Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2024

ESBOÇO DE SERMAO BASEADO EM II PEDRO 1.3-4

TEXTO: II PEDRO 1.3-4

INTRODUÇÃO

O apostolo Pedro escreveu esta carta por volta do ano 65 ao 67, ele a a escreveu para apresentar o evangelho para a Igreja (vv.1-2), Pedro continua dizendo que o crente precisa de abastecimento do poder espiritual de Deus, trabalharemos isso tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: O ABASTACIMENTO DE PODER DO CRENTE

1. A ORIGEM DO ABASTECIMENTO DO PODER É DEUS. V.3a

1.1 Ele faz isso pelo seu poder: Pelo seu divino poder. V.3

Recebemos o abastecimento espiritual pelo poder de Deus: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (v.3). Notas: A. O poder pertence pertence somente a Deus: “Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus” (Sl 62.11). B. O poder de Deus nos dá salvação quando cremos: Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16). C. O poder de Deus nos mantém salvos: “Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (I Pe 1.5). D. O poder de Deus nos ajuda a viver em santidade (v.3). Nós recebemos tudo pelo poder de Deus, seja salvação, vida crista e poder espiritual!

1.2 Ele faz isso de forma gratuita: “Nos têm sido doadas todas as coisas”. V.3

A Bíblia afirma que Deus nos oferece dádivas gratuitas: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (v.3). Anotações: a. Tudo que temos de bom é fruto da graça de Deus: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17). b. A fé para salvação é um fruto da graça de Deus: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fp 1.29). c. A salvação é uma obra gratuita de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8).

1.3 Ele faz isso de com um propósito: “Conduzem à vida e a piedade”. V.3

A Escritura nos diz que o propósito era nos conduzir á vida (Gr. “Zôe”, vida espiritual, eterna), e piedade (Gr. “Eusebeiano”, pratica fiel do evangelho): “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (v.3c). Impressões: a) Todas as coisas estão dendro de um plano de Deus para o bem do seu povo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). b) Deus tem um plano nos conduzir à vida (Gr. Zôe) espiritual e eterna (v.3). c) Deus tem um plano para nos conduzir à piedade (Gr. Eusebeiano), isto é prática do evangelho (v.3). É o poder de Deus que nos leva à vida eterna e à vida piedosa!

2. A FORMA DO ABASTECIMENTO DE PODER POR MEIO DE CRISTO. V.3b

2.1 Precisamos conhecer a Jesus para sermos abstecidos de poder. V.3

A Bíblia nos afirma que recebemos poder conhecendo Jesus: “Pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (v.3). Lições: A. Não há como buscar poder sem Jesus, precisamos conhecê-lo para conhecer o Pai: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.27). B. Precisamos conhecê-lo de forma plena através do Espírito Santo: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14.26). C. Precisamos conhecê-lo de forma plena para recebermos o seu poder (v.3).

2.2 Precisamos do chamado de Cristo para sermos abastecidos de poder. V.3

Cristo nos chama de modo eficaz para sermos salvos e cheios de poder: “pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (v.3). Verdades: a. O Verbo chamar vem do grego “Kalesantos” que indica um chamado interno (v.3). b. O chamado de Deus é eficaz, isto é, Ele chama e o homem responde positivamente: 27 Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! 28 Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu” (Lc 5.27-28). c. O chamado de Deus nos leva a conhecer o seu poder (v.3).

2.3 Precisamos receber sua glória e virtude para sermos abastecidos de poder. V.3

A Escritura nos diz que para receber o poder de Deus precisamos da sua glória e virtude: “pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (v.3). Aplicações: a) O termo glória vem do grego doxe e indica dignidade superior (v.3). b) O termo virtude deriva da palavra grega “Areté” e significa excelência (v.3). c) Temos um Deus que tem uma dignidade elevada, sendo excelente em tudo que faz (v.3). d) Ele concede uma dignidade elevada aos seus servos, levando-os a uma vida excelente de poder em Cristo (v.3).

3. A CONSEQUÊNCIA DO ABASTECIMENTO DE PODER. V.4

3.1 Desfrutamos do cumprimento das promessas de Deus. V.4

O texto nos diz que Deus tem promessas que podemos desfrutar: “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas” (v.4). Impressões: A. As promessa de Deus são frutos da graça - Doadas (v.4). B. As Promessas de Deus são valorosas (v.4). Preciosas (Gr. Timias, valorosas, honrosas, de grande preço), seja de salvação, presença e poder:  ”Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos ( Tt 1.2). “[...] E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20b). “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). C. As suas promessas são grandiosas (Gr. Megista, maiores, magnificas), pois elas vêm de um Deus gransdioso que nem o ceu dos céus o podem conter (v.4; I Rs 8.27).

3.2 Participamos da natureza divina. V.4

Quando fomos alcançados pelo Senhor nós passamos participamos da natureza divina: para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina” (v.4). verdades: a. Participa da natureza divina quem é adotado por Deus como Filho: “Para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.5). b. Participa da natureza divina quem recebe o Espírito Santo: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! (Gl 4.6). c. Participa da natureza divina quem recebe a Jesus como o seu Senhor e Salvador: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).

3.3 Afastamo-nos do pecado. V.4

Quando nos abastecemos do poder de Deus, nós distanciamos do pecado: “livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo (v.4). Lições: a) O pecado separa a pessoa de Deus e da sua glória: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). b) O pecado leva a pessoa à condenação: Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” (Rm 5.18). c) O pecado precisa ser abandonado - O verbo livrar usado aqui“Apopygontes”, tendo escapado. O termo Corrupção usado aqui é Phtoras”, corrupção, decadência. O termo paixões usado aqui é “Epitimias”, significa desejo pecaminoso, concupiscência (v.4). O que este texto nos diz é que nós como crisrãos devemos nos separar da corrupção do mundo e das suas paixões, ou seja, devemos abandonar o pecado para servir a Deus!

CONCLUSÃO

A mensagem tratou sobre o abastecimento do poder de Deus, vimos que a sua origem é Deus, recebemos por meio de Cristo e como consequência desfrutamos o cumprimento das promessas, participamos da natureza divina e nos afastamos do pecado. Aplicação: Crentes: Nós crentes precisamos nos revestir do poder de Deus, devemos buscar este poder como filhos de Deus. Não Crentes: Nós vimos numa parte da mensagem que para fazer parte da natureza divina, sendo um filho de Deus, o homem precisa ter um encontro real com Jesus. Você gostaria de entregar sua vida a Cristo, para se tornar um filho de Deus e ter sakvação?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário