Total de visualizações de página

sábado, 11 de maio de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II PEDRO 1.19-21

TEXTO: II PEDRO 1.19-21

INTRODUÇÃO

A segunda carta de Pedro foi redigida entre os anos 65 a 67 trazendo o evangelho de modo apologético (vv.1-2), como forma do crente se abastecer de poder (vv.3-4), para o crescimento espiritual (vv.5-8), esse desenvolvimento trazia resultados na vida cristã (vv.9-11), ainda tratou da pregação como lembrança da verdade (vv.12-15), taambém lembrou do testemunho da Palavra feito por pessoas que testificaram tudo ali escrito (vv.16-18), por fim irá tratar da pregação como proclamação da Palavra Profética Escrita, sobre isso nós observaremos tendo como base o tema colocado a seguir.

TEMA: A ESCRITURA PROFÉTICA É A PALAVRA DE DEUS

1. A ESCRITURA É A PALAVRA PROFÉTICA. V.19

1.1 A Palavra profética é confirmada por Deus. V.19.

Deus confirma a sua Palavra que foi proferida pelos profetas: “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética [...]” (v.19a). Aplicações: I. Através da Palavra profética Deus confirma suas promessas: “Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais (Rm 15.8). II. Através da Escritura Deus confirma a pregação do evangelho: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos (Rm 16.25). III. Através da Escritura, Deus confirma a Palavra profética: (v.19). Deus confirma sua Palavra em e por nós!

1.2 A Palavra profética deve ser atendida. V.19

Quando Deus nos deixou sua palavra, Ele quis que nós a recebessemos: “[...] fazeis bem em atendê-la [...]” (v.19b). Verdades: 1. A Palavra de Deus foi trazida para ser atendida (v.19). 2. A Palavra de Deus sendo atendida, quem o faz é quem ganha (v.19). 3. A palavra atendida muda a vida de quem faz: “[...] tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes” (I Ts 2.13). Atenda a Palavra de Deus, obedeça-a!

1.3 A Palavra profética traz luz sobre nós. V.19

A Palavra de Deus é luz e deve ser pregada ser pregada em meio às trevas: “[...] como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça [...]” (v.19c). Lições: 1ª A Palavra traz luz nas trevas: “Como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso” (v.19). 2ª A Palavra deve ser pregada até que a luz apareça: “Até que o dia clareie” (v.19). 3ª A Palavra deve trazer Cristo até nós: “E a estrela da alva nasça” (v.19). Pregue a Palavra, leve a luz para quem está em trevas!

1.4 A Palavra profética deve ser recebida no coração. V.19

A palavra profética deve vir ao coração: “[...] até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração” (v.19d). Impressões: A. Palavra profetica deve ser recebida no coração porque no coração começa o pecado: 21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem” (Mc 7.21-23). B. A Palavra profética para ser recebida, precisa que Deus dê um novo coração: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” (Ez 36.26). C. A Palavra profética precisa ser recebida no coração para torná-lo fonte de vida: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Receba a Palavra no coração!

2. A ESCRITURA NÃO VEM DO HOMEM. V.20

2.1 A profecia da Escritura vem de revelação escrita. Is 8.20

A Escritura Sagrada afirma que a revelação de Deus está escrita: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva (Is 8.20). Aplicações: 1. A Palavra Profética é escrita (v.20a). 2. A palavra Profética é a única regra de fé e pratica (v.20b). 3. A Palavra Profética deve ser seguida para ter salvação (v.20c). Creia na Palavra Profética Escrita, pois ela vem de Deus!

2.2 A profecia da Escritura não depende da interpretação humana. V..20

O texto informa que a interpretação bíblica não está presa ao homem: “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (v.20). Anotações: 1ª A Escritura deve ser interpretada pela própria Escritura: “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44). 2ª A Escritura não deve ser interpretada ao bel prazer do homem (v.19). 3ª A interpretação da Escritura se dá examinando as Escrituras: “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11).

2.3 A profecia da Escritura tem um intérprete supremo que é o Espírito Santo.

A Bíblia fala que o Espírito Santo interpreta a Bíblia com excelência, vejamos algumas lições: I. O Espírito nos guia à Escritura: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13). II. O Espírito Santo nos ensina a Escritura: ”Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14.26). III. O Espírito aplica a Palavra ao coração: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10).

3. A ESCRITURA ORIGINA-SE EM DEUS. V.21

3.1 A Escritura não veio por vontade humana. V.21

Observamos que a Escritura não veio de vontade humana: “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana [...]” (v.21a). Notas: 1ª A Escritura é profética - Traz uma mensagem divina (v.21). 2ª A Escritura não depende da vontade humana: “Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem (v.21; Gl 1.11). 3ª A Escritura provém apenas da vontade de Deus: “Porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1.12). A fonte da Bíbia não e a mente humana, ma a mente de Deus!

3.2 A Escritura veio por inspiração divina. II Tm 3.16

Deus deu origem à Escritura Sagrada: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Tm 3.16). Anotações: A. A Escritura foi inspirada por Deus: Grego “Theospneustos”, soprada (v.16). B. A inspiração é verbal (Palavras) e plenária (conteúdo) da Escritura (v.16). C. A inspiração torna a Escritura útil ao ensino, repreensão, correção e educação na justiça (v.16). A Escritura foi soprada por Deus, então ela é inerrante, infalível e confiável!

3.3 A Escritura veio por homens usados por Deus. V21

Deus não precisa de homens, mas se serve de homens para transmitir a sua Palavra: “[...] entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (v.21). Impressões: 1. Os homens usados por Deus na confecção da Bíblia foram santificados por Ele (v.21). 2. Os homens usados por Deus na confecção da Bíblia falaram da parte de Deus (v.21). 3. Os homens usados por Deus são inspirados pelo Espírito Santo (v.21). Deus usou homens para nos transmitir a sua Palavra!

CONCLUSÃO

Vimos na mensagem que a Escritura é Palavra profética, não vem de homens e se origina em Deus. Aplicação: Crentes: Cuidado com as profetadas, a profecia é a pregação da Palavra profética, a Escritura. Você quer ouvir uma Palavra profética? Ouça a pregação bíblica, quer profetizar? Pregue a mensagem Bíblia, o espírito da profecia é testemunhar sobre Jesus (Ap 19.10). Não Crentes: Vimos em uma parte da mensagem que a Palavra de Deus faz a “Estrela da alva (Cristo) nascer em nosso coração, isto é, a pregação é um convite para que seu coração receba a luz de Cristo para salvação. Você já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é negativa, então precisas aceitar Jesus como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário