Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II PEDRO 1.9-11

TEXTO: II PEDRO 1.9-11

INTRODUÇÃO

Pedro escreveu esta carta por volta dos anos 65 a 67 tratando de auxiliar a Igreja contra falsos ensinos, ensinando o evangelho. Nós estamos observando que o evangelho deve pregado de forma apologética (vv.1-2), traz abastecimento de poder para o crente (vv.3-4), traz o crescimento espiritual do crente (vv.5-8), neste instante será tratado a respeito do resultado do crescimento espiritual do crente, isso faremos tendo como base o tema exposto.

TEMA: O RESULTADO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1. TENDO UMA VISÃO VÍVIDA DO REINO DE DEUS. V.9

1.1 A distância de Deus traz cegueira. V.9

Quando o homem está distante de Deus fica cego: “Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego [...]” (v.9a) Notas: A. O homem sem Deus está cego pelo diabo: “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (II Co 4.4). B. A cegueira que acontece é no coração: 15 Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.16 Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado” (II Co 3.15-16). C. A cegueira pode ser tirada somente por Jesus: “Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos (Ef 1.18).

1.2 A distância de Deus traz limitação. V.9

O homem é limitado, vendo somente o que está perto dos seus olhos: “[...] vendo só o que está perto [...]” (v.9b). Anotações: a. O homem é limitado, não vê as coisas espirituais: ”Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Co 2.14). b. O homem é limitado não ver além do que está diante de si: (v.9). c. O homem é limitado, deve reconhecer isso e buscar ao Senhor: Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu! (Sl 40.17).

1.3 A distância de Deus faz viver em pecado. V.9

O cristão é alertado que o que se afasta de Deus se esquece do que Deus fez na sua vida: “[...] esquecido da purificação dos seus pecados de outrora” (v.9c). Impressões: a) O pecado é um ato humano: Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Ec 7.29). b) O pecado nos separa de Deus: Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.2). c) para ser perdoado é preciso confessar e deixar o pecado:  ”O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). d. O verdadeiro cristão não deve esquecer do perdão de pecados recebidos (v.9). Pedro aqui trata da igreja visível, então para ele todos os que ingressaram nela pelo batismo, eram cristãos até que provassem o contrário.

2.TENDO UMA SEGURANÇA FIRME. V.10

2.1 A certeza e segurança é desfrutada quando nós vivemos com zelo. V.10

Nós podemos observar aqui a necessidade do zelo para fortalecer a nossa certeza e segurança: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior [...]” (v.10a). Lições: I. Pedro trata com pessoas que integravam a Igreja vísivel - Irmãos (v.10). II. Pedro aqui trata da responsabilidade cristã de se esforçar no zelo - Procurai (v.10). III. Pedro alerta que o zelo deve ser trabalhado constantemente - “Com diligência cada vez maior (v.10). A salvação é algo certo e imperdível, mas o zelo cristão fortalece nossa segurança.

2.2 A segurança é desfrutada confirmando o agir de Deus em nós. V.10

A Bíblia nos afirma que nossa segurança cofirma que Deus está agindo em nós: “[...] com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição [...]” (v.10b). Verdades: 1. O chamado de Deus é forma eficaz: “Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos (v.10; II Tm 1.9). 2. Deus elege de modo incondicional: Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho. 10 E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama)” (v.10; Rm 9.9-11). 3. O chamado e a eleição divina são evidenciados por uma vida de zelo cristão e santidade: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais:  Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (v.10; II Tm 2.19).

2.3 A segurança é desfrutada, pois Deus nos livra de tropeços. V.10

A segurança nos ajuda a não ficar tropeçando: “[...] porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum” (v.10c). Aplicações: 1ª Os crentes ao agir de forma zelosa fica firme sem viver caindo (v.10). 2ª Nós somos livres do tropeço por causa do poder de Deus: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória (Jd 1.24). 3ª Aqueles que perencem a Deus, quando tropeçam, Ele os levanta: “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará (Pv 24.16a).

3. TENDO A CERTEZA DE UM LUGAR GARANTIDO NO CÉU. V.11

3.1 O céu é um lugar de salvação eterna: Reino eterno. V.11

A Bíblia afirma que a salvação é eterna: “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno (v.11). Impressões: A. O reino de Deus de salvação já está dentro dos que se achegaram a Jesus: “[...] Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.21b). B. O reino de Deus de salvação tem como porta de entrada o arrependimento e a fé em Jesus: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). C. O reino de Deus de salvação deve ser proclamado a todos os homens: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).

3.2 O céu é um lugar disponível para o ser humano: Entrada. V.11

O texto diz que a salvação é disponível ao homens, pois Deus abriu o céu aos homens: “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno (v.11). Análises: a) O céu está aberto disponível da obra de Jesus: 19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb 10.19-20). b) O céu está disponível para todos os que receberem a Jesus como único meio de salvação: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10.9). c) O céu está disponivel por um camimho e porta estreitos: 13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.13-14).

3.3 O céu é um lugar para todos aqueles que crêem em Jesus: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. V.11

O texto afirma que todas as pessoas entrarão no céu através da fé em Cristo, sobre isso faremos algumas anotações: a. É preciso ter um enconro pessoal com Jesus: Nosso (v.11). b. É preciso crer em Jesus como Senhor: “Nosso Senhor” (v.11). c. É preciso receber a Jesus como Salvador: “Salvador Jesus” (v.11). d. É preciso ter Jesus como o único meio de salvação: Cristo. A entrada no céu tem uma senha, esta é a fé em Jesus!

CONCLUSÃO

A mensagem disse que o crescimento espiritual traz uma visão nitida do reino de Deus; segurança firme e certeza de um lugar seguro no céu. Aplicação: Crentes: Você deve buscar o crescimento espiritual, eles para que o reino de Deus seja visto na nossa vida, quanto mais crescermos espiritualmente, mais teremos confirmada a ação de Deus em nós. Não esmoreça, busque. Não Crentes: Vimos em uma parte da mensagem que a salvação está disponivel em Cristo. Você já tomou posse dessa salvação? Já tem certeza de vida eterna? Renda seu coração a Jesus hoje e terás!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário