TEXTO: II PEDRO 1.12-15
INTRODUÇÃO
Pedro ao escrever esta carta entre 65 a 67 orientava os irmãos daquela comunidade de fé visando combater falsos líderes e seus ensinos errados, ele trouxe o evangelho de forma apologética (vv.1-2), como abastecimento de poder para o crente (vv.3-4), dizendo que o evagelho traz o crescimento espiritual do crente (vv.5-8), disse que este crescimento traz resultados satisfatórios (vv.9-11), a partir deste instante veremos que além de pregar deve-se sempre relembrar as verdades do evangelho, isto faremos a partir do tema exposto.
TEMA: O QUE PRECISAMOS FAZER LEMBRAR!
1. PRECISAMOS LEMBRAR O VERDADEIRO ENSINO. v.12
1.1 Devemos estar de prontidão para ensinar a verdade. V.12
Devemos estar sempre prontos para ensinar: Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas [...]” (v.12). Lições: I. O cristão deve estar sempre preparado para ensinar sobre sua fé: ”[...] estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (I Pe 3.15b). II. O cristão precisa está pronto para ensinar lembrando às pessoas da verdades (v.12). III. O cristão deve estar pronto para ensinar a verdade até mesmo se lhe custar a vida: “[...] Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (At 21.13b). Esteja sempre pronto para falar sobre o que Jesus fez na sua vida!
1.2 Devemos lembrar sempre as pessoas sobre a verdade. V.12
O cristão precisar ao ensinar fazer lembradas as verdades antigas da Palavra: “[...] para trazer-vos lembrados acerca destas coisas [...]” (v.12). Verdades: 1ª Ao fazer lembrar os ensinos de Jesus nós devemos lembrar da sua morte: “[...] vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (I Co 15.3). 2ª Ao fazer lembrar os ensinos de Jesus devemos lembrar da sua ressurreição: “[...] foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Co 15.4). 3ª Ao lembrar dos ensinos antigos de Jesus como salvador dos que creem Nele: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). Lembre as verdades das Escrituras, divulgue-as com fidelidade!
1.3 Devemos buscar confirmar as pessoas na verdade. V.12
Ao lembrar os ensinos de Jesus devemos ter o objetivo de confirmar os irmãos na fé: “[...] embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados” (v.12). Aplicações: 1. Os cristãos verdadeiros já estão certos da verdade: “Embora já estejais certos da verdade presente convosco” (v.12). 2. Os cristaos precisam ser confirmados na verdade: “E nela confirmados” (v.12). 3. A confirmação no interior é realizada pelo Espírito Santo: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Ao ensinar o evangelho verdadeiro constantemente confirmamos quais os que são de Cristo!
2. USAR TODO O TEMPO QUE TEMOS PARA LEMBRAR A VERDADE. V.13-14
2.1 Pedro usa o tempo que tinha de vida para lembrar a verdade. V.13
Pedro lembra o povo sobre a verdade: “Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças” (v.13). Anotações: A. Pedro entendia ser justo ensinar a Palavra: “Também considero justo” (v.13). B. Pedro entendia que deveria usar seu tempo de vida para pregar o evangelho: “Enquanto estou neste tabernáculo” (v.13). C. Pedro entendia que ensinar a Palavra era lembrá-los do ensino de Cristo: “Despertar-vos com essas lembranças” (v.13). Não esqueça de lembrar a verdade!
2.2 Pedro sabia que morreria em pouco tempo, mas usaria o seu tempo de vida pregando a Palavra. V.14
Pedro sabia que seria morto em breve: “Certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo [...]” (v.14a). Notas: a) A morte é uma certeza: “Certo” (v.14). b) A morte pode vir a qualquer momento: “Estou prestes a deixar” (v.14). c) A morte é deixar este tabernáculo temporário para um permanente: “Deixar este tabernáculo”: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (v.14; II Co 5.1). Use seu tempo restante para pregar o evangelho!
2.3 Pedro estava certo que deveria pregar a Palavra de Cristo com fidelidade até morrer. V.14
Cristo revelou a Pedro que deveria pregar o evangelho com fidelidade até a morte: “Como Efetivamente Jesus me revelou” (v.14). Impressões: a. Jesus revelou que Pedro glorificaria a Deus com a sua morte: “Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus” (Jo 21.19). b. Jesus revelou que pedro deveria pregar a Palavra da forma que foi ensinado (V.14). c. Jesus revelou a Pedro que deveria pregar a Palavra até a morte (v.14). Pregue a Palavra fielmente enquanto viver!
3. ESFORÇAR-SE PARA FAZER LEMBRAR O VERDADEIRO ENSINO. V.15
3.1 Devemos nos esforçar para orienta a Igreja. V.15
O esforço para ensinar a verdade: “Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente [...]” (v.15a). Lições: A. Devemos nos esforçar para ensinar a verdade: Grego Spoudasô , serei diligente, esforçado. B. Devemos nos esforçar para apresentar a pessoa de Jesus: “Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio” (Rm 15.20). C. Devemos nos esforçar para divulgar e viver o evangelho fielmente: “28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; 29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim” (Cl 1.28-29). Devemos ensinar pessoas da Igreja ou de fora com a verdade!
3.2 Devemos ensinar a Palavra de Deus em todo o tempo. V.15
O ensino cristão não deve esmorecer, deve ser constante: “Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo [...] (v.15b). Verdades: a) Cristo prometeu estar presente conosco sempre para ensinarmos a Palavra: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20). b) O ensino do evangelho precisa ser pregado sempre, pois a Igreja deve crescer sempre: “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor” (At 5.14). c) O Espírito está sempre em movimento, Ele é soberano para usar a mensagem: (Jo 3.8). Ensine a Palavra de Deus em todo o tempo!
3.3 Devemos ensinar a Palavra de Deus para que o ensino fique preservado. V.15
A pregação deve preservar a mensagem do evangelho: “[...] mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo” (v.15). Aplicações: a. A pregação deve ser fiel para, mesmo na ausência do obreiro, os crentes permenecerem fiéis: (v.15). b. A pregação deve ser clara para que as pessoas guardem o que foi ensinado (v.15). c. A pregação deve sempre apontar para Jesus para que os homens sempre façam discípulos de Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Ensine com fidelidade para que o verdadeiro ensino fique nas pessoas.
CONCLUSÃO
Esta mensagem nos informou que a pregação do evangelho deve fazer lembrar as verdades antigas do evangelho, isto deve deve ser feito em todo o tempo que estivermos aqui, a sua realização deve ser feita com diligencia, se esforçando. Aplicação: Crentes: Você deve usar o tempo que lhe resta para divulgar este evangelho, relembrando as verdades antigas da Palavra de Deus, não troque a boa mensagem por novidades, pregar e relembrar o evangelho, é lembrar de Jesus. Não Crentes: Nós vimos em uma parte desta mensagem que relembrar a mensagem do evangelho é saber que Jesus morreu, ressuscitou e salva todos os que Nele crêem. Você gostaria de ter certeza de salvação? Volte-se a Cristo ainda hoje!
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário