o Senhor mesmo proporciona o crescimento, como resultado da tarefa devidamente executada por ela.
          A igreja não tem o direito de se esconder, de se enclausurar. Ela foi chamada para sair (Eclésia, chamados para fora do mundo para salvação e chamados para fora do templo, evangelizar). Foi-lhe dada uma missão de suma importância e é seu dever cumpri-la conforme as determinações do seu Senhor. É uma obrigação pôr em pratica os métodos ensinados e vividos pelo supremo Mestre (O método de Deus são pessoas, levando outras pessoas a Ele). Não podemos, contudo, fugir do ensino puro da Palavra Santa de Deus (Jo 17.17).

 APLICAÇÃO:
1.      Somos uma igreja missionária?
2.      O que investimos em missões (Tempo, finanças, oração)?
3.      Oração e hino 287

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia Genebra, ARA Ampliada, Ed. Cultura Cristã.
Ide e Fazei Discípulos, Roger Greenway, Ed. Cultura Cristã.
Santidade, Sem a Qual Ninguém Verá o Senhor, Bispo J. C. Ryle, Ed. Fiel.
Para Onde Senhor? Dorcas e Luciano Breder, Ed. Luz para o Caminho.
A Evangelização e a Soberania de Deus, J. I. Packer, Ed. Cultura Cristã.
Além do Brasil: Missões, John Leonard, CEIBEL.
A Igreja Evangelística, Sherron K. George, CEIBEL.
Missões em Toda Parte, Rev. Marcos Severo, SOCEP.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário