Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de abril de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I PEDRO 1.22-25

TEXTO: I PEDRO 1.22-25

INTRODUÇÃO

Vimos neste 1º capítulo de I Pedro sobre a salvação como uma dádiva de Deus, observamos que a salvação é um projeto eterno de Deus (vv.1-2), foi o próprio Deus que executou a salvação (vv.3-5), observamos ainda sobre a alegria da salvação (vv.6-9), observamos sobre a promessa antiga da salvação pelos profetas e o seu cumprimento (vv.10-12), vimos ainda que a parte visível da salvação é a santificação (vv.13-21), hoje veremos que a salvação resulta em amor uns pelos outros, isto faremos como base no assunto e tema expostos.

ASSUNTO: SALVAÇÃO, DOM DE DEUS

TEMA: A SALVAÇÃO RESULTA EM AMOR FRATERNAL

1. NÓS AMAMOS PORQUE FOMOS PURIFICADOS. V.22

1.1 A nossa purificação é espiritual - Na alma. V.22

Pedro trata sobre a purificação sendo espiritual, pois acontece no interior: “Tendo purificado a vossa alma [...]” (v.22a). Aplicações: A. A alma é a sede das emoções e espiritualidade humana: 46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47 ). B. A alma é purificada pelo contato com o Senhor: (v.22b). C. A alma é a parte interior que motiva as ações do exterior 18 [...] venho derramando a minha alma perante o Senhor. 18 a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste” (I Sm 1.15,18).

1.2 A nossa purificação se dá pela obediência à verdade. V.22

Pedro fala para aquela igreja que a sua purificação se daria por obedecer: “[...] pela vossa obediência à verdade (v.22b). Lições: a) A verdade existe de fato e de verdade - Grego “Aletheia” realidade (v.22). b) A verdade está na pessoa de Cristo e nas Escrituras: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). ”Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (17.17). c) Ao obedecermos a verdade somos purificados (v.22; Jo 8.32). A Escritura nos diz que á medida que obedecemos somos purificados!

1.3 A nossa purificação nos leva ao amor pelos irmãos. V.22

O texto afirma que quando somos purificados amamos os irmãos: “[...] tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (v.22). Anotações: a. O amor não deve ser fingido - Grego “Anypokriton, sem hipocrisia (v.22). b. O amor deve ser de coração pelos irmãos - Katharas Krdia, coração puro (v.22). c. O amor deve ser fervoroso - Ardente, Grego Ektenôs, fervorosamente (v.22). A nossa purificação leva a amar uns aos outros!

2. NÓS AMAMOS PORQUE FOMOS REGENERADOS. V.23

2.1 A regeneração é uma ação de Deus e não do homem. V.23

A Escritura nos afirma que somos regenerados pelo Senhor: “Pois fostes regenerados [...]” (v.23a). Notas: A. Regeneração é nascer de novo para salvação - Grego “Anagegennêmenoi”, tendo sido regenerado/nascido de novo, VP. (v.23). B. Regeneração é Deus nos tirar da morte espiritual para nova vida: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). C. Regeneração é uma ação soberana de Deus: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (Jo 3.8). A Escritura afirma que não há regeneração pela força humana, mas ação de Deus.

2.2 A regeneração é uma ação de Deus mediante a sua Palavra. V.23

A regeneração que Deus nos faz vem pela sua Palavra: “Pois fostes regenerados [...] mediante a palavra de Deus [...]” (V.23). Anotações: a) O Espírito nos guia à palavra para nos regenerar: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13). b) O Espírito nos lava mediante a Palavra: “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra” (Ef 5.26). c) O Espírito nos traz á fé através da pregação da Palavra:  ”E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17).

2.3 A regeneração é uma ação de Deus que traz uma semente divina. VV.23-24

A regeneração coloca em cada salvo uma semente divina: 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 24 Pois  toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor” (vv.23-24). Impressões: a. A semente de Deus em nós é incorruptível - Grego Aphthartou, imperecível (v.23). b. A semente é permanente - Grego Menontos, permanente que não muda (v.23). c. A semente contrasta com a fraqueza humana - A Palavra de Deus permanece e a carne perece e passa (v.23-24).

3. NÓS AMAMOS PORQUE CONHECEMOS O EVANGELHO. VV.24-25

3.1 O evangelho que conhecemos deve ser segundo a Palavra do Senhor. V.25

O evangelho não pode ser mediante opiniões de hoemens, mas pela Escritura: “A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente” (V.25a). Verdades: A. A Palavra de Deus é a única regra de fé e pratica do cristão: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.22). B. A Palavra de Deus deve ser pregada: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (II Tm 4.2). C. A Palavra de Deus deve ser pregada com coragem:  ”Pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28.31).

3.2 O evangelho deve trazer uma esperança permanente, pois a vida aqui é passageira. V.24-25

A esperança da Palavra permanente contrasta com a esperança terrena e passageira: 24 Pois  toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; 25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (vv.24-25). Lições: a) A nossa esperança não está nas coisas passageiras que vemos, mas nas coisas eternas que não vemos: (II Co 4.18). b) Nós vivemos aqui em um lar temporário, na esperança de irmos ao lar permanente: (II Co 5.1). c) Não devemos colocar nossa esperança nas coisas dessa vida passageira, mas na esperança permanente do evangelho (vv.24-25).

3.3 O evangelho pregado é uma boa notícia da Palavra de Deus ao pecador. V.25

A Palavra pregada é o evangelho (“euangello”, boa notícia): “A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (v.25). Aplicações: a. O evangelho pregado é uma boa notícia vinda do Senhor (v.22a). b. O evangelho pregado é uma boa notícia permanente (v.25b). c. O evangelho é uma boa notícia que chega até nós (v.25c).

CONCLUSÃO

Observamos nesta mensagem que a salvação resulta em amor fraternal, vimos que nós amamos porque fomos purificados, regenerados e conhecemos a Deus. Aplicação: Crentes: Você que já declara-se salvo, servo de Deus, precisa ter vida pura, transformada e com conhecimento real de Deus, isto é visto numa vida de amor a Deus e ao próximo. Não Crentes: Hoje observamos em uma parte da mensagem que o evangelho é uma boa notícia de salvação, esta boa notícia está disponível para você, podes hoje entregar teu coração a Cristo e ser salvo. Queres fazer isso agora?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário