Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II PEDRO 1.1-2

TEXTO: II PEDRO 1.1-2

INTRODUÇÃO

Pedro escreveu esta carta entre os anos 65 a 67 d.C. para cristãos que eram ameaçados por falsos mestres, sobretudo sobre a pessoa, obra e a segunda vinda de Cristo, para isso Pedro traz a verdade do evangelho e as ensina para que a Igreja vença o falso ensino e seja firme na fé.

TEMA: A PREGAÇÃO APOLOGÉTICA DO EVANGELHO

1. AUTORIA DA CARTA É HUMANA (V.1)

1.1 Ele é um homem chamado por Deus - Simão Pedro (v.1).

O autor desta carta é Pedro, sobre ele vemos algumas informações bíblicas: A. O nome dele era Simão antes de conhecer a Cristo, pois simão significa ouvinte (v.1). B. Ele foi alcançado para Cristo pelo seu irmão André: 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus [...]” (Jo 1.40-42). C. Depois que ele passou a ser de Cristo foi lhe acrescentado o nome Pedro, pois Pedro significa pedregulho, firme: “[...] Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (v.1; Jo 1.42). Deus chama homens para lhe servir.

1.2 Ele é um homem chamado para servir - Servo: Gr. “Doulos”, escravo (v.1).

Pedro nesta carta se declara servo, algumas lições importantes: A. O servo de Cristo não fazia sua vontade, mas a do seu Senhor “Não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus (Ef 6.6). B. O servo de Cristo o imita não sendo servido, mas servindo: “27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20.27-28). C. O servo de Cristo busca servir uns aos outros por amor: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor (Gl 5.13). Se você é servo, então sirva a Deus e ao próximo!

1.3 Ele é um homem chamado para ser enviado - Apóstolo: Gr. Apostoleo, enviado (v.1).

Pedro se intitulou apóstolo, nós podemos examinar algumas lições sobre isso: A. O Apóstolo como um ofício foi temporário: 21 É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, 22 começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição” (At 1.21-22). B. O apostolo sem ofício era um desbravador: “Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio (Rm 15.20). C. Apostolo no sentido amplo se estende a todos os crentes que divulgam Cristo e não é um ofício: “Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou” (Jo 13.16). Enviado aqui é apóstolo. Todos os crentes são enviados!

1.4 Ele é um homem chamado para pertencer a Cristo - “De Jesus Cristo”

Pedro também declarou pertencer a Cristo: “De Jesus Cristo” (v.1). Lições: A. Pertencer a Cristo indica ter o Espírito Santo: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Co 6.19). B. Pertencer a Cristo deve ser exclusivamente: ”Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pe 2.9). C. Pertencer a Cristo é algo que acontece quando cremos: “5  por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, 6 de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo” (Rm 1.5-6).

2. DESTINATÁRIOS DA CARTA É COMUNIDADE DA FÉ CRISTÃ. V.1

2.1 Eles receberam a Cristo pela fé (v.1).

O texto fala sobre pessas que receberam a fé cristã: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo (v.1). Verdades: A. A fé é recebida - Obtiveram fé (v.1; Ef 2.8). B. A fé nos leva para dentro da comunidade - Conosco (v.1). C. A fé é preciosa - Fé igualmente preciosa (v.1). O cristianismo é uma religião de fé, cremos em Cristo Jesus!

2.2 Eles receberam a justificação através de Cristo (v.1).

Pedro trata da igreja como pessoas justificadas: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo (v.1). Lições: A. A base da nossa justificação é a perfeita justiça de Cristo: “Justiça de nosso Deus e salvador Jesus Cristo (v.1; II Co 5.21). B. A forma de receber a justificação é pela fé sem as obras: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Rm 3.28). C. O resultado de receber a justificação é ter paz e acesso a Deus: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).

2.3 Eles receberam a salvação através de Cristo (v.1).

Pedro trata sobre a salvação em Cristo: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo (v.1). Anotações: A. A salvação é grande, pois o que nos salva é grande (v.1). B. A nossa salvação é segura, pois o que nos salva é Deus (v.1). C. A nossa salvação é exclusiva, pois o nosso salvador é somente Jesus Cristo (v.1). Para ter certeza absoluta de salvação é preciso ter um encontro real com Jesus!

3. EVANGELHO APRESENTADO NA CARTA. V.2

3.1 O evangelho apresenta a graça como a raíz da salvação. V.2

A saudação de Pedro diz muito da sua teologia, enfatizando a graça como causa da salvação: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (v.2). Notas: A. A graça foi trazida por Jesus aos homens: “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (Jo 1.17). B. A graça é a causa da salvação: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8). C. A graça de Deus nos traz redenção em Cristo: “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3.24).

3.2 O evangelho apresenta a paz como resultado da salvação. V.2

A Escritura diz que a paz resulta da graça: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (v.2). Impressões: A. A paz é a reconciliação do homem com Deus em Cristo: “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl 1.20). B. A paz é bem estar espiritual que recebemos internamente: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). C. A paz real é recebida somente em Jesus: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade (Ef 2.14).

3.3 O evangelho apresenta a necessidade do conhecimento de Deus para salvação. v.2

A Bíblia afirma que o conhecimento de Deus é necessário para salvação: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (v.2). Anotações: A. Podemos conhecer a Deus plenamente (v.2). B. Podemos conhecer a Deus Pai através do seu Filho (v.2; Jo 1.18). C. Podemos conhecer a Deus e aceitarmos o Senhorio de Jesus (v.2)

CONCLUSÃO

Nós vimos que a autoria da carta é um homem que serve a Deus; os destinatários fazem parte do povo que crê em Jesus e; o evangelho apresentado na carta é pela graça, trazendo paz, sendo adquirido pelo conhecimento real de Deus. Aplicação: Crentes: Você que já faz parte do povo de Deus, que já o conhece precisa se apresentar como um porta-voz deste evangelho, levando a paz para os que ainda não conhecem. Não Crentes: Este evangelho está disponível para vocêprecisas crer em Jesus para que a salvação oferecida por Cristo seja verdade na sua vida. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário