TEXTO: I PEDRO 1.13-21
INTRODUÇÃO:
J. C. Ryle disse que o eleito deve ser um santo. Esta carta segundo os melhores estudiosos do assunto foi ditada por Pedro e escrita por Silas/Silvano, uma vez que o grego empregado nela não era próprio de Pedro por ter poucas letras e o próprio Apóstolo afirma ter escrito por meio dele que foi seu amanuense nesta leitura (I Pe 5.12). Pedro continua falando da salvação, ele afirma que esta tem uma parte diante dos olhos dos homens que é a santificação, sobre isto iremos observar algumas verdades tendo como base o assunto e tema expostos.
ASSUNTO: SALVAÇÃO, DOM DE DEUS
TEMA: A PARTE VISÍVEL DA SALVAÇÃO: SANTIFICAÇÃO!
1. A SANTIFICAÇÃO TRAZ ENTENDIMENTO ESPIRITUAL PARA A VIDA. V.13
1.1 O cristão entendido se prepara para a batalha. V.13a
A Palavra de Deus afirma que ele deveria preparar seu entendimento: “Por isso, cingindo o vosso entendimento [...]” (v.13). Russel Norman Champlin nos traz algumas lições: A. Cingir é o guerreiro arrumara roupa dentro do cinto para facilitar ação rápida (v.13). B. Cingir é não andar de modo desajeitado com vestes frouxas (v.13). C. Cingir o entendimento é preparar a mente, estando prontos espiritualmente para a batalha (v.13). O cristão precisa se revestir de vestes de santidade com entendimento de Deus para vencer a batalha espiritual.
1.2 O cristão entendido tem sobriedade. V.13b
A Palavra de Deus continua dizendo que precisamos ser sóbrios (Gr. Nephontes, moderado, contido, não dominado por álcool e entorpecente, vigilante): “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios [...]” (v.13b). Anotações: a. O cristão é sóbrio, isto é, vigilante na sua vida espiritual (v.13). b. O cristão é sóbrio, isto é, moderado na sua vida não indo além do permitido (v.13). c. O cristão é sóbrio, isto é, evita praticas ou ensinos que contradizem a verdade e normalidade (v.13). Ser um cristão santo é ser equilibrado!
1.3 O cristão entendido espera unicamente no Senhor. V. 13c
O cristão precisa receber entendimento para depender de Deus: “[...] e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (v.13c). Notas: I. O cristão ao receber entendimento espiritual espera em Deus (v.13). II. O cristão que recebe o entendimento espiritual confiar na sua graça (v.13). III. O cristão que recebe o entendimento espiritual aguarda com esperança a volta de Cristo - Grego: Apokalypsey, Revelação (v.13). A Escritura afirma que o entendimento espiritual nos ajuda a viver dependendo da graça do Senhor!
2. A SANTIFICAÇÃO IMPLICA EM OBEDIÊNCIA AO SENHOR. VV.14-17
2.1 Quem obedece não volta às práticas pregressas. V.14
A Escritura nos indica que o cristãos abandona sua vida anterior para viver uma nova vida: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância” (v.14). Aplicações: A. Os cristãos quando receberam a Cristo deixaram de ser filhos da ira para ser filhos da obediência (v.14). B. Os cristãos antes foram ignorantes espiritualmente, agora são entendidos espiritualmente (v.14). C. Os cristãos não vivem como na época pregressa, agora são santos (v.14). Quando se crê em Jesus não se anda nos hábitos passados, pratica-se novos hábitos santos.
2.2 Quem obedece busca parecer com Jesus. V. 15a
A Palavra de Deus nos informa que devemos ser santo, pois o Senhor e Santo: “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou [...]” (v.15). a) A santificação é definitiva - Perdão de pecados quando se crê em Jesus (I Co 1.2). b) A santificação é progressiva - crescimento espiritual, buscar ser parecido com Jesus (v.15). c) A santificação é final - Quando chegarmos na glória (I Jo 3.2). Ser santo é buscar se parecer com Jesus, viver nos passos do Senhor!
2.3 Quem obedece busca santidade em todo seu procedimento. V.15b-16
A santidade do cristão deve ser total: “15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (vv.15-17). Aplicações: a. O cristão precisa ser santo em que tudo que fizer (v.15b). b. O cristão precisa ser santo e o seu modelo é Jesus (v.16). c. O cristão precisa ser santo porque sua vida aqui é passageira, um dia dará contas a Deus (v.17). Viva em santidade de tal forma que todo o seu viver seja um culto a Deus!
3. A SANTIFICAÇÃO É RESULTADO DO SACRIFÍCIO DE CRISTO. V. 18-21
3.1 O seu sacrifício tem um valor inigualável. V. 18
O valor do sacrifício de Cristo não tem preço, seu valor é sem igual: “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram” (v.18). Aplicações: A. Os pais deixaram um legado fútil aos filhos - O pecado (v.18). B. Os cristãos estão livres desta herança maldita deixada pelos pais - redenção (v.18). C. a redenção dada por Cristo não é comprada nem merecida, possui um preço incalculável - Não foi por prata ou ouro (v.18).
3.2 O seu sacrifício é perfeito. V.19
Jesus ofereceu um sacrifício completo por nós: “Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (v.19). Anotações: a) O sacrifício perfeito de Cristo é precioso, pois derramou seu sangue perfeito por nós (v.19). b) O sacrificio perfeito de Cristo se deve ao fato que Ele é perfeito (v.19; Hb 4.14-16). c) O sacrificio perfeito de Cristo é a morte de um cordeiro para tirar o pecado (v.19; Jo 1.29). Cristo realizou um sacrificio perfeito que nos aperfeiçoou para vivermos em santidade (Hb 10.14).
3.3 O seu sacrifício traz salvação ao ao povo de Deus. V.20-21
O cristão é salvo pela obra perfeita de Cristo realizada na cruz: “20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus” (vv.20-21). Notas: I. A salvação em Cristo provém de um plano eterno (v.20a). II. A salvação em Cristo é executada na história (v.20b). III. A salvação se recebe unicamente pela fé em Cristo (v.21). A salvação se dá pela fé na obra de Cristo, por causa dessa salvação, nos santificamos!
CONCLUSÃO
Tratando sobre a parte visível da salvação que é a santificação, nós observamos que esta traz entendimento espiritual para a vida; implica em obediência ao Senhor e é resultado do sacrifício perfeito de Cristo. Aplicação: Crentes: A salvação não é pelas obras, mas pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus, mas o mesmo Deus que salva, também nos habilita para uma vida de santidade, assim sendo o salvo vive uma vida de santidade. Não Crentes: Vimos em uma parte da mensagem que Cristo ofereceu umsacrificio como um cordeiro perfeito para nos salvar. Você já tomou posse dessa salvação que Ele te oferece gratuitamente? Se você partisse daqui hoje, teria certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, o que espera para receber Jesus e ter certeza de vida eterna? Faça isso hoje em nome de Jesus!
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário