TEXTO: I PEDRO 1.3-5
INTRODUÇÃO
O apóstolo Pedro escreveu esta carta por volta do ano 64 65, ele afirma sobre a salvação como um presente de Deus, ensinando sobre o projeto eterno de salvação (vv.1-2), a partir de agora irá tratar sobre como a salvação é executada, sobre este assunto, nós iremos observar, tendo como base o assunto e tema expostos a seguir.
ASSUNTO: SALVAÇÃO, DOM DE DEUS
TEMA: A EXECUÇÃO DA SALVAÇÃO
1. A FONTE DA SALVAÇÃO É DEUS. V.3a
1.1 Devemos louvar a Deus pela salvação: Bendito (v.3). Pedro inicia chamando deus de “Bendito”. O termo grego “Eulogêtos” é digno de henra e e louvor. Algumas lições: A. Deus deve ser louvado porque Ele é o autor da salvação: “Ao Senhor pertence a salvação” (Jn 2.9). B. Deus deve ser louvado pois Ele redimiu seu povo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1.68). C. Deus é bendito porque ouve o clamor do seu povo e dispensa sua graça sobre eles: “Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça” (Sl 66.20). Louve ao senhor pela sua salvação!
1.2 Devemos crer no Filho de Deus para a salvação: “Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.3). O texto afirmou que Deus é Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, vejamos algumas implicações na filiação divina de Jesus: a. Jesus ser declarado filho de Deus indica que Ele é igual a Deus: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). b. Crê em Jesus como o Filho de Deus é requisito básico para a salvação: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.31). c. Jesus é o Filho eterno de Deus, não criado: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente” (Hb 7.3). Sem crê no Filho de Deus não ha salvação!
1.3 Devemos confiar na misericordia de Deus para salvação: “Segundo a sua muita misericórdia” (v.3). A Escritura afirma que a misericórdia de Deus nos leva à salvação,vejamos: a) Por causa da sua misericórdia nós não somos consumidos: “22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lm 3.22-23). b) Por causa da sua misericórdia nossos pecados são perdoados totalmente: “Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Hb 8.12). c) A sua misericordia nos leva a ser regenerados: “Segundo a sua muita misericórdia nos regenerou” (v.3).
2. A ORIGEM DA SALVAÇÃO É A REGENERAÇÃO. V.3b
2.1 A regeneração é uma obra divina, sem interferência humana (Jo 1.13). Regenerado: Grego “Anagennêsas”, tendo sido gerado de novo, está na voz passiva, isto é, que a regeneração é uma obra de Deus, sobre isso João afirma: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.13). Aplicações: A. A Regeneração não acontece por causa do sangue herdado de alguém (v.13). B. A regeneração não acontece por causa da força e vontade humana (v.13). C. A regeneração acontece por uma ação de Deus (v.13). Deus nos faz nascer de novo!
2.2 A regeneração é sair de um estado de morte espiritual para um novo viver (Ef 2.1). Deus nos tirou da morte espiritual para um novo viver: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1). Lições: a) O homem sem Cristo está em estado cadavérico e fétido (v.1). b) O homem está nesta situação por causa dos seus pecados (v.1). c) Somente Deus pode tirar o homem dessa situação para uma nova vida (v.1). O homem sem Cristo está morto, sendo incapaz de ir á Cristo ou se preparar para isto, somente Deus pode tirá-lo dessa vida, regenerando-o!
2.3 A regeneração acontece pelo Espírito agindo pela Palavra (Jo 3.5). Jesus apresenta este ensino a Nicodemus, vejamos: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5). Anotações: a. A regeranção é uma ação do Espírito Santo (v.5b). b. A regeneração acontece por uma ação do Espírito na pregação da Palavra: “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra” (v.5b; Ef 5.26). c. A regenração é indispensável para quem deseja ser salvo (v.5c). A regeneração se dá pelo Espírito na pregação da Palavra trazendo fé (Rm 10.17), sem a regeneração não há salvação!
3. A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO É VIVA. V.3c-5
3.1 Nossa esperança é viva porque Jesus está vivo: “Nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (v.3). Pedro nos informa que a ressurreição de Jesus é a causa termos uma viva esperança, vejamos algumas notas: I. Cristo ressuscitou de fato e de verdade (v.3). II. A ressurreição de Cristo foi de uma vez por todas: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (Cl 1.18). III. A ressurreição de Cristo o habilita a ser nosso único intercessor: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). Nossa esperança está viva para sempre!
3.2 Nossa esperança é viva porque temos uma herança no céu: “Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (v.4). Algumas verdades: 1. Nossa hernaça é imperecível: Incorruptível - Grego “Afharton”, Imperecível incorruptível (v.4). 2. Nossa herança é imaculada: “Sem mácula” - Grego “Amiantos”, sem sujeira ou contaminação (v.4). 3. Nossa herança é inalterada: "imarcescível" - Grego “Amarantos”, in 4. Nossa herança está guardada nos céus: “reservada nos céus” - “Teteremenos”, preparada, guardada (v.4). Temos uma herança dada por Deus! Essa herança já é sua?
3.3 Nossa esperança é viva e segura por causa do Deus que salva: “Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (v.5). Nós temos uma esperança eterja Algumas lições: a. Deus nos salva e preserva salvos porque é poderoso: “Que sois guardados pelo poder de Deus [...]” (v.5). b. Deus nos salva mediante a fé: “[...] mediante a fé, para a salvação [...]” (v.5). c. Deus nos guarda até o final: “Que sois guardados [...] para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (v.5). Nós temos uma esperança de salvação viva e segura em Cristo. Renda-se a Ele!
CONCLUSÃO
Nós observamos nesta mensagem sobre a execução da salvação que a fonte da salvação é Deus, a origem da salvação é a regeneração e esperança da salvação é viva, pois Cristo está vivo. Aplicação: Crentes: Deus já lhe deu salvação, você já passou pela bençâo do novo nascimento, então você tem uma esperança viva, deve então viver de forma viva, alegre e animada, levando o evangelho de Cristo de forma empolgante para o mundo. Não - Crentes: Deus é quem salva, para ser salvo a pessoa precisa passar pela regeneração, nascer de novo, converte-se a Cristo pela fé, terás uma esperança de vida eterna, viva e alegre. Quer fazer isso hoje?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário