Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de abril de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I PEDRO 1.10-12

TEXTO: I PEDRO 1.10-12

INTRODUÇÃO

Pedro escreve no ano 64 ou 65 para ajudar a igreja dispersa por causa das perseguições, devido a isso, eles podiam ter dúvidas sobre a proteção de Deus, bem como a salvação, o apóstolos trata de lhes dar informações sobre a salvação falando que faz parte de um projeto eterno de Deus (vv.1-2), trata sobre sua execução (vv.3-5), depois lhes informa sobre a alegria dessa salvação (vv.6-9), agora dix que a salvação é uma promessa antiga se cumprindo em Jesus, sobre falaremos tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: SALVAÇÃO, DOM DE DEUS

TEMA: A PROMESSA ANTIGA DA SALVAÇÃO E SEU CUMPRIMENTO

1. OS PROFETAS FALARAM SOBRE A SALVAÇÃO. V.10

1.1 Eles antes de falar indagaram sobre a salvação - Grego “Exezetezan”, Procurar saber. V.10a

O texto indica que antes de profetizar eles procuraram saber sobre a salvação: “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram (v.10a). A. Os profetas procuraram saber sobre a redenção de Israel para divulgar: “É ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades” (Sl 130.8). B. Os profetas procuraram saber sobre a inclusão de gentios no plano redentivo: “Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos” (Is 2.2). C. Depois de procurar saber eles registraram suas profecias na Escritura: “O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras (Rm 1.2). Os profetas procuram indagar (procurar saber) para depois registrar na Escrituras, hoje nós temos a Escritura profética para seguir e procurar saber que temos a vida eterna em Cristo (Jo 5.39).

1.2 Eles antes de falar investigaram sobre a salvação - grego “Exeraunezan”, buscar com diligência, investigar. V.10b

O texto afirma que além dos profetas procurar saber sobre a revelação da salvação, eles também investigaram cuidadosamente: “os profetas indagaram e inquiriram” (v.10b). O verbo inquirir significa investigação, então os profetas da Escritura, mesmo recebendo revelação, eles faziam sua parte de pesquisar com diligência, investigando a verdade antes de divulgá-la nos oráculos sagrados. A Escritura é uma revelação, mas também pesquisa apurada sobre a salvação. Quer saber sobre a salvação? leia a Palavra de Deus!

1.3 Eles falaram da salvação pela graça destinada a nós. V.10c

A palavra nos diz que a salvação graciosa foi profetizada para nós: “os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada (v.10c). I. Os profetas apresentaram uma mensagem sobre a salvação - Profetizaram (v.10). II. Os profetas trataram da salvação graciosa - Graça (v.10). III. Os profetas ensinaram que a graça alcança pessoas - Destinada a vós outros” (v.10). Eles falaram e chegou até nós a mensagem de salvação sem merecimento, mas pela graça. Você já foi alcançado pela graça? Já tem certeza de vida eterna?

2. Os PROFETAS FALARAM SOBRE O TEMPO DA SALVAÇÃO. V.11

2.1 Eles falaram sobre inspiração do Espírito das circunstâncias da vinda de Cristo para nos salvar. V.11a

O texto nos informa que os profetas falaram sobre chegada de Cristo para trazer salvação: “investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo”. (v.11a). Anotações: A. A mensagem profética provém de uma atenta investigação (v.11). B. A mensagem profética trata das circunstâncias que envolveram a primeira vinda de Cristo (v.11). C. A mensagem profética foi por inspiração do Espírito Santo que habitava neles (v.11). Eles trataram da encarnação de Jesus!

2.2 Eles falaram sobre o tempo do sofrimento de Cristo para nos salvar. V.11b

A mensagem profética afirma que sles falaram da época do sofrimento vicário de Jesus: “ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo” (v.11b). Notas: a. Eles receberam a revelação de antemão sobre a Cristo (v.11). b. Eles receberam a mensagem para ser testemunhas sobre Jesus (v.11). c. Eles receberam a mensagem sobre os sofrimentos de Jesus por nós (v.11). Eles apontavam para o sofrimento de Cristo em nosso lugar.

2.3 Eles do falaram sobre o tempo da ressurreição de Cristo, depois do sofrimento, para nos salvar. V.11c

Os profetas falaram a respeito da ressurreição: “ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam” (v.11c). Impressões: a) A mensagem profética falou sobre o nascimento de Jesus: “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Is 7.14). b) A mensagem profética falou sobre a morte de Jesus: “Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?” (Is 53.8). c) A mensagem profética trata da ressurreição de Jesus: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (v.11; Jó 19.25).

3. OS PROFETAS FALARAM SOBRE A REALIZAÇÃO DA SALVAÇÃO. V.12

3.1 Eles falaram que a salvação seria realizada no povo de Deus. V.12a

Os profetas falaram da vinda da salvação em Cristo não para os seus dias, mas para o povo de Deus: “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros (v.12a). Verdades: A. Deus separou um povo para si:  ”O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14). B. Jesus veio para salvar um povo: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). C. O Espírito Santo veio habitar em um povo separado: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6.19). A salvação é Deus tomando um povo, libertando, dando vida eterna! Você já faz parte desse povo?

3.2 Eles falaram que a salvação seria aplicada pelo Espírito Santo. V.12b

Os profetas já apontavam para a ação do Espírito Santo na salvação: “ministravam as coisas que, pelo Espírito Santo enviado do céu” (v.12). Lições: a. O Espírito é que testifica a salvação no nosso interior: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). b. O Espírito é que santifica os salvos: “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (II Ts 2.13). c. O Espírito Santo trouxe a Palavra de salvação por meio dos profetas: “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (v.11; II Pe 1.21).

3.3 Eles falaram que a salvação seria um privilégio dos homens propagá-la. V12c

É um grande privilégio anunciar o evangelho: “vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar” (v.12c). Aplicações: a) Os profetas comunicaram o evangelho e os pregadores devem fazer o mesmo (v.12). b) Os crentes possuem a responsabilidade de pregar a Palavra: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Co 9.16). c) A pregação é um grande privilégio, pois se prega algo que anjos anelam perscrutar (v.12). A salvação deve ser pregada pelo povo de Deus! Você tem feito isso?

CONCLUSÃO

Nós vimos que a salvação é uma promessa antiga com o cumprimento em Jesus, observamos que eles falaram da realidade da salvação, sobre o tempo da salvação e a realização da salvação. Aplicação: Crentes: Você já tem salvação, esta promessa bíblica já se cumpriu na sua vida? Viva o evangeçho, pregue a Palavra. Não Crentes: A promessa da salvação já se cumpriu na sua vida? Você gostaria de ter certeza de vida eterna? Renda-se a Cristo, aceitando-o como seu ùnico e Suficiente Senhot e Salvador! Quer fazer isso agora?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário