Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II PEDRO 1.5-8

TEXTO: II PEDRO 1.5-8

INTRODUÇÃO

Um atleta numa maratona precisa correr de forma bem equilibrada, não correr acelerado no começo para não faltar força no meio e no fim, a ideia é correr sempre. Pedro ao escrever esta carta entre 65 a 67 tratando sobre o encorajamento dos cristãos nas lutas, bem como trata sobre o crescimento que o Cristão precisa ter, devendo buscar ao Senhor de forma constante, então necessitamos, sobre este assunto iremos tratar, tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO CRENTE

1. ELE DEVE BUSCAR ESSE CRESCIMENTO COM DILIGÊNCIA. V5

1.1 A diligência (Gr. “Spouden”, empenho, esforço) deve ser total em busca do crescimento. V.5

A Bíblia fala da diligência total na busca pelo crescimento: “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento (v.5). A palavra diligência indicas um esforço feito, nós para obtermos crescimento devemos nos esforçar, agir diligentemente. A Bíblia fala que a vida cristã exige esforço, a salvação não é por esforço, mas a vida cristã, o crescimento espiritual deve ser feito com esforço, isto é, com diligência.

1.2 A diligência deve permear o que fazemos para Deus. Hb 6.11-12

O texto nos diz que nós devemos ser diligente em em tudo: 11 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. (vv.11-12). Lições: A. A diligência deve ser constante (v.11). B. A diligência fortalece a nossa esperança em Cristo (v.11). C. A diligência retira a indolência da nossa vida (v.12). Em tudo que fizermos devemos realizar um culto a Deus, então a diligência deve estar presente em todas as nossas ações.

1.3 A diligência deve estar presente também na defesa da fé cristã. Jd 1.3

O cristão deve ser diligente na defesa da fé bíblica doutrinária: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (v.3). Aplicações: a. A diligência na defesa da fé é por amor às pessoas - amados (v.3). b. A diligência na defesa da fé é uma batalha contra o falso ensino - Batalhardes (v.3). 3. A diligência na defesa da fé é para estabelecer a verdade bíblica - Pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (v.3).

2. ELE DEVE BUSCAR BUSCAR ESSE CRESCIMENTO DESENVOLVENDO A FÉ. VV.5-7

2.1 A fé precisa ser desenvolvida de forma virtuosa. V.5

A fé cristã precisa ser vivida de forma virtuosa: “Isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento” (v.5). O termo virtuosa vem do grego “Areté” indica uma vida com excelência na adoração, moralidade, vida cristã, a fé nunca vem só, ela traz a excelência da vida cristã, nos levando a ter uma vida cristã abundante, cheia de Deus. Você tem fé em Deus? Viva com excelência! Viva o evangelho de forma tal que as pessoas vejam Cristo em você, seja virtuoso (a) na fé!

2.2 A fé precisa vir acompanhada de outros elementos. VV.5-6

Como falado anteriormente, a fé traz outros elementos excelentes, vejamos: 5 Isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade” (vv.5-6). Anotações: A. A fé virtuosa não anula o conhecimento (v.5). B. A fé virtuosa nos traz domìnio Próprio (v.6). C. A fé virtuosa é perseverante (v.6). D. A fé virtuosa é seguida de vida piedosa (v.6).

2.3 A fé precisa atuar por amor. V.7

A Escritura afirma agir com fé é agir de forma amorosa: “com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (v.7). Verdades: a) A fé deve nos levar à ação de amor fraternal - Grego Filadélfia, carinho de irmão (v.7). b) A fé deve nos levar ao amor sacrificial - Grego “Agape”, amor que se doa, se sacrifica (v.7). C. A fé que atua pelo amor é mais valiosa que rituais externos: “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor” (Gl 5.6)

3. ELE DEVE BUSCAR ESSE CRESCIMENTO PORQUE TEM RESULTADOS. V.8

3.1 A busca retira toda inatividade que houver em nós. V.8

A busca por crescimento nos ativa, retirando-nos do ostracismo e inércia: “Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos [...]” (v.8a). Notas: I. A busca por crescimento deve existir em nós (v.8; II Pe 3.18). b. A busca por crescimento deve ser crescente (v.8; Fp 2.12-13). c. A busca por crescimento tira toda a inércia ou inatividade (v.8). Busque crescimento espiritual em Deus e fuja da inatividade, você foi chamado para ação seja oração, adoração, comunhão, evangelização, etc.

3.2 A busca retira toda infertilidade e nos faz gerar frutos para Deus. V.8

A Bíblia afirma que nós buscando o crescimento daremos frutos: “[...] nem infrutuosos [...]” (v.8b). Impressões: 1. Deus nos chamou para darmos frutos: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (Jo 15.16). 2. Para darmos frutos é preciso uma ação do Espírito Santo: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.(Gl 5.22-23). 3. Quando buscamos crescimento espiritual saudável Deus nos faz gerar frutos (v.8).

3.3 A busca nos leva ao conhecimento de Jesus. V.8

A busca pelo crescimento nos levar a conhecer o Senhor: “[...] no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.8c). Anotações: 1ª Podemos conhecer ao Senhor - Conhecimento (v.8). 2ª Podemos ter um conhecimento profundo com Jesus - Pleno Conhecimento (v.8). 3ª Podemos conhecê-lo da forma bíblia - Senhor Jesus Cristo (v.8). Senhor implica em obediência, Jesus implica em salvação, pois este nome significa “O Senhor Salva”, Cristo implica em unção, este título significa ungido, Ele nos dá salvação e unção espiritual.

CONCLUSÃO

O apóstolo Pedro trouxe uma mensagem sobre o crescimento espiritual daqueles cristãos, nos quais eles deveriam buscar crescimento espiritual diligentemente, desencolvendo sua fé e tendo resultados satisfatórios como sair da inatividade, da infertilidade e recebendo conhecimento de Jesus. Aplicação: Crentes: O cristão precisa crescer espiritualmente, deve se esforçar, não para salvação, mas para agradar a Deus, ele deve desenvolver a sua fé, isto indica que ela será acompanhada de virtudes morais e espirituais. Não Crentes: Vimos em uma parte desta mensagem que o conhecimento de Senhor Jesus Cristo implica em tê-lo como Senhor, Salvador e como o ungido que veio do céu nos salvar. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, saiba que Jesus pode te dar essa certeza se você se render a Ele. Você quer? Então venha para Jesus!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário