Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II PEDRO 1.16-18

TEXTO: II PEDRO 1.16-18

INTRODUÇÃO

Pedro escreveu esta carta entre 65 a 67 para orientar a Igreja dizendo que ela deveria pregar o evangelho de forma apologética (vv.1-2), se abastecer de poder (vv.3-4), crescer espiritualmente (vv.5-8), isso teria resultados na vida cristã (vv.9-11), ainda disse que precisaria lembrar da verdade (vv.12-15), neste momento veremos sobre o testemunho da Palavra por testemunhas oculares, isso faremos tendo como base o tema exposto.

TEMA: A PALAVRA DE DEUS FOI CONFIRMADA POR TESTEMUNHAS OCULARES

1. TESTEMUNHAS QUE FALARAM DA SUA VINDA. V.16

1.1 Viram a sua glória aqui na terra na sua primeira vinda. Jo 1.14

Jesus se manifestou aos homens, especialmente aos discípulos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). Notas: 1ª Jesus na sua primeira vinda se fez homem (v.14). 2ª Jesus na sua primeira vinda trouxe a plenitude de graça e verdade para nós (v.14). 3ª Jesus na sua primeira vinda armou o tabernáculo celeste entre nós (v.14). 4ª Jesus na sua primeira vinda trouxe a sua glória de Filho eterno para ser experimentada (v.14). Os discipulos testemunharam da primeira vinda de cristo, nós colhemos os resultados desta vinda.

1.2 Receberam a promessa da sua segunda vinda. Mt 24.29-31

Cristo prometeu aos seus discípulos que viria novamente: 29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. 31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt 24.29-31). Impressões: I. Sua volta será após a tribulação (v.29). II. Sua volta será precedida de eventos fortes eventos (v.29). III. A sua vinda será visivel com poder e glória (v.30). IV. A sua vinda será para lamentação dos ímpios e salvação dos servos de Deus (vv.30-31). Ele prometeu que viria, veio; que morreria, morreu; que ressuscitaria, ressuscitou; que voltaria, esperemos!

1.3 Deveriam tornar conhecida a sua segunda vinda. II Pe 1.16

A vinda de Jesus deve ser anunciada: “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade” (v.16). Anotações: 1. Deveriam anunciar que a sua segunda vinda sería em poder (v.16). 2. Deveriam anunciar a segunda vinda sem invenções humanas (v.16). 3. Deveriam anunciar a segunda vinda, pois viram um relance na tranfiguração (v.16; Mc 9.1-3). Você crê que Cristo voltará? Você tem anunciado isso? Se não, comece a fazer. Hei! Jesus voltará!

2. TESTEMUNHAS QUE VIRAM A GLÓRIA DE CRISTO. V.17

2.1 Testemunharam que Jesus recebeu da parte de Deus Pai glória honra e glória excelsa. V.17

O Pai concedeu ao Filho gloria excelsa: “Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (v.17). Lições: A. A honra e glória que Ele recebeu da parte do Pai, foi como homem, como Deus Ele já tinha: “E agora, Pai, glorifica-me em tua presença com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (v.17; Jo 17.5). B. A glória que Ele recebeu da parte do Pai foi excelsa (v.17). C. A glória que Ele recebeu da parte do Pai e para que todos o honrem como honram o Pai: “Para que todos honrem o Filho como honram o Pai” (Jo 5.23 ECA).

2.2 Testemunharam que Jesus recebeu da parte de Deus Pai a honra de Filho. V.17

Jesus é o Filho de Deus conforme está escrito: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (v.17). Verdades: a) Ele é o Filho de Deus que é igual a Deus - Ele é Deus: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (v.17; Jo 5.18). b) Ele é o Filho amado do Pai - Nós somos amados por Deus por causa de Cristo (v.17). c) Jesus é o Filho de Deus em que está o agrado do Pai - Somente agradamos a Deus se temos Jesus (v.17). Jesus é Filho eternamente gerado de Deus, Deus de Deus, Luz de luz, gerado não criado! Aleluia!

2.3 Testemunharam Jesus recebeu do Pai a honra de intermediário entre Deus e os homens. V.17

Jesus como o Filho de Deus é a nossa ponte entre a terra e o céu: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (v.17). Aplicações: a. Jesus como Filho de Deus é a única voz a ser ouvida: “[...] Este é o meu Filho amado. A Ele ouvi” (Mc 9.7). b. Jesus como Filho de Deus é o único meio de conhecermos o Pai: “Ninguem jamais viu a Deus, o Deus unigênito que está no seio do Pai é quem o revelou” (Jo 1.18). c. Jesus como Filho de Deus é o unico meio de sermos sermos aceitos no céu: “Porquanto há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5). Somente Jesus nos conduz a Deus!

3. TESTEMUNHAS QUE FORAM SEPARADOS PARA EXPERIMENTAR SEU PODER. V.18

3.1 Eles receberam conexão com o céu. V.18

A voz que eles ouviram veio do céu: “Ora, esta voz, vinda do céu [...]” (v.18a). Lições A. Nós temos conexão direta com o céu por Jesus: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). B. Nós conexão direta com o céu para orar: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! (Gl 4.6). C. Nós temos conexão direta com com o céu para salvação: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Ef 2.13). O homem pode ter conexão com o céu! Você já tem?

3.2 Eles ouviram a voz de Deus. V.18

A voz de Deus penetrou nos seus ouvidos: “[...] nós a ouvimos [...]” (v.18b). Anotações: a. A voz que veio do céu é poderosa: “A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade” (Sl 29.4). b. A voz do Senhor que veio do céu despede chamas de fogo: “A voz do Senhor despede chamas de fogo (Sl 29.7). c. A voz do Senhor veio trazendo vida do céu: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo 6.63). d. A voz de Deus pode ser ouvida pelos homens (v.18b). Eles ouviram a poderosa e majestosa voz de Deus. Nós também podemos ouvi-la hoje!

3.3 Eles estiveram com Ele e viram seu poder na transfiguração. V.18

A voz de Deus veio poderosa na transfiguração: “[...] nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo” (v.18c). Verdades: a) A transfiguração trouxe o reino de Deus como um reino de poder: “Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus” (v.18; Mc 9.1). b) A transfiguração trouxe o reino com santidade: 2 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; 3 as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar” (v.18; Mc 9.2-3). c) A transfiguração trouxe um relance do reino vindouro: 2 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; 4 Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus” (Mc 9.2,4). Jesus demonstrou seu poder, se transfigurando para a glória!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre a Palavra de Deus sendo testemunhada por pessoas que viram os fatos de perto, elas falaram sobre a primeira e segunda vinda de Cristo; viram a glória de Cristo e foram separadas para experimentar o poder de Deus. Aplicação: Crentes: Você é chamado (a) para ser um testemunha de Jesus, anunciando o Senhor Jesus, mas este anuncio para ter eficácia precisas ter tido um encontro com Jesus e estando cheio de poder. Peça agora! Não Crentes: Nós vimos em uma parte da mensagem que podemos ter livre acesso ao céu por meio de Jesus, para orar e receber salvação. Você precisa ter certeza de salvação, renda-se a Cristo. Quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário